jul 9, 2020 | Destaques
Campo Grande (MS) – O maior plano safra da história foi anunciado priorizando os pequenos e médios produtores. Do total de recursos, R$ 8,64 bilhões serão destinados para Mato Grosso do Sul nos diversos setores produtivos do agronegócio.
A superintendência regional do Banco do Brasil anunciou – além da redução de taxas de juros em todas as linhas de crédito – o montante de recursos disponíveis para financiamento do setor rural de R$ 8,64 bilhões, 12,5% a mais em relação ano anterior, que foi R$ 7,68 bilhões. Os financiamentos podem ser contratados desde 1º de julho desse ano e vão até 30 de junho de 2021.
O recorde de recursos foi destacado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que lembrou a importância do agronegócio para a economia do Estado, como também da união das instituições que dão suporte e tem se mostrado fundamentais para contribuir com a retomada econômica do Brasil pós pandemia. “Da forma como foi estruturado, o plano resolveu o problema da disponibilidade de recursos, trouxe importante redução nas taxas de juros e chegou em tempo hábil ao produtor graças a integração da Famasul, Banco do Brasil e Semagro”, explicou Jaime.
O plano prevê aos pequenos agricultores rurais recursos para financiamento em atividades agropecuárias, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e os médios produtores rurais, por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Demais produtores e cooperativas vão contar com outra fatia importante dos recursos. Houve redução em todas as taxas de juros dos programas contemplados pelo Plano Safra 2020/2021 que vão variar de 2,75, a 7,5% ao ano.
Na avaliação de Verruck um dos principais ganhos foi o aumento, em 30%, do volume de recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o lançamento conjunto com a agricultura familiar (que também teve os seguros para soja e milho ampliados), além da permissão de aquisição de área de reserva legal com esses recursos.
A meta de 9 bilhões para o Estado, é possível, segundo o secretário, porque as políticas agrícolas do Governo do Estado têm conseguido auxiliar na expansão significativa de área (principalmente com substituição de áreas de pastagem para agricultura). “Acreditamos que com esses recursos o agro de Mato Grosso do Sul dará as respostas que nós esperamos em termos de manutenção da atividade econômica, mas principalmente de crescimento do PIB do agronegócio no Mato Grosso do Sul, que já contribui para sustentação das atividades econômicas do Estado”, frisou.
Jaime disse ainda que o Mato Grosso do Sul tem se destacado tanto no uso da tecnologia como na sustentabilidade, citando o programa de agricultura de baixo carbono (ABC) que teve suas linhas ampliadas em mais de 30% e permitem a agricultura seguir em movimento de transformação com aumento de produtividade. “A ideia é fazer uma agricultura com tecnologia, uma agricultura sustentável e que consiga concorrer nesses grandes mercados mundiais onde o Mato Grosso do Sul já tem participado de maneira bastante ativa”.
Finalizando sua participação Verruck garantiu que, para o Governo do Estado, o produtor sul-mato-grossense está pronto para receber esses recursos e pronto para dar uma resposta em termos de produção e produtividade.
O evento, realizado remotamente, contou com a participação do diretor de agronegócios do Banco do Brasil, Antônio Carlos Wagner Chiarello, o superintendente do Banco do Brasil, Sandro Jacobsen Grando, do secretário de Estado da Semagro, Jaime Verruck e do presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.
Kelly Venturin, Semagro
Foto: Arquivo Subcom/Semagro
jul 7, 2020 | Destaques
Associados, colaboradores e parceiros se mobilizaram para levar apoio a entidades e famílias necessitadas
A cooperação mostra cada dia mais sua força e valor, em especial diante do atual cenário que atinge todo o mundo. Por isso, o Dia C – Dia de Cooperar, realizado no último sábado (04) apresentou relevância ainda maior.
Integrante do movimento nacional de estímulo às iniciativas transformadoras e voluntárias, o Sicredi realizou grande mobilização com suas cooperativas e promovendo ações em diversas cidades.
A Sicredi Centro-Sul MS, por meio de várias ações, se destacou pela mobilização realizada em municípios da região sul do Estado, que beneficiará entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade.
“O mote do Dia C em 2020 foi que com atitudes simples movemos o mundo e o Sicredi acredita nisso, acredita no poder transformador da solidariedade e mais que estimular, a Cooperativa busca realizar e fazer sua parte para uma sociedade mais justa e unida, em especial diante da pandemia do coronavírus, onde a cooperação se torna essencial”, avalia Sadi Masiero, presidente da Sicredi Centro-Sul MS.
Em Amambai, em parceria com a Coopersa, C-Vale, Lar e Coamo, a Sicredi Centro-Sul MS realizou ações de conscientização sobre a pandemia da Covid-19 e arrecadou alimentos e agasalhos.
Já em Ivinhema, os próprios colaboradores se reuniram e doaram cestas básicas ao Projeto Cáritas, que atende 30 famílias, cuja a única renda era a arrecadação de material reciclável e que diante da pandemia não podem mais trabalhar. Em Itaporã, a ação também arrecadou cestas básicas para 130 famílias da região.
Cestas básicas, produtos de limpeza, agasalhos e cobertores foram arrecadados para famílias assistidas pela instituição Famílias Carentes da Sociedade de Laguna, em Laguna Carapã. Famílias de Aral Moreira também foram beneficiadas com a arrecadação de cestas básicas e produtos de higiene. A mobilização entre colaboradores e associados, levou à Deodápolis, movimento que também arrecadou cestas básicas.
O projeto Quentinha, de Ponta Porã, foi beneficiado com a doação de agasalhos, mantas e alimentos, que devem beneficiar cerca de 200 pessoas. Esta ação foi promovida por associados e colaboradores.
Em Naviraí, o foco foi a conscientização sobre o coronavírus e a dengue, outro problema que não pode ser esquecido e pