(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Campanha da Fraternidade 2018 vai tratar de ações para superar a violência

Campanha da Fraternidade 2018 vai tratar de ações para superar a violência

Campanha da Fraternidade 2018 vai tratar de ações para superar a violência

Campo Grande (MS) – A Arquidiocese de Campo Grande anunciou na manhã desta quarta-feira (14) o tema da já tradicional ‘Campanha da Fraternidade’ deste ano. Com o tema “Fraternidade e Superação da Violência – Somos todos irmãos”, a arquidiocese planeja trabalhar durante os dias da quaresma, período de 40 dias que antecedem a Semana Santa, a superação da violência.

O tema é escolhido com antecedência de dois anos a partir das discussões elencadas nas atividades da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ao todo, 11 GTs (grupos de trabalho) organizaram propostas concretas para promover debate e formação acerca de temas como violência no trânsito, violência contra a pessoa idosa, violência contra a criança e o adolescente, suicídio, crime organizado, violência contra a mulher, violência contra os povos indígenas, violência institucional, violência nas escolas, violência racial e violência no campo.

“Estes 11 GTs discutem as ações feitas pelas diversas pastorais e preveem o diálogo com especialistas e autoridades, porque o objetivo é também o surgimento de políticas públicas que ajudem a superar a violência, ou seja, que a campanha traga resultados locais”, explicou o arcebispo de Campo GRande, Dom Dimas Lara, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (14).

Das missas à sociedade

Todavia, a expectativa da Arquidiocese é de que em Campo Grande os debates acerca da superação da violência ultrapassem o período da campanha e o ambiente eclesiástico e alcance toda a sociedade, após diálogos e parcerias com o poder público. Assim, a ideia é que o debate em favor da paz esteja presente desde as escolas à repartições públicas.

“Em Campo Grande, especificamente, estamos pensando em ações que vão se desenvolver ao longo do ano. Se Deus quiser, estas medidas podem gerar ou novas pastorais, ou iniciativas de políticas públicas. Pretendemos articular com a Câmara Municipal e com a Assembleia Legislativa, por exemplo, audiências públicas para discutir a criação desses mecanismos, já em março”, declarou Dom Dimas.

Uma das estratégias, a propósito, é utilizar a estrutura da ‘Cidade do Natal’ para uma ‘Cidade da Paz’, no mês de novembro, a fim de promover mais alcance e visibilidade das ações decorrentes da campanha. “Queremos que todos os segmentos da sociedade msotrem o que estamos fazendo pela paz. E tem muita gente, de vários movimentos. Temos que dar visibilidade a todos esses trabalhos”, explicou o arcebispo.

Segundo Dom Dimas Lara, o tema da campanha da fraternidade deste ano é especialmente oportuno, pois casa com a realidade que o país enfrenta atualmente, com o crescimento das estatísticas de violência. “No Brasil, os índices de homicídios e de mortes violentas superam, por exemplo, índices de países que estão em guerras civis ou que sofrem com atentados. O grande problema é que como vivemos em um país de dimensões continentais, muitas vezes não conseguimos perceber o que está acontecendo”, explicou.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2018 ocorrerá em celebração religiosa no dia 18 de fevereiro, às 9h, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco (Rua 14 de Julho, 5200 – Monte Castelo).

Fonte: Midia Max

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Hipoteticamente I

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Hipoteticamente I

Roberto Costa

HIPOTETICAMENTE I – André Puccinelli (candidato a governador), Odilon de Oliveira (vice) e Reinaldo Azambuja (senador), mesmo parecendo uma composição improvável, não deixa de ser um sonho.

**

HIPOTETICAMENTE II – Reinaldo Azambuja (candidato a governador), André Puccinelli (vice) e Odilon de Oliveira (senador) é outro devaneio político que circula no Estado. Será Possível?

**

HIPOTETICAMENTE III – Odilon de Oliveira (candidato a governador), Reinaldo Azambuja (vice) e André Puccinelli (senador), é a chapa que as lideranças pedetistas gostariam de apresentar.

**

CONCLUSÃO – Como em política tudo é possível, as hipóteses acima são perfeitamente realizáveis. Quem é que nos garante que tais costuras não estejam acontecendo?

