jun 19, 2023 | Polícia
Números atualizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) elevaram de 1.071 para 1.537 a quantidade de animais mortos em decorrência da frente fria que estacionou sobre o estado na semana passada, mas o diretor da Agência, Daniel Ingold, acredita que a quantidade chegue a duas mil mortes.
Os dados oficiais apontam que as mortes ocorreram em pelo menos 22 fazendas em 15 municípios, mas os casos mais graves, com maior mortandade, foram registrados na região pantaneira.
De acordo com Daniel Ingold, ao longo desta segunda-feira (19) a Agência espera receber relatos oficiais de novos casos. Ele lembra que os proprietários precisam dar baixa nos registros dos animais, além de providenciarem a queima ou o enterro das carcaças.
Fazendas com pouca ou nenhuma presença de matas ou bosques foram as mais prejudicadas, já que a vegetação corta o vento e os animais acabam se aglomerando nestes locais, o que faz um proteger ao outro.
Vacas paridas e bezerros foram as principais vítimas. Entre segunda-feira da semana passada e manhã de quinta-feira a chuva foi constante e o sol praticamente não apareceu.
Por conta disso, muitos animais ficaram debilitados e não suportaram o intenso frio da madrugada de sexta-feira, quando houve registro de geada em pelo menos seis municípios.
Os técnicos estimam que, em média, cada animal morto gere um prejuízo de R$ 3,5 mil. Além disso, é necessário contabilizar os gastos para enterrar as carcaças e o tempo necessário para recuperar os animais que ficaram debilitados e conseguiram sobreviver.
jun 19, 2023 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam na madrugada desta segunda-feira uma mulher de 44 anos de idade, por tráfico de drogas.
Os militares realizavam um bloqueio policial para fiscalização na rodovia MS-164, área rural do município de Ponta Porã, quando localizaram as malas com Skank no compartimento de bagagem do coletivo. Ao todo foram apreendidos 16,280 quilos da droga.
A passageira disse que foi contratada, por um desconhecido, nas proximidades do terminal rodoviário de Ponta Porã e que a droga teria como destino final, a cidade de Dourados. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã e o prejuízo estimado ao crime foi de 160 mil reais.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
jun 19, 2023 | Polícia
Os quatro homens presos estavam em uma lavoura de milho localizada a 40 km da cidade de Bela Vista com 02 escopetas cal 12, 01 carabina cal 44 e 01 rifle cal 22. Os presos são suspeitos de praticar caça de javali na região. Eles foram encaminhados para a DPC de Bela Vista.
Ainda durante o patrulhamento, nas margens do rio Apa, foram apreendidas duas espingardas, sendo, 01 cal 22 e 01 cal 33.
Os proprietários das armas não foram encontrados. Os policiais ambientais acreditam que eles podem ter se evadido ao notar a presença policial.
jun 15, 2023 | Polícia
Claudenei da Silva Riveiro morreu e mais de 50 pessoas tiveram intoxicação alimentar ao consumir pratos servidos em uma quermesse em uma capela na Colônia Santa Lucia, no distrito de La Paloma del Espiritu-Canyndeyú.
Segundo informações da página Nacionales RD Informativo, a possível causa de intoxicação seria comida já estragada que foi servida durante o evento no último domingo (11).
Apesar de haver mais de 50 pessoas intoxicadas e uma vítima fatal, ninguém se anima a denunciar, conforme a Nacionales.
O Ministério Público deve investigar o caso e tentar apurar os responsáveis pelo ocorrido.
Claudenei da Silva Riveiro chegou a ser trazido para o Brasil, mas teve complicações e acabou morrendo.
Fonte: Topmidianews
jun 15, 2023 | Polícia
Dois dias depois de ser agredida por Gilmar Nantes Peixoto, 46 anos, ex-assessor do Senador Nelsinho Trad, Yara Rodrigues, 31 anos, usou a rede social para pedir justiça, já que ele está solto e tenta tirar seu filho, em Campo Grande.
Juntando forças para narrar um dos piores dias de sua vida, Yara conta sobre a agressão e reclama da impunidade.
“Nós mulheres temos que romper o silêncio, as mulheres são muito vulneráveis às violências por não haver políticas públicas e medidas protetivas eficazes que resolvam essa situação”, começa seu texto de desabafo.
A vítima conta que na noite de domingo (11), foi deixar o filho que tem com Gilmar na casa dele como combinado, porém ao chegar na casa, ele visivelmente embriagado começou a chutar o carro e correu com o menino de 5 anos no colo.
“Fui recebida a chutes no carro por esse homem (mostro) e embriagado na frente do meu filhinho, meu filho entrou em estado de choque e eu só queria ir embora dá-li”, relata.
Segundo Yara, Gilmar estava sem condições de cuidar do filho e quando ela foi atrás para pegar o menino de volta foi espancada.
“Sem medir os esforços dele fui espancada. Como mostra na foto tive fraturas no nariz. Além de tudo isso ele acha que tem o direito de tirar meu filho de mim. Um homem sem psicológico nenhum para criar uma criança não pode ficar impune”, pede a vítima por justiça.
Yara destaca que Gilmar foi preso em flagrante, e a Justiça, mesmo sabendo que ele possui outros boletins de ocorrência, o soltou por “bons antecedentes”, com uso de tornozeleira.
“Enquanto a mulher luta a vida inteira para juntar seus cacos, lidando com as consequências físicas e emocionais de um relacionamento abusivo, sendo revitimizada por ter filho dessa relação, o agressor muitas vezes segue impune, livre para continuar sua vida. É muitoTriste tudo isso! Eu no momento só quero justiça e poder viver em paz com o meu filho”, finaliza o relato em sua conta no Instagram.
Agressão e ameaças
Mesmo depois de agredir Yara no domingo (11), no dia seguinte o ex-assessor, ainda mandou mensagens por WhatsApp ameaçando o atual companheiro dela.
A vítima temia pela sua integridade física, por isso realizou o registro. O casal foi orientado a apresentar as imagens das mensagens e o rapaz desejou representar em desfavor de Gilmar Nantes.
Foto: Crédito: Reprodução/Rede social
Fonte: Topmidianews
jun 14, 2023 | Polícia
Na manhã desta quarta-feira (14), uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Amambai, durante realização de bloqueio policial na rodovia MS-156, deu ordem de parada a um veículo Kadett, com placa da cidade de Salto de Pirapora – SP, no qual estavam dois indivíduos. No momento da abordagem, a equipe sentiu um forte odor de maconha e, ao realizar a busca veicular, constatou que havia no interior no carro vários tabletes da referida droga, totalizando 640 quilogramas.
Em entrevista aos autores, eles relataram que pegaram o veículo com a carga na cidade de Coronel Sapucaia, na rodovia MS-289, e que receberiam a quantia de R$ 4.000,00 para levarem a droga até a cidade de Dourados – MS. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos autores que foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai – MS para os devidos procedimentos legais.