(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Leia Coluna Amplavisão: Os limites da vida publica e privada dos políticos  

Leia Coluna Amplavisão: Os limites da vida publica e privada dos políticos  

Manoel Afonso

Amplavisão 1299 –  Os limites da vida publica e privada dos políticos  

A VELHA  pergunta que aflora em ano eleitoral:  quais os limites que devem existir entre a conduta na vida privada e a postura pública dos cidadãos quer exercem mandatos eletivos e cargos na administração pública?  E é bom sempre lembrar que hoje há um confronto crescente entre os defensores da privacidade das pessoas e aqueles partidários da transparência total.

QUESTÕES  Não seria a conduta na vida privada patrimônio do homem público?  Não   seria o passaporte para ingressar no espaço público? E quem chegou ao poder,  não pode ignorar os holofotes vigilantes da sociedade. Os escândalos por aí recomendam cautela de quem cuida de interesses públicos para não cair nas tentações das benesses  ou vantagens amorais inclusive.

ALERTAS  não faltam para aqueles políticos sob risco de ter a biografia e perfil  manchados por deslizes na vida privada. Basta olhar para os casos locais com prisões por escândalos sexuais e corrupção inclusive; no país e também no exterior nos últimos anos.  A opinião pública de olho no retrovisor para rever a postura lá atrás dos homens públicos. E com a internet então – nada escapa!

ESTRAGOS  Sem discutir o mérito do caso, vale destacar a publicidade dada por um jornal (ligado aos servidores públicos estaduais) ao processo judicial movido pela J & F Investimentos (Joesley e Welesy Batista) contra a deputada federal Tereza Cristina C. da Costa (DEM) para recebimento de dívida no suposto valor de R$4,5 milhões, segundo aquela publicação.

VEJA!   Se fosse um caso envolvendo os dois empresários ( que dispensam referências por motivos óbvios) e uma pessoa comum passaria despercebido. Mas o fato de se tratar de uma parlamentar ( que não se alinha politicamente ao sindicato dos serviços públicos) e que na época do negócio com os irmãos Batista ocupava uma secretaria  na administração estadual, enseja questionamentos críticos e até maldosos.

NA JUSTIÇA  Suspeitos de ilicitudes na ‘Lava Jato’ principalmente, os políticos tem avocado o direito de se defender no processo. Mas isso não basta para preservar a credibilidade. Aliás, após decisões do STF,  a visão da opinião pública se baseia mais na moral do que no direito. Já no caso da deputada de notória reputação ilibada,  sua versão pessoal sobre o episódio evitaria exploração política.  E fecho a porteira.

FLAVIO ROCHA  O  ingresso na política do dono das Lojas Riachuelo – assinando a filiação no Partido Republicano Brasileiro é o fato emblemático nesta fase crítica  da  política nacional.  Para o senador Pedro Chaves (PRB), a vinda do empresário cria condições de protagonismo ao partido – que defende a vertente liberal da economia e respeita os valores da família. Seria ele o novo nome que a população tanto sonha?

‘ MAIS UMA’   O STF lembra cachorro desdentado; late muito mas não morde. Agora inocentou o senador Romero Jucá (MDB) que fora relator da MP cortando impostos de empresas, entre elas de Jorge Gerdau, que ‘coincidentemente’ doou R$1,3 milhão ao diretório do MDB de Rondônia, beneficiando o senador. O STF só jogou pesado contra o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT) e o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB).

 ‘OLHANDO’  Após o desastre de 2014, o ex-deputado Londres Machado (PR)  adotou a ‘cidadania mineira’.  Ouve muito e mede bem as palavras . Sobre o PR lembra, “como nas eleições anteriores, a decisão virá lá de cima”, mas diz que o deputado Paulo Correia já caminha com o governador Reinaldo (PSDB). E arremata: “os partidos valem muito pouco atualmente – não decidem mais”.

PESQUISAS  Conferi os números como apostador cético das loterias . A última que levou a chancela ‘Vox Populi’, ouvindo só 500 pessoas em Campo Grande, tem um componente ‘esquisito’ que tira a objetividade da amostra. O ex-prefeito Nelson Trad ( PTB) aparece como candidato ao Governo, quando pretende disputar o Senado. Como diria o narrador Galvão Bueno ao seu comentarista Arnaldo Cesar Coelho: “Pode isso Arnaldo?”

JANELA   partidária virou balcão e movimentará o quadro eleitoral em todo o país até 7 de abril próximo. É o troca troca partidário, menos por ideologia, mais pela tentativa de sobrevivência.  É muito dinheiro para os candidatos: Cr$888 milhões do generoso Fundo Partidário e mais  R$ 1,7 bilhões do Fundo Eleitoral.   Agora político parece jogador de futebol: com seu passe caro quem der mais leva!

FUNDO PARTIDÁRIO  Criado em 1965 como fonte de financiamento.  Não deve ser confundido com o Fundo Eleitoral.  O dinheiro vem de dotações da União, multas, doações e outros recursos legais. A liberação é mensal de igual valor. O critério da distribuição:  5% à todos os partidos registrados no TSE e 95% proporcionalmente ao número de deputados na Câmara Federal.

FUNDO ELEITORAL Criado em 2017. O dinheiro basea-se na compensação fiscal da TV e rádio recebida pela propaganda partidária em 2016 e 2017, além de 30% do valor dos recursos das chamadas emendas impositivas (obrigatórias) dos parlamentares. Até 1º de junho do ano eleitoral os recursos estarão disponíveis em banco. 2% dos recursos vai para todos os partidos, 35% entre os partidos com pelo menos 1 deputado federal, 48% entre os partidos proporcionalmente ao número de deputados em 28/08/2017 e 15% entre os partidos pela proporção do número de senadores naquela mesma data.

VALORES: Ao MDB o Fundo Partidário destinará R$234,3 milhões; ao PT R$212,3 milhões; ao PSDB R$185,8 milhões; ao PP R$134,3 milhões; ao PSB R$118,8 milhões: ao PSD R$112 milhões; ao PR R$109,9 milhões; ao DEM R$89,1 milhões.  Essas as siglas mais beneficiadas pelo critério de distribuição.

DE NOVO?  Tudo leva a crer que o deputado estadual Mauricío Picarelli (PSDB) deva concorrer ao seu 9º mandato. Perto dos 70 anos que completa neste abril  e mesmo fora da televisão aberta onde atuou por 34 anos,  ele continua interagindo com o público via  internet e como pastor da Igreja Batista. É o desafio da reinvenção do artista e político.

BASTIDORES  Gente do andar de cima da política insinua mas não abre o jogo sobre os próximos capítulos da sucessão estadual. Há um clima de expectativa sobre eventuais surpresas envolvendo composições partidárias. É parte da democracia embora não garanta sucesso nas urnas. É preciso consultar o povo – que anda ‘deconfiado’ – como  sempre dizem os paraguaios aqui residentes.

INTERROGAÇÃO? Murilo Zauith não atendeu aos apelos do ex-governador André ( MDB) e foi para o Democratas. Ao deixar o PSB o ex-prefeito de Dourados cria assim a expectativa de um outro grupo político em condições de disputar o Governo ou  Senado. Dependerá da evolução dos entendimentos e de novas filiações, entre elas do deputado Barbosinha (PSB).

DESAFIOS  Não fugirá a regra, inclusive dos conflitos internos a ser contornados. A presença  do deputado Zé Teixeira se contrapõe a postura do deputado Mandetta, crítico da administração estadual. Enfim, a região da Grande Dourados verdadeiramente inserida no processo sucessório. E mais: O deputado Elizeu Dionízio sai do PSDB rumo ao PSB; os deputados George Takimoto e Paulo Duarte trocando o PDT pelo MDB  e o coronel David deixa o PSC indo para o PSL.

DETALHES  O governador Reinaldo (PSDB) com ações administrativas no interior e capital ao mesmo tempo em que se aproxima de lideranças  expressivas. Seus gestos indicam a intenção de composição mas sem perder a condição de protagonista. Sua firmeza lembra aquela postura de não recuar  ( apesar dos apelos do ex-governador André – MDB) – a candidatura à prefeitura da capital e depois ao próprio governo.

PONTO FINAL  O PT colhe no sul do país a semente de ódio que plantou ao longo dos anos. Incoerência dos petistas que reclamam – pois o próprio ex-presidente Lula ameaçou várias vezes  colocar nas ruas o exercito do companheiro João Pedro Stédile. Os petistas não se conformam com a indignação dos adversários. Qualquer semelhança com a Venezuela seria mera coincidência?

“A credibilidade do país é proporcional aos juros que os banqueiros lhe cobram”.  ( Millôr  Fernandes)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reinaldo Azambuja assina decreto de concurso da PM e do Corpo de Bombeiros

Reinaldo Azambuja assina decreto de concurso da PM e do Corpo de Bombeiros

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou o decreto do concurso para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Serão 650 vagas para nível médio e superior, sendo 450 vagas para a polícia e 200 para os bombeiros militares.

O planejamento do governo estadual é realizar concurso para as carreiras militares todo ano e, com isso, anualmente, 500 militares deverão entrar no quadro.

“É um governo que trabalha com planejamento, trabalha com resultado. Depois de ouvir os comandantes chegamos ao acordo da quantidade de policiais que precisariam ser repostos, e vamos a esse concurso”, informou o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, por meio de nota.

Polícia Militar

Para a PM, foram disponibilizadas 388 vagas para o cargo de Soldado, 50 para Oficial Combatente e 12 para Médico. A exigência é de Nível Médio para Soldado e de Ensino Superior em Direito para Oficial Combatente.

Bombeiro Militar

Para o Corpo de Bombeiros Militar, são 153 vagas para os soldados, sendo exigido Nível Médio. Para Oficiais Combatentes são 23 vagas. Eles são preparados para assumir o comando da corporação.

Haverá a abertura de 12 vagas para o cargo de especialistas de diversas profissões, para a área administrativa, como Engenheiro Civil, Arquiteto, Engenheiro Mecânico, Pedagogo, Assistente Social, profissionais de TI e bacharel na área de Direito. Também serão abertas 12 vagas para médicos.

Confira os requisitos

O governo do Estado já havia antecipado os requisitos para quem vai se inscrever no concurso.

Com relação a escolaridade, tanto para PM como para Bombeiro será exigida da seguinte forma: Para Soldados: Ensino Médio Completo; Para Oficiais Combatentes: Curso de Graduação de Nível Superior em Direito; Para Oficiais Médicos: Curso de Graduação de Nível Superior, com especialização na área exigida pela Corporação (constará no Edital), com registro no Conselho de Fiscalização Profissional e para Oficiais Especialistas: Curso de Graduação de Nível Superior na área exigida pela Corporação (constará no Edital).

Para as duas  instituições os concursos terão as seguintes fases: Fase 1 – Prova Escrita de Conhecimentos, de caráter classificatório e eliminatório; Fase 2 –  Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório; Fase 3 – Exame de Saúde, de caráter eliminatório; Fase 4 – Exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório; Fase 5 –  Investigação Social, que abrangerá, também, a investigação da vida pregressa social, civil e criminal, de caráter eliminatório e Fase 6 – Prova de Títulos, exclusivamente nos concursos para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e de Oficiais Especialistas.

Leia Coluna Amplavisão: A esculhambação política também no STF

Leia Coluna Amplavisão: A esculhambação política também no STF

Manoel Afonso

Amplavisão 1298 –  A esculhambação política também no STF

SEM FRONTEIRAS Na falta de opções que encantem os indignados, o deputado Bolsonaro já transita bem nos bolsões antes impensáveis. O deputado Barbosinha (PSB) por exemplo –  revela que seu filho de 18 anos, acadêmico de direito, não esconde o desejo (reinante em seu grupo de amigos) de eleger Bolsonaro ao Planalto. Aliás, um amigo médico compartilha a ideia, a menos que surja outro nome excepcional para confrontar com a esquerda. E convenhamos: tá difícil.

OPINIÃO  Sobre o cenário nacional, a fala de Barbosinha coincide com o que pensa seu colega de parlamento Lídio Lopes ( Podemos). Ambos acreditam que dificilmente  a corrida ao Planalto deixará de influenciar na sucessão estadual. Entendem que teremos muitas novidades envolvendo políticos e partidos, funcionando como termômetro.

ALVARO DIAS  Não pela idade (73), mas pela mesmice da fala dos moderados que   não empolga. Seu currículo é bom, mas suas passagens pelo PMDB, MDB, PST, PSDB, PDT e PV mostram a priorização da própria sobrevivência política.  Até aqui  nenhum atitude pessoal a merecer destaque no cenário político nacional. Conquistará apoios e inserções em outras classes sociais a melhorar suas chances?  É bom esperar mais para melhor apreciação.

MAIS UM  Depois do deputado Paulo Siufi (MDB), foi a vez do ex-governador André ( MDB) ser excluído das investigações da ‘Coffee Break’. O caso é  ‘café pequeno’ para André também investigado na Justiça Federal em dois outros casos: pela Operação Lava Jato na construção do Aquário por suspeita de desvios de verbas federais e por suspeita de irregularidades na aplicação de dinheiro da União na construção de rodovias na região norte de MS. Aí sim a porca pode torcer o rabo!

VERGONHOSA  O termo mais ameno para definir a imagem do STF. O país assistiu boquiaberto o bate boca entre os ministros Gilmar Mendes e  Luis R. Barroso no melhor estilo de boteco nas tardes de sábado de feijoada. Péssimo exemplo da mais alta corte. Morosa,  submissa e corporativista, em 4 anos não sentenciou um só réu da Lava Jato e  levou 30 anos para proclamar o Sport de Recife campeão de futebol do Brasileirão de 1987. Gilmar, como o diabo que distribui justiça, enquanto Deus apenas olha.

ESCÁRNIO  A opinião pública comunga com o texto postado nas redes sociais pelo procurador federal Deltan Dallagnol onde questiona porque o Supremo não pressiona a presidente Carmem Lúcia para desengavetar a arguição de suspeição contra Gilmar Mendes nas ações sobre prisão na segunda instância.  Enfim, ele acha que o STF administra mal o seu gavetão de assuntos pendentes. Nós também!!!!!

