maio 31, 2024 | Polícia
A mulher resgatada pela polícia após ser mantida em cárcere com a filha recém-nascida, em Antônio João, a 319 km de Campo Grande, negou que veio ao Brasil para entregar a bebê. O caso é apenas um diante de diversas denúncias que chegam às autoridades sobre crianças paraguaias trazidas ilegalmente ao território brasileiro, através de Mato Grosso do Sul, devido ao fácil acesso na fronteira. A Polícia Civil investiga tráfico de crianças.
Segundo Maria Gabriela Vanoni, titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Fátima do Sul, o resgate da mãe, de 25 anos, e da bebê, de 11 dias, aconteceu no âmbito da Operação Protetor, após denúncia de uma vereadora da cidade, na quarta-feira (29).
A paraguaia veio ao Brasil para dar a luz e prometeu entregar o bebê a autora. “Contudo, após o nascimento da criança, a mãe manifestou que não tinha mais interesse em entregar-lhe a criança”, diz nota da Polícia Civil.
Em depoimento, a jovem relatou que não veio ao Brasil com a intenção de entregar a filha. “Ela negou que entregaria a criança. Mas, o Conselho Tutelar e as lideranças da aldeia afirmaram que ela iria entregar a criança a essa senhora. Contudo, não sabiam informar se havia entrega de recompensa”, diz Vanoni.
Após o nascimento da filha, a paraguaia desistiu. Foi então que a autora impediu a mulher de ir embora com a bebê, exigindo a quantia de R$ 1 mil ou mediante a entrega da criança. “A mãe não tinha condições de efetuar pagamento e por temer pela sua vida e da sua bebê diante das ameaças, não conseguiu retornar para seu país”, descreve nota da polícia.
Após a denúncia, os investigadores foram ao local e conseguiram contato com a mãe. “O Conselho Tutelar entrou em contato com o Consulado Paraguaio para abrigar a mãe e a criança no Paraguai, e, em seguida, a equipe da Policia Civil acompanhou e efetuou a entrega de mãe e filha para as autoridades paraguaias”.
A autora foi presa em flagrante por cárcere privado e ainda passará por audiência de custódia.
Antônio João faz fronteira com Cerro Corá, no Paraguai. Segundo a polícia, são diversas denúncias de casos parecidos com esse, pelo fácil acesso entre os países, e o tráfico de crianças será investigado.
“O tráfico de crianças envolve aliciamento, agenciamento de crianças com várias finalidades dentre elas a adoção ilegal. A polícia civil investiga sim. Caso haja a transnacionalidade é também possível que a Polícia Federal investigue”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
maio 27, 2024 | Polícia
O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu neste sábado (25), um Renault Sandero carregado com quase 150 quilos de maconha, na zona rural de Bela Vista. Na ação um homem de 39 anos foi preso em flagrante.
Os policiais militares faziam patrulhamento pela estrada conhecida como Apaporé, quando deram ordem de parada ao condutor do veículo, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros o motorista foi alcançado e detido.
No interior do carro os policiais encontraram diversos fardos de maconha, que após a pesagem totalizaram 145 quilos da droga. Questionado, o autor afirmou que pegou os entorpecentes em Bela Vista e entregaria em Campo Grande, onde receberia R$ 2 mil pelo transporte.
O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 338 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Bela Vista.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
Estrada da Apaporé,
Bela Vista, posteriormente seguiam para a cidade de Campo Grande. Pela empreitada criminosa receberia R$2.000,00 reais. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao autor por tráfico de drogas, sendo preservados seus diretos constitucionais. Foi necessário o uso de algemas para salvaguardar a integridade física do autor e da equipe policial. O homem encontra- se sem lesões corporais aparentes, e foi encaminhado, juntamente com o veículo e entorpecentes (145 Kg ), para a Delegacia de Polícia Civil de Bela Vista para as providencias cabíveis. Esta ação policial resultou em um prejuízo de R$ 338.000,00 reais ao crime organizado.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Siga o DOF no Instagram: @dofpmms
maio 27, 2024 | Polícia
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, na tarde deste sábado (25), um veículo Fiat Mobi de cor branca furtado na cidade de Boituva (SP) no dia 15 de setembro de 2022. Na ação ninguém foi preso.
Os militares realizavam um patrulhamento ostensivo e preventivo na cidade de Ponta Porã, quando foram informados de que homens estariam em uma residência no Bosque Carandá descarregando fardos de um veículo, aparentemente de drogas.
Os policiais foram até o local e, assim que perceberam a aproximação da viatura, dois homens correram para os fundos do quintal, pularam o muro e abandonaram a residência. Em um dos cômodos da casa estavam fardos de maconha e também no veículo. Ao todo foram apreendidos 760 quilos e maconha mais 24 quilos de skank.
Realizadas buscas nas imediações, porém, nenhum dos homens localizados. A ocorrência foi registrada e entregue na Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 1,811 milhão.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJ (Ministério da Justiça e Segurança Pública) e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.
maio 27, 2024 | Polícia
O novo delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio, tomou posse oficialmente no cargo nesta sexta-feira (24), em solenidade realizada na sede da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia), no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. O evento contou com auditório lotado e a presença de diversas autoridades civis e militares.
Em sua fala, Lupérsio destacou sua trajetória dentro da Polícia Civil, inicialmente como investigador no Paraná e, após aprovação em concurso público em Mato Grosso do Sul, como delegado. Desde então, são praticamente duas décadas em meia em território sul-mato-grossense, chefiando delegacias em Aral Moreira, Amambai, Ponta Porã, Angélica e Dourados.
Posteriormente, Degerone assumiu o cargo de diretor do DPI (Departamento de Polícia do Interior), ao qual exerceu até recentemente, quando foi convidado para a chefia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Graduado em Direito pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), é especialista em Direito Processual Penal desde 2005.
Como meta de seu trabalho, o novo delegado-geral disse que pretende promover o bem comum, aumentar ainda mais a elucidação de crime e combater o crime, de maneira integrada com os outros poderes, forças de segurança e sociedade, mantendo sempre um diálogo permanente.
“Não medirei esforços para fortalecer a Polícia Civil, a investigação policial e promover as entregas que a sociedade tanto espera, reprimindo fortemente à criminalidade e prestando apoio ao Ministério Público e demais órgãos do Poder Judiciário. Também vamos valorizar e capacitar constantemente os policiais civis”, reforçou.
Já o delegado-geral anterior, hoje secretário-adjunto de Administração, Roberto Gurgel de Oliveira, agradeceu pela oportunidade de ter chefiado a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e por ter sido presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, além de desejar sucesso ao novo delegado-geral.
Encerrando a cerimônia, o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, cumprimentou a todos os presentes, relembrou da atuação dos delegados-gerais anteriores e falou do compromisso que o novo delegado-geral assumiu com o Mato Grosso do Sul.
“Para fazer a segurança pública que nós precisamos e queremos, exige-se não só união, mas também a integração de todos, respeitando aquilo que temos de mais precioso, que é o nosso povo, a quem prometemos servir e proteger”, frisa.
Membros do Conselho Superior da Polícia Civil, representantes das entidades de classe e familiares do novo delegado-geral, incluindo seus pais Luthero e Sofia e sua esposa Eliane, além de integrantes do efetivo da Polícia Civil da Capital e do interior do Estado, estão na lista de pessoas que acompanharam a posse.
Keila Flores, Comunicação Polícia Civil
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende
maio 27, 2024 | Polícia
A Polícia Penal realizará um exercício simulado de ‘Plano de Defesa – Combate em Torre’ no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a chamada Máxima, localizada no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, na próxima quinta-feira (30), a partir das 17 horas.
Durante o exercício, não serão utilizadas munições reais devido à proximidade de casas no entorno, garantindo a segurança dos envolvidos. Mesmo assim o perímetro será isolado, não sendo permitida aproximação de pessoas que não estejam envolvidas com a ação.
O treinamento será ministrado por instrutores da Polícia Penal Federal e tem como objetivo repelir ataques externos e tentativas de fugas, além de integrar o processo de modernização do sistema de segurança da unidade prisional.
O exercício simulado seguirá protocolos estabelecidos pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) no Sistema Penitenciário Federal, com o envolvimento de outras forças de segurança no plano de ação. A parte prática é continuidade do treinamento que os servidores já receberam, através das aulas teóricas.
A ação é coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e sua Escola Penitenciária, demonstrando o compromisso das autoridades com a segurança e a eficiência do sistema prisional.
O treinamento do ‘Plano de Defesa – Combate em Torre’ também já foi realizado na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e na Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira I.
Comunicação Agepen
maio 24, 2024 | Polícia
O atual vice e agora pré-candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP), em Caarapó, Leônidas Ignácio Moreno, o “Gordo da Tigre”, registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira (23) na Polícia Civil. O motivo foi uma série de mensagens recebidas em seu celular e de um familiar, contendo ameaças, calúnias e difamação.
De acordo com apurado, um número desconhecido teria feito acusações e ameaças caso o vice-prefeito seguisse com sua pré-candidatura. O teor das mensagens foram mantidas em sigilo.
Procurado pela reportagem, “Gordo da Tigre” confirmou a veracidade dos boletins de ocorrência. “Registrei o caso na Polícia Civil, que investiga crimes cibernéticos, e tenho certeza que os autores serão identificados”, comentou Leônidas.
Em relação a sua pré-candidatura, diante de tais ameaças, o empresário foi enfático. “Se queriam que eu desistisse com esse ataque covarde a mim e a minha família, o tiro saiu pela culatra. Estou agora mais determinado ainda e pronto para enfrentar quem comete esse tipo de crime, que nada tem haver com a política que sempre pregamos e defendemos. Deve ter batido o desespero nessas pessoas”, ironizou o pré-candidato.
Essa semana uma reunião em Dourados entre lideranças do governo do Estado, deputado Zé Teixeira, prefeito André Nezzi e os dois pré-candidatos do grupo, definiram que mais uma pesquisa irá definir o indicado do grupo, sendo escolhido por todos um Instituto de Pesquisa que presta serviços para o Governo. A expectativa é de que o nome possa ser definido neste final de semana. Além de Gordo da Tigre, o vereador Pipoca (PSDB) é pré-candidato e busca ser o indicado do grupo político do prefeito André Nezzi e do Governo do MS.
Fonte: msnews.