**

RECONHECIMENTO – O advogado trabalhista e escritor, José Carlos Manhabusco, conquistou aos 54 anos de idade a desejada Medalha de. Mérito Jurídico Advogado Heitor Medeiros.

**

ESQUECIDINHO – O ex-bilionário Eike Batista acaba de anunciar que pretende ser um dos 81 integrantes do Senado da República. Será que a Lei da Ficha não serve pra ele?

**

COTADÍSSIMO – Carlos Eduardo Xavier Marun, que é sul-mato-grossense por opção de escolha, se os boatos forem verdadeiros, será o nome do MDB para disputar o cargo de Presidente da República.

**

AUTORITÁRIO I – O deputado federal Fábio Trad (PSD-MS) fez duras críticas à maneira como o Governo Federal conduz os debates e os trabalhos para a aprovação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional.

**

AUTORITÁRIO II – Segundo ele, além da demonstração de falta de diálogo com a sociedade, o Palácio do Planalto expõe um “caráter autoritário, fascista e totalitário”, atribuindo ao parlamento uma função meramente figurativa.

 

**

CÂMARA FEDERAL – Já a vice-governadora Roseane Modesto de Oliveira (Professora Rose), admitiu recentemente que pretende ser um dos nomes do PSDB na disputa pela cadeira de deputada federal.

**

FICHA LIMPA – Os partidários de um terceiro mandato presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva ainda não dispõem de um plano ‘b’ para ir às urnas nas próximas eleições. É que Lula está inelegível!

**

CEREJA DO BOLO – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, do PSD, está sendo cortejado pelos pré-candidatos ao Governo do Estado. Marquinhos ainda não se posicionou.

**

GANDHI – “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.

**

 

Leia Coluna Amplavisão: O eleitor – fiel apenas de si mesmo

Leia Coluna Amplavisão: O eleitor – fiel apenas de si mesmo

Manoel Afonso

Amplavisão 1292 – O eleitor – fiel apenas de si mesmo

COMPLICADO  Esse um dos termos  adequados, dentre tantos, para definir a postura política do ex-prefeito Alcides Bernal (PP).  E foi por esse corolário de ‘preciosidades’ que perdeu a chance. Como se diz no universo político: passou batido sem nova chance do ‘bilhete premiado’.  Por isso terá dificuldades de um alinhamento nestas eleições.

SOLIDÃO na política é o isolamento por falta de capacidade de conviver também com os adversários ou diferentes.  A política exige desprendimento acima de tudo.  Aqueles que conviveram ou tentaram conviver com Bernal se arrependeram. Colhe o plantio. E não é por acaso que curte a solidão na multidão, a pior delas. Só – até no cafezinho.

A FRASE “Vamos disputar o governo com um bom plano de governo e uma aliança forte” – dita pelo ex-governador André Puccinelli (MDB) no evento de Costa Rica  é a confissão que seu  projeto eleitoral é dependente. Mas pelos partidos disponíveis na prateleira, exceto o PSDB, não há opções que engordem o cacife do MDB ou de André.

VEJAMOS:  O PT tem suas diferenças históricas com  André. O PR tem suas lideranças, alinhadas ao Governo Estadual. O PSD do prefeito Marcos Trad  sem motivos para compor com o MDB e romper a boa parceria  com o Governo.    O PP de Bernal é  incógnita.  E o PTB do ex-prefeito Nelsinho Trad com  problemas na justiça é outra interrogação.

EXCLUÍDAS   essas alternativas expostas  não restam outras. O que se vê além, são alguns personagens com direito ao sonho delirante de poder – próprio da democracia. Impossível juntá-los formando um grande exército. Pura utopia porque esses líderes não entusiasmam e não tem a capacidade de manter a unidade do grupo. Esfacelam.

A SUCESSÃO  apresenta esse quadro, sem retoques e sem outros personagens que possam mudá-lo. O escandaloso quadro político com prisões inclusive, alterou o humor do eleitorado de MS.  Após a internet e o celular, acabaram os eleitores capiaus e fieis.  Ricos e pobres, intelectuais e analfabetos pensam iguais. Só muda a forma de expressar.

POSSIBILIDADES  Reverter o quadro atual é possível. Dependerá de fatos nacionais e locais. Ouço teorias diversas. Odilon sustentará a dianteira quando a campanha começar? Reinaldo continuará nesta fase ascendente beneficiado pela boa avaliação de seu governo? Que fato novo positivo recolocará André em posição mais confortável?

FIDELIDADE   Hoje o eleitor é apenas fiel de si mesmo. Tem uma percepção incrível do que ocorre a sua volta. Faz a leitura rápida dos fatos e seus personagens. Indague a um pipoqueiro por exemplo, se reconhece o envolvimento do ex-presidente Lula nos casos do triplex e do Sítio de Atibaia. Mesmo sem entender de Direito, dirá sim!

TEORIA DO FATO  Tenho conversado com juízes, advogados e promotores sobre essa teoria que sinalizou a ‘Lava Jato’ e inovou conceitos. O desembargador Alexandre Barros – último representante indicado pela OAB-MS, não esconde que é partidário  da ‘Teoria do Fato’. Coerente nas alegações, o mais novo dos desembargadores, tem arrancado elogios também pela simplicidade  de postura. Continue assim – mortal.

NO PASSADO  o eleitor nascia, vivia e morria na UDN ou PSD – os dois grandes partidos que reinaram por décadas. As cidades divididas e as famílias unidas. Hoje, filho não vota no candidato do pai e nem o empregado segue  voto de seu patrão. Cada qual no seu quadrado, com seu próprio olhar. Outros tempos, de críticos!

CRÍTICOS  e corajosos e que não faltam no facebook. É a grande chance de todos  destilarem o lado jornalístico com exageros. Essas redes sociais punem culpados e inocentes antes mesmo do julgamento. Uns vão pelo instituto justiceiro e outros pela oportunidade de manifestar suas mágoas ou compensar as suas frustrações pessoais.

PERGUNTO:  Será que os nossos políticos entenderam esse novo comportamento do eleitor mesmo nas pequenas cidades ( onde 90% dispõe de um celular)? Estarão esses políticos  conscientes de que estão  em contínuo julgamento pela opinião pública? Sabem dos riscos de exposição na mídia virtual no caso de deslizes e escândalos?

CUIDADO!  A  chegada dos experientes delegados  Luciano Flores e Luciano Merin para o comando da Polícia Federal em nosso Estado preocupando também muitos  dos nossos políticos. Ambos já atuaram na Lava Jato e portanto tem conhecimento dos esquemas que norteiam a corrupção no poder público. Tudo pode acontecer!

VERGONHA  O mandato  garante o foro privilegiado e as chances  maiores de absolvição. Aí os investigados e processados são candidatos em 2018. Varios casos locais, inclusive o deputado Vander Loubet( PT), Edson Giroto (ex-deputado- PR) e o ex-governador Puccinelli (MDB). Essa absolvição do senador  Jucá (MDB-RO), após 14 anos e com o ministro Gilmar Mendes retendo o processo por  5 anos anima os políticos na  alça de mira da justiça.

EM ALTA  O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já é o 2º colocado na ultima pesquisa da ‘Ranking Pesquisas’ realizado em 79 cidades entre 1 a 5 de fevereiro. Ele chegou a 18,16% contra 15,50% de Puccinelli, que na pesquisa de dezembro ocupava a vice liderança.  O juiz Odilon de Oliveira (PDT) mantém a liderança com 30,16%.

DEMAIS  candidatos: cel David (Patriotas) 5,5% – Alcides Bernal (PP) 4,66% – Armando Amaducci (PT) 1.83% – Ricardo Ayache (PSB) 1,66% – Claudio Sertão ( Podemos) 1,50% – Suel Ferrant (PSOL) 1,50%. 19,66% não sabem/não respondeu. Esse universo de quase 20 % de eleitores que não se manifestaram segue a média tradicional.

SENADO  Nelsinho e Zeca do PT sob riscos ou  de dor de cabeça. No caso do ex-governador a situação piorou  após as declarações do ministro Luiz Fux de que os envolvidos no ‘Ficha Limpa’ serão excluídos da disputa. Zeca se enquadra nesta situação. Já o ex-prefeito, precisa se livrar das desgastantes investigações contra ele.

OS NÚMEROS    Nelsinho (PTB) 31,16% – Zeca do PT 18,25 – Pedro Chaves (PSC) 14,75% – Moka (MDB)  10,25% – Murilo (PSB) 6,83% – Dorival Bettini (PR) 4,33% -Ridel (PSDB) 3,58% – Chico Maia (Podemos) 3,16%. Apenas 7,69% disseram não saber ou não se manifestaram. Um índice considerado baixo para o cargo.

DESTAQUE  para o senador Pedro Chaves que em pouco tempo de mandato ganhou visibilidade nacional com sua boa atuação e que repercutiu nas bases. Aliás, isso mostra a importância da mídia na política. Com 14,75%, ele  superou Moka- 10,25%. Sua ida para o PRB no dia 26 próximo é interessante. Chaves está motivado para a reeleição.  Como eu sempre digo: político preparado é reconhecido.

BOLSONARO   continua batendo Lula aqui no MS – 34,00% contra 22,00%.  Marina tem 8,00% – Álvaro Dias 5,66% – Alckmin 5,00% – Ciro Gomes 3,33% – Meireles 1,16% – Caiado 1,00% – Collor 0,33%. Não responderam/não sabem somaram 17,86%. Conclusão:  Bolsonaro  consegue aglutinar todo o  sentimento anti PT no Estado.

BELEZA  Como diz o ex-deputado Londres Machado: Brasília exige político especialista em alguma matéria ou atividade. E assim o deputado federal Fabio Trad ( PSD)  participará da comissão especial que cuidará da reforma do Código de Processo Penal.  Fruto de seu trabalho na comissão congênere do C.P.Civil  em 2015.

AMILCAR SILVA Com atraso registro a sua morte. Figura rara como juiz de direito. Mineiro afável, amante do futebol, com capacidade incrível de fazer amigos. Por onde serviu deixou saudades. Foi assim em Guiratinga, Paranaíba, no Bolsão e na capital. “O passado não é aquilo que passa. Mas o que fica do que passou”. (Tristão de Ataíde)

“É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça.” (H.L. Mencken)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Tchau

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Tchau

Roberto Costa

TCHAU – O presidente da República, Michel Temer, disse enfaticamente que já fez a parte dele nas reformas e na Previdência. Então já passou da hora dele colocar o pijama.

**

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA – Tal iniciativa foi concebida pelo saudoso Ulysses da Silveira Guimarães, líder emblemático do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

**

MAIOR E MELHOR – Em pré-campanha para o Governo do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli está distribuindo formulário para elencar as prioridades de cada um dos 79 municípios do Estado.

**

AINDA NÃO FECHOU QUESTÃO – O deputado estadual George Takimoto, do PSL, ainda não formalizou sua filiação do MDB. Falta tão somente o ajustamento de alguns detalhes.

**

FERMENTO – O número de políticos interessados em compor com o MDB nas eleições de outubro tem aumentado consideravelmente. Já começou a faltar espaço para abrigar tanta gente.

**

TUCANOU – O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, anunciou que vai acompanhar o governador Reinaldo Azambuja e o PSDB em qualquer lugar.

**

REAÇÃO INTELIGENTE – Por conta dos sucessivos reajustes dos combustíveis, caiu consideravelmente o número de abastecimento praticamente em todo o país.

**

EM CASCATA – O Governo, cuja credibilidade está em baixa, ainda não se apercebeu que reajustando os combustíveis praticamente todos outros setores acabam seguindo o mesmo caminho.

**

INCOMPREENSÍVEL – Tão somente quinze segundo de cidadania, conforme estimula o jornalismo da Rede Globo, suscita a seguinte observação: e o restante do tempo serve pra quê?

**

DEU RESULTADO – As inúmeras manifestações protestando sobre a proibição de torcedores no Estádio Pedro Pedrossian – o Morenão, conseguiram sensibilizar o Ministério Público Estadual.