AS OPINIÕES  sobre a postura do STF para evitar a prisão de Lula são em sua maioria críticas. Alguns entendem que a corte inventou o ‘habeas corpus pré-datado’. Outros acham que simplesmente o STF vacilou e deu novo fôlego ao ex-presidente. Enfim, o que acontece na estratosfera da justiça brasileira  não pertence a nós mortais. Vamos esperar para ver o que tem dentro deste ovo de Páscoa só em 6 de Abril. Mas a data mais  apropriada seria 1º de abril – Dia da Mentira.

FRANQUEZA   O jurista Ives Gandra publicou em 2013 um texto questionando os direitos  de quem não faz parte da minoria social favorecida com benefícios nos últimos anos. A síntese do texto: “ Não sou:- Nem negro, nem homossexual, nem índio, nem assaltante, nem guerrilheiro, nem invasor de terras. Como faço para viver no Brasil nos dias atuais? Na…verdade eu sou branco, honesto, professor, advogado, contribuinte, eleitor, étero…E tudo isso para quê?”

O TEXTO voltou a ser divulgado e comentado nas redes sociais por conta da situação  daqueles cidadãos que não se enquadram nas chamadas minorias sociais. Muitos destes brasileiros – por incrível que pareça – se sentem discriminados em face as políticas implementadas nos últimos anos em favor destes grupos que se dizem vítimas de preconceitos e das desigualdades. O respeitado Ives Gandra foi corajoso  em suas manifestações que tem gerado comentários  à favor e contra. Faz parte.

EM PAUTA  Mais uma missão emblemática para o senador que vem elevando o conceito do Estado no Senado.  Pedro Chaves ( PRTB) espera receber mil emendas ao novo Código Comercial e até 20 de junho apresentará o relatório. Até lá percorrerá o país ouvindo a sociedade, como nesta sexta feira (23) na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Jr. Mochi (MDB). Chaves lembra que as relações comerciais mudaram desde 2002, quando entrou em vigor o Código Civil absorvendo a maior parte do texto do Codigo Comercial de 1850.

ALELUIA  Finalmente o Hospital do Trauma ficará pronto. O custo da obra por volta de R$32 milhões. Se comparar o custo com os benefícios é barata, principalmente se você levar em conta o que se gasta ( R$180 milhões)  com obras faraônicas como o Aquário do Pantanal por exemplo.  Temos que tirar o chapéu para governantes e profissionais abnegados que  estão oportunizando esse empreendimento de 100 leitos  aqui na capital. Isso sim é prioridade.

É GUERRA! Que país é esse? De 2007 a 2016 foram 550 mil pessoas assassinadas – uma cidade média por ano – superando a população de Florianópolis ( 490 mil). De 2.000 a 2016 a matança cresceu 27,5%. Sergipe é o mais violento dos Estados: a cada 100 mil pessoas, 64,8% delas assassinadas.  No MS são 24,9% de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.  Números que assustam e advertem sobre os perigos do dia a dia. Como dizia o poeta Vinicius de Moraes: “viver é um perigo”.

NA ESTRADA   A pré candidata Rose Modesto ( PSDB) disse-me que vai focar na educação e na melhoria da assistência social em geral. O deputado Beto Pereira ( PSDB) confessou-me que vai priorizar as reformas política e tributária. O deputado Fábio Trad quer dar sequência ao trabalho do mandato anterior para aproveitar seu inegável preparo jurídico. Todos eles jovens, entusiastas que estão pontuando bem nas pesquisas por aí. É a renovação com qualidade de que tanto precisamos na política.

‘SAARA’  O campo político de Dourados continua desértico, sem ‘nutrientes’ que permitam a proliferação de novos nomes engajados ou pelo menos identificados com a realidade sócio econômica.  Não está fácil buscar nomes para o Senado ou para compor chapa majoritária. Já os políticos com mandato sonham mesmo é com a prefeitura douradense.  Mas no frigir dos ovos a região precisa e deve ser prestigiada na composição das candidaturas em marcha.

ARTICULADO  Aos 49 anos de idade  o ex-prefeito de Mundo Novo Humberto Amaducci está animado com sua pré candidatura ao Governo do Estado. Tentará reunificar o PT e nesta semana esteve em Corumbá. Lembra de sua experiência  e inclusive de suas relações com o ex-presidente Lula que já esteve em sua cidade por 3 vezes. Também é o caso de observar se seu desempenho melhora nas pesquisas. Até aqui desanimador.

ALERTA-1 Se o candidato petista não empolgar e chegar fraco nas eleições, o desastre atingirá diretamente a representação proporcional do partido. Observadores já vaticinam que o PT poderia  eleger – neste caso – apenas o deputado  Cabo Almi. Também o deputado federal Vander Loubet sofreria os reflexos. Quando o assunto é abordado noto o desconforto crescente entre os parlamentares na Assembleia Legislativa.

ALERTA-2 No último pleito o PT concorreu em 7 cidades e não elegeu um só prefeito. Na capital o desastre foi grande: Alex do PT obteve apenas 1,9% com 8.482 votos. Só um vereador eleito. “O PT não se preparou para esse novo Brasil” – disse o ex-senador Delcídio do Amaral após a derrota ao Governo. Seria o caso de se perguntar: “Em piores condições que antes, será que o PT está mais preparado do que naquela eleição?”

CONCORDATA  O PT lembra a empresa em dificuldades financeiras que recorre a justiça para obter melhores condições e assim ganhar fôlego. Mas um partido atingido no peito por denúncias comprovadas de corrupção, que perdeu seu maior patrimônio (ética administrativa), além de ter várias de suas lideranças já presas e desmoralizadas, conseguirá o milagre da ressurreição.

CONCORRÊNCIA  Se antes o PT era o carro chefe da esquerda brasileira, hoje tem a concorrência do PSOL que vem ganhando a preferência de ex-eleitores petistas.  Pergunto: quem tem ido as ruas nestas últimas manifestações do Rio de Janeiro por exemplo? É o PSOL que ganha espaço e com moral para continuar pedindo o fim da corrupção e da impunidade.  Os petistas estão recolhidos como crianças com catapora.

SOBREVIVENTE?   Neste Titanic do PT Zeca se articular para escapar do desastre e até topa  uma aliança branca com o PSDB. Sabido – quer salvar a própria pele e para isso já vem jogando como mostram suas declarações e articulações. Já antevejo  o surrealismo de sua postura eleitoral. Zeca priorizou a própria salvação. Quanto ao PT- é assunto para depois.

“O senhor (Gilmar) é a mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia”. ( ministro Luiz R. Barroso)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa tem cultura da fronteira com Lambreado no almoço, ao som da katchaka

Festa tem cultura da fronteira com Lambreado no almoço, ao som da katchaka

Gisele resolveu fazer o lambreado para matar a saudade de Porto Murtinho. (Foto: Thailla Torres)

Campo Grande (MS) – Há três meses morando em Campo Grande, Gisele Nivia, 37 anos, nascida em Porto Murtinho resolveu matar a saudade da terra natal trazendo um pouco de sabor e diversão aos amigos. Neste domingo, em uma festa realizada no bairro Oliveira, ela serviu Lambreado, um prato típico murtinhense que fez muita gente lembrar do passado e das tradições do interior.

A receita já não é novidade por aqui, mas a diferença no fim de semana foi o pacote completo, no sabor e na katchaka, um ritmo paraguaio, dançante, marcado pelo som do órgão, mas com elementos de uma banda completa.

Grupo tocou chamamé e  katchaka, ritmo conhecido na fronteira. (Foto: Thailla Torres)Grupo tocou chamamé e katchaka, ritmo conhecido na fronteira. (Foto: Thailla Torres)
Público aproveitou para dançar à vontade. (Foto: Thailla Torres)Público aproveitou para dançar à vontade. (Foto: Thailla Torres)
Lambreado servido com acompanhamentos. (Foto: Thailla Torres)Lambreado servido com acompanhamentos. (Foto: Thailla Torres)

O Lambreado não é muito diferente do bife à milanesa tradicional. A carne, bem temperada, também é empanada em ovos e trigo, mas com o leite entre os ingredientes, que Gisele chama de “massa de tortilha”. Em Murtinho é servido apenas com mandioca na feira da cidade, mas por aqui, Gisele incrementou o prato com arroz e vinagrete.

“Lá na minha cidade as madrugadas são de Lambreado, o pessoal sai da festa e passa na feira onde já tem muito Lambreado sendo frito”, conta Gisele.

Apaixonada pelo prato típico, mas sem encontrar original por aqui, Gisele fez um teste há poucos meses em um restaurante onde trabalha. “Eu anunciei no meu Facebook que naquele dia eu serviria o lambreado. O dono do restaurante ficou admirado do tanto de gente que apareceu. Mas como era muito longe ficava difícil, para todo mundo ir buscar, por isso resolvemos fazer a festa”.

O convite feito nas redes sociais levou 150 pessoas ao evento de Gisele, realizado na Toca do Murtinhense, cujo o dono também é de Porto Murtinho e fez de um lugar simples e rústico, ponto de encontro para tudo que é regional.

Um oportunidade para reunir os conterrâneos, diz Cida Guiomar Fernandes, de 50 anos. “Eu achei uma ótima ideia, quando Gisele me falou, não pensei duas vezes em ajudá-la. Essa festa aqui é uma rotina do nosso fim de semana em Porto Murtinho”, diz.

Tatiane Lima, de 43 anos, come o lambreado desde que chegou em Campo Grande há duas décadas por uma paixão. “Eu vim passear e acabei me apaixonando. Casei com um murtinhense e estou aqui até hoje. Porto Murtinho virou minha terra, pela cultura, dança e animação do povo. Coisa que a gente não encontra igual em São Paulo”.

Tatiane e o marido de Porto Murtinho. (Foto: Thailla Torres)Tatiane e o marido de Porto Murtinho. (Foto: Thailla Torres)

Ao lado da família e dos amigos, Lenira Farias, de 56 anos, era uma das mais animadas lembrando das tradições de quem veio da fronteira. “A gente mata a saudade, consegue rever os amigos que estão longe. Porque essa animação de Porto Murtinho faz falta”. Para ela o evento é também a chance de divulgar a gastronomia tradicional. “Muita gente desconhece o Lambreado e aqui você não encontra. Acho importante para as pessoas conhecerem”.

Aos 81 anos, Dona Benita Alvarenga, viajou mais de 400 quilômetros para curtir a festa. O filho que não queria deixá-la sozinha falou que a levaria em uma festa da Colônia Paraguaia, mas quando chegou à Toca do Murtinhense, ficou surpresa. “Vi que aqui não era a Colônia, mas tão boa quanto. Um povo animado da nossa fronteira, estou muito feliz”.

Só ontem, Gisele e sua equipe de amigos, que tornaram-se colaboradores do evento, preparam mais de 50 quilos de bife. Um trabalho que começou na madrugada, mas para ela é recompensador. “Porto Murtinho é muito rico em cultura, mas aqui as pessoas desconhecem isso. Eu quero mostrar o que a gente tem de melhor na música, na gastronomia e na diversão. Tudo para lembrar da nossa terra”.

Se vai fazer uma nova edição do lambreado? Gisele diz em tom de mistério. “Ainda não sabemos, mas é uma ideia. A única certeza é que em setembro faremos um grande evento de lambreado em Porto Murtinho”.

Lenira (de azul) e as amigas. (Foto: Thailla Torres)Lenira (de azul) e as amigas. (Foto: Thailla Torres)
Cida, que apoiou Gisele na festa. Cida, que apoiou Gisele na festa.
Dona Benita e a família. (Foto: Thailla Torres)Dona Benita e a família. (Foto: Thailla Torres)
Fonte: Campo Grande News
Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Afinidade

Leia Coluna Politica de Roberto Costa: Afinidade

Roberto Costa

AFINIDADE – O ingresso do deputado estadual George Takimoto ao MDB nos parece irreversível, muito embora ele ainda não feito nenhuma declaração neste sentido.

**

ALIADO – São cada vez maiores os rumores de que o juiz federal aposentado, Odilon de Oliveira, Irá compor com o partido que tem o deputado federal Jair Bolsonaro como candidato à presidência da República.

**

COVARDIA I – A execução sumária da vereadora do PSOL, Marielle Franco, precisa ser esclarecida. A mobilização nacional e internacional deixou bem claro que ninguém suporta mais conviver com a impunidade.

**

COVARDIA II – Tratamento semelhante precisa ser colocado em prática pelos organismos de segurança aos foram brutal e covardemente assassinados no exercício da função policial no Rio de Janeiro.

**

COVARDIA III – A comoção que tomou aqui não teve o mesmo reflexo quando da execução do investigador do SIG, Wescley Dias Vasconcelos, morto com mais de 30 tiros de fuzil em Ponta Porã.

**

PODE MUDAR – O quadro sucessório sul-mato-grossense ainda não está totalmente definido. Exceto Puccinelli que está correndo o trecho, Azambuja e Odilon ainda não à vontade na disputa.

**

CALADO – O ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Antonio de Souza, parece que o interesse por uma das cadeiras na Assembleia Legislativa não lhe seduz mais.

**

CHINÊS – O experiente Londres Machado, do PR, que já ocupou por 11 mandatos consecutivos a cadeira de deputado estadual, tem dado demonstração de que quer voltar à ativa.

**

MUDANÇA – E por falar em Assembleia Legislativa, os entendidos em política preveem renovação de 70%. É sabido que eleitor ainda tomou partido e muito menos manifestou sua opinião em relação às eleições.

**

LULA AMANHÃ – É como será visto o ministro Carlos Eduardo Xavier Marun, quando bater à porta do judiciário.

**

PERGUNTA – Se as leis são fracas, descabidas e que por isso mesmo os presos são colocados em liberdade, a quem cabe o processo de reforma para libertar as pessoas de bem dos criminosos?

**

SURPRESA!? – O presidente da República, Michel Temer, se não for desaconselhado por seus mentores intelectuais, vai disputar à reeleição confiante no seu poder de persuasão.