**

ANO DE ELEIÇÃO – O tão sonhado “Brasil melhor para todos” depende tão somente do exercício do voto consciente. Não é fácil. Deixar de votar beneficia quem tem compromisso com a imoralidade.

**

DE VOLTA – Tomou posse no dia 20 de dezembro de 2017 no cargo de deputado federal – vaga aberta com a nomeação de Carlos Marun na Secretaria de Governo -, Fábio Trad reinicia hoje suas atividades na Câmara.

**

PLATÃO – “O homem retrata-se inteiramente na alma; para saber o que é e o que deve fazer, deve olhar-se na inteligência, nessa parte da alma na qual fulge um raio da sabedoria divina.”

**

 

Leia Coluna Amplavisão: Reinaldo –  governador sem nhenhenhém

Leia Coluna Amplavisão: Reinaldo –  governador sem nhenhenhém

Manoel Afonso

Amplavisão 1291 – Reinaldo –  governador sem nhenhenhém

‘ESTRANHO’  Lendo a notícia de que o ex-governador André Puccinelli (MDB) percorrerá o Estado com o objetivo de apenas ouvir os reclamos dos eleitores, abstendo-se de falar, contrariando assim seu estilo, é de que questionar: não seria essa a grande chance dele explicar à população os possíveis equívocos da justiça que o levaram ao uso da tornozeleira, a prisão  junto com seu filho e ainda ser denunciado pela 3ª Vara da Justiça Federal em Campo Grande?

PERSEGUIÇÃO?   Os advogados do ex-presidente Lula e seus líderes mais próximos tem defendido a tese de que tudo não passaria de uma ação orquestrada pelas elites visando impedi-lo de voltar ao Palácio do Planalto – tendo-se em vista sua liderança em todas as pesquisas eleitorais. Essa postura pode ser constatada diariamente pelo noticiário inserido na mídia.

POR ANALOGIA, alguns políticos da cúpula do MDB local insistem também nesta teoria de perseguição para desqualificar o mérito dessas ações judiciais e policiais que atingiram o ex-governador André.  Preferem tecer loas ao desempenho dele como prefeito da capital e governador por duas vezes.  Alguns deles, advogados inclusive, evitam entrar no aspecto legal da questão.

‘DATA VENIA’   é oportuno lembrar que em ambos os casos ( Lula e André ) as ações tiveram como autores o Ministério Público Federal.  No caso do ex-governador a denúncia pela pratica de peculato, fraude em licitação e corrupção passiva também  atinge personagens conhecidos e bem chegados a sua administração.

CERTO? O montante não é uma mixaria qualquer. Trata-se de quantia espetacular.  Sendo o político uma figura pública, está obrigado sim a dar explicações à população, como manda o manual da boa ética em tempos de democracia.  Minimizar as graves acusações através de frases de efeito ou de fundo irônico não convence.

CONVENHAMOS!  Todos os políticos acusados de corrupção estão sendo colocados pela opinião pública na mesma vala. É possível injustiças? Sim. Mas na atual conjuntura nacional fica difícil ao cidadão estabelecer separações na análise do rol de políticos presos ou que respondem a processos pela pratica de corrupção. O estigma de corrupto é fruto da conduta de grande parte dos políticos brasileiros nos últimos anos. É a colheita do plantio que eles fizeram.

‘INTERESSANTE’   A prisão de figuras emblemáticas do PT e de políticos de outros partidos  de tendências diversas  inviabiliza a arguição de perseguição política ou ideológica.  Aliás, esse atual pesadelo nacional demonstra que a corrupção não é exclusiva desta ou daquela sigla. Daí, os políticos espertamente abrem suas baterias contra as autoridades, representadas pelo Judiciário Federal e Ministério Público Federal, acusando-os de desvios e excessos.

A PERGUNTA  E aí é de questionar: o brasileiro acreditaria mais nestas autoridades ou nos políticos acusados atualmente?  Essas autoridades estariam em conluio com quem para prejudicar esses personagens atingidos por graves acusações de corrupção? Fico imaginando por exemplo: existe algum brasileiro que acredita na versão do ex-governador Sergio Cabral  (MDB)?