**

HENRY FORD“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”

**

Leia Coluna Amplavisão: Pesquisas – Falta coerência e sobra tolice

Leia Coluna Amplavisão: Pesquisas – Falta coerência e sobra tolice

‘SOLIDARIEDADE’ O atual ministro de Governo Carlos Marun ignorou o clamor público contra o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB) ao visitá-lo na cadeia em Curitiba. Repetiu o gesto visitando o ex-governador André (MDB) na prisão. Mas a exemplo das vezes anteriores, o ex-deputado Edson Giroto ( PR) foi esquecido na cadeia pelos companheiros de política. Nem Marun e nem Puccinelli levaram uma palavra de solidariedade. Evidente – medo de desgaste!

‘CORAJOSOS’ Vendo as imagens do Juízes e Procuradores da Justiça Federal em postura de protesto na entrada do Fórum Trabalhista da nossa capital, não há como deixar de concluir: no Brasil retratado pelo personagem Justo Veríssimo, o direito não combina com bom senso. Meu pirão primeiro! Perguntar não ofende: O que será – por
exemplo – que as empregadas domésticas destas autoridades pensam a respeito da ‘bagatela’ do auxílio moradia de seus patrões? Como dizia o maestro Tom Jobim: “O Brasil não é mesmo para principiantes”.

UM PERIGO! O custo da terceirização de algumas atividades – antes inerentes a própria natureza das atribuições das administrações municipais e estaduais continua polemizando. Alguns alertam que essa opção acaba saindo muito mais cara se fosse realizada pela gestão pública, além de ser mais eficiente e de melhor qualidade. Sobre esse assunto conversei com dois prefeitos recentemente.

O PRIMEIRO foi Maurílio Ferreira Azambuja que governa Maracajú pela terceira vez. Ao seu estilo calmo citou um exemplo assustador: quando assumiu o município gastava R$180 mil reais mensais só com a coleta de lixo. Tomou coragem: não renovou o contrato com a empreiteira e gasta hoje com frota e funcionários apenas R$75 mil por
mês. Só com a economia comprou vários caminhões basculantes e equipamentos.  Quando assumiu havia 10 ônibus escolares. Comprou 40 e cortou a terceirização.

O SEGUNDO prefeito com quem conversei na governadoria foi Valdomiro Sobrinho (PR) de Mundo Novo. As mudanças começaram nas pequenas atividades da garage municipal onde instalou equipamentos para reparos diversos nos veículos e maquinas. Também mapeou as estradas e investiu no transporte escolar municipal, limpeza e
conservação das ruas. Valdomiro lembra que cabe sim a administração zelar diretamente pelos interesses do município, evitando delegar atribuições a terceiros que só visam o lucro. Exemplos a serem seguidos.

SEGREDOS Sobre essas posturas o ex-prefeito de Aquidauana Felipe Orro e hoje deputado pelo PSDB, após assistir os relatos de Maurílio e Valdomiro, elogiou as iniciativas. Lembrou que como prefeito fugiu das propostas das empreiteiras dos serviços de tapa buracos e das ofertas de empréstimos de alguns bancos. Cuidou das ruas a custos incomparáveis e Aquidauana foi a única – dentre 25 cidades – que não se deixou seduzir pelas ‘tentadoras propostas’ de um banco alvo de medida punitiva do Banco Central.

AVISOS: “Existe o vácuo de representação. O eleitor não se sente representado pelos partidos e políticos. A rejeição será enfrentada por todos.Dois terços do eleitorado não tem partido de preferência. Qualquer político que apareça no horário eleitoral será visto inicialmente com desconfiança. Existe a indignação que não está nas ruas, também por
conta da internet, mas é preciso que os candidatos estejam sintonizados com isso. Quem conseguir personificar a indignação terá mais chance.” ( Mauro Paulino – diretor do Datafolha )

UTOPIA Pela última pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria o brasileiro quer um candidato com perfil raro: que acredite em Deus, honesto, experiente e que tenha origem pobre, valorizando mais o conhecimento dos problemas do país inclusive dos assuntos econômicos. Outro delírio: o eleitor exige que o candidato não minta na campanha. Brasileiros tolinhos vivendo no mundo da lua. Adianta fazer biometria e ainda acreditar que os ovos de chocolate da Páscoa vêm dos coelhos?

CONTRADIÇÕES Em termos de exigência o nosso eleitor se posta como um cidadão norueguês, mas seu comportamento no dia a dia é aquém das recomendações éticas e patrióticas. Continua cometendo fraudes diversas, fura filas e quer levar vantagens também nas eleições. Quer fazer delas um bom negócio. Enfim, fala uma coisa e faz
outra diferente. Enfim, esse pessoal não chegou ao Congresso Nacional por acaso. Afinal, jabutis não escalam postes.

CONCLUSÃO O país continuará o mesmo, do descontentamento, da desesperança. Nenhuma das candidaturas une a nação. A abstenção e os votos /brancos totalizarão mais de 30%. As reformas tributária, política e previdenciária não interessam aos donos do poder. Aliás, tramam a volta do imposto sindical. Aí somos obrigados a concordar
com escritor Giuseppe T. Lampeduza: “as coisas mudam para ficar como estão”.

ENTRAVES A recente decisão judicial suspendendo os direitos políticos por 3 anos dos ex-prefeitos Nelson Trad (PTB) e Alcides Bernal (PP) pode até não ser confirmada em 2ª. instância, mas já representa desgastes na opinião pública e fornece munição aos adversários sem problemas judiciais. Mas o desgaste mais temido e irrecuperável é o tal desgaste nas urnas. Esse, nem reza brava cura.

‘APOLÍTICA’ Papo agradável com a ex-senadora Marisa Serrano na ante-sala do gabinete do prefeito Marcos Trad (PSD). Quando perguntada sobre o cenário político – ela disfarçou sorrindo e disse “política é coisa do passado”. Mas ‘data venia’, qual seria mesmo o real motivo da visita da ilustre filha de Bela Vista ao prefeito da capital nesta
época em que as costuras políticas já acontecem? Mistério.

BOLSÃO Se minha memória não falha, o último deputado federal representando essa região do Estado foi Waldomiro Gonçalves. Agora com a desistência do deputado Eduardo Rocha (MDB) há uma disposição de convencer o ex-deputado Diogo Tita (MDB) de tentar a empreitada, um tanto quanto difícil, mas não impossível. A tendência
é que a região continue o paraíso dos candidatos paraquedistas.

EXPLICO É difícil obter êxito com o discurso da unanimidade das cidades da região em prol de um candidato. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças diversas estão abrigados em partidos diferentes e mantém ligações com políticos e candidatos ao senado, câmara federal e assembleia legislativa. Nesta hora imperam as questões
domesticas das cidades. Sem ilusões.

‘PONTE DE PAPEL’ Para a opinião pública de Jardim e região, a ponte sobre o Rio dos Velhos que ruiu fez jus ao apelido e vai influenciar o eleitor. Conversei no saguão da Assembleia Legislativa com o prefeito Guilherme A. Monteiro (PSDB) e o vereador Artur Miranda (PDT). Ambos reclamaram dos transtornos e prejuízos, lembrando que outras 40 pontes (da mesma empresa) estão sob suspeita. As imagens da ponte ruindo são mais fortes do que a desculpas dos responsáveis pela obra.

APOSTAS Que eleição mais esquisita! A maior aposta é que fulano, beltrano ou sicrano desista da candidatura a governador. Ora! Quanto mais opções, por mais estapafúrdias que possam parecer – maior é a chance do eleitor efetivamente fazer comparações. Esse tipo de aposta pode transparecer receio ou algo parecido.

FICHA LIMPA Indaguei ao governador Reinaldo (PSDB) sobre a importância da ‘ficha limpa’ nestas eleições. De forma clara, disse que esse tema não poderia ficar de fora das abordagens na campanha, pois o próprio eleitor junto com a análise das propostas terá a chance de verificar e comparar a biografia ou currículo de todos os candidatos. Foi o recado.

DE LEVE Será que com mais 180 novos táxis em Campo Grande o nível de prestação de serviço vai melhorar? Os motoristas – por exemplo – deixarão de fumar dentro do carro antes do passageiro embarcar? E os preços – serão competitivos aos do Uber? E os motoristas que atendem no aeroporto – continuarão apressados como se tivessem
participando de uma gincana? Afinal, quantidade nem sempre garante qualidade.

NOTA 10 Também nos eventos comemorativos a Semana da Mulher, a deputada Mara Caseiro ( PSDB) foi a parlamentar que mais se destacou na bancada feminina.Desde o início acompanho atuação dela que com fibra vem ganhando espaço. Presente na tribuna, nos debates, atuante nas comissões em que participa, tem a coragem sem perder a natural delicadeza. Além do mais, ela tem uma bela história de vida de superações.

HUMOR JUDEU “O sucesso não me mudou em nada. Sempre fui insuportável”. (Fran Lebowitaz) “Quebrei uma perna esquiando na semana passada. Felizmente não era minha”. ( Mel Brooks) “Ou este homem está morto, ou o meu relógio está parado”. ( Groucho Marx) “Que infância eu tive… Na escola que eu frequentava pediram para um menino provar a lei da gravidade e ele jogou o professor pela janela”. ( Rodney Dangerfield )

“ O sujeito vai lá, tapa o nariz e vota”. ( João Ubaldo Ribeiro )