A FIGURA  O Ministro Carlos Marun (MDB) vai atravessando sinais na defesa do Planalto. Também no episódio da deputada Cristiane Brasil (PTB) – que  escolheu um local impróprio para defender sua nomeação ao Ministério do Trabalho, o ministro mais uma vez pisou na bola. Faltou-lhe sutileza ao fazer referência irônica ao uso da burka.  Ora! O próprio Roberto Jefferson, pai da deputada, acabou por censurá-la.

A PROPÓSITO  Essa novela da nomeação da deputada do PTB é algo desgastante que poderia ser evitada. Bastaria que o Planalto tivesse um interlocutor hábil, negociador experiente que convencesse o PTB a rever a indicação de Cristiane e escolhendo outro nome do próprio partido para o cargo. Tudo estaria resolvido.  São essas besteiras que desgastam o governo e atingem toda a classe política perante a opinião pública. Depois reclamam das críticas na mídia.

DIFÍCIL   Conseguirá o Governo aprovar a reforma da previdência? Agora promete cortar em 20% os investimentos se ela não passar.  Essa medida atinge os interesses dos parlamentares com suas emendas não sendo liberadas. É o calcanhar de Aquiles em ano eleitoral.  Será que eles estariam realmente preocupados com a grande massa da população? Tenho minhas dúvidas.

VEJA BEM!   Os políticos estão no rol dos privilegiados  com aposentadorias  diferenciadas. Um deputado federal por exemplo se aposenta com 8 anos de mandato recebendo quantia 7,5 vezes superior a média da aposentadoria paga pelo INSS. Como eles legislam em causa própria, existem segredos e fórmulas ‘formidáveis’ que os beneficiam espetacularmente.  As leis parecem as letras miúdas de contrato de financiamento de carro. Hoje temos mais de 60 ex-senadores e mais de 500 ex-deputados federais com gordas aposentadorias.

GOSTEI  da fala do Sergio Longen ( FIEMS) e de outros dirigentes empresariais sobre a reforma. Sergio foi feliz ao advertir: “a atual lei traz a condição de insolvência a curto prazo, para quem é beneficiado. Se não fizermos nada, os nossos aposentados, e isso não é daqui 20 anos, mas num futuro próximo, poderão já não receber mais seus recursos.”

NO ARREMATE  do tema há que se admitir que o eleitor não está feliz com seus representantes no legislativo e executivo.  As notícias diárias só trazem decepção. A  saúde doente, a segurança dominada pela violência crescente e a educação preocupante são problemas crônicos, infelizmente relegados a segundo plano. O eleitor está revoltado com o que vê em matéria de desmando e de corrupção. Será conivente como eleitor corrupto ou se vingará nas urnas? Essa é a questão.

OUVIR  a população apenas durante o período eleitoral não resolve. É preciso sentir o que pensa e o quer o cidadão durante todos os dias. Daí acho interessante a iniciativa da  administração de Campo Grande em montar uma estrutura com esse objetivo. Afinal, nem sempre o cidadão consegue ter acesso a um vereador para fazer sua reivindicação. Visitando as dependências da Ouvidoria Municipal, comandada pelo Toni Ueno, senti  a importância e a viabilidade do órgão. É o caminho.

PEDRO CHAVES   O propalado ingresso do senador (PSC) no PRB não alterou sua rotina com visitas ao interior inclusive. De olho nas pesquisas onde vai bem, está concentrado na relatoria do novo Código Comercial que o Senado começará a discutir em junho. Profundas alterações estão previstas para  baixar o ‘custo Brasil’ e o fim da burocracia. O professor Ives Grandra é um dos convidados a auxiliar o Senador nesta missão. Ótima escolha.

REELEIÇÃO  Claro que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) concorrerá à reeleição. A leitura do quadro político oferece essa resposta natural. Não poderia ser diferente.  Ele tem um bom partido, um grupo coeso e há um conjunto de fatores para fortalecer seu projeto político.  Sobre isso, se deve prestar mais atenção nas entrelinhas  dos pronunciamentos do governador. Sabe jogar.

GOVERNO  Quem apostou no fracasso administrativo de Reinaldo frente a grave crise nacional perdeu feio.  Como se diz no interior – ‘ao seu estilo colocou a comitiva na estrada e foi em frente’. Conseguiu viabilizar ajudas do Governo Federal, foi bafejado também pelo desempenho  do agronegócio e fez boas parcerias com municípios onde toca obras.

RELAÇÕES  Reinaldo não é aquele governador de ir tomar café na cozinha do deputado por exemplo, mas tem uma leitura muito pragmática de como deve ser essa relação. Em todas as ocasiões  necessárias soube conversar com os integrantes  da Assembleia Legislativa e de lá arrancou decisões importantes.  Lembro bem de quando ele era deputado estadual, tinha como estilo a objetividade nas conversas e debates. Sem nhenhénhém.

OBSERVAÇÃO A exemplo do deputado Zeca do PT, Reinaldo também não se curvou  a postura do ex-governador André. Claro que existiram outras ocasiões, mas a mais marcante postura de Reinaldo foi de não se abater pelas ‘advertências de dificuldades’ quando se discutia sua candidatura ao governo. Depois daquele episódio, acabou a soberania do mando político de André.

CORAGEM   Na política ela conta muito, representada pela ousadia do sonho de vencer e conquistar espaço maior. No caso de Reinaldo, poderia ter se contentado  com outra candidatura legislativa, mas optou pelo caminho mais difícil representado pelo então senador Delcídio  do Amaral ( ex-PT) – tido como imbatível nas pesquisas. Essas considerações são importantes para uma análise correta da participação e de suas chances de vitória de Reinaldo neste pleito. Como diz o caipira: Reinaldo está com o couro grosso.”

“Velório é um defunto cercado de piadas por todos os lados”. ( Max Nunes)

 

 

 

 

 

 

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Pergunta

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Pergunta

Roberto Costa

PERGUNTA – Promover campeonato estadual de futebol profissional sem a liberação de estádio para que o torcedor possa prestigiar sua equipe, não é o mesmo que decretar a falência dos clubes participantes?

**

PERTINENTE – Conforme o comentarista de esporte da TV Morena, Marco Antonio, “futebol sem torcida é o mesmo que ‘casamento sem noiva’”. Alguém precisa acordar para a realidade.

**

INELEGÍVEL – Com base no resultado do julgamento do TRF4, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a figurar como ‘ficha suja1, por tanto, sem condição moral para disputar as eleições de outubro.

**

APOIO – E por falar em Lula, se porventura montar um palanque paralelo, não será nenhuma novidade se receber manifestação de solidariedade de Nicolás Maduro (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia).

**

ANALISANDO – O ex-presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, continua dedicando atenção especial ao projeto de concorrer ao cargo de presidente da República.

**

LATA NOVA – Outro que também continua disposto a renovar o quadro político nacional é Luciano Huck. Huck vem sofrendo pressão de todos os lados para entrar na disputa presidencial.

**

TRAPALHÃO – Na condição de maior potência econômica mundial, população politizada, os americanos andam envergonhados com o presidente da República que escolheram.

**

NA EXPECTATIVA – Contribuintes campo-grandenses que recolheram a taxa do lixo antecipadamente agora aguardam com certa ansiedade a devolução do dinheiro pela municipalidade.

**

MEIO AMBIENTE – A cidade começa a receber novas árvores em diversos bairros como reforço das ações de arborização urbana do Programa Via Verde. Mais 3.540 novas mudas estão sendo plantadas.

**

VACÂNCIA – De acordo com a coluna Observatório (Jornal do Povo), os três primeiros suplentes da vereadora Marisa Rocha (PSB), que pode ter o mandato cassado pela Câmara, não querem assumir o Legislativo.

**

CAUSA PRÓPRIA – O prefeito de Paranaíba, Ronaldo José “Miziara” de Lima (PSDB), pode ter mais um reajuste salarial em menos de um ano. Agora de 5% sobre os R$ 23,4 mil atuais;

**

AVAL DA CÂMARA – Os vereadores retornam do recesso parlamentar no próximo dia 5 de fevereiro, quando deverão receber o projeto para análise e votação.

**

TEXTO JUDAICO – “A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem”.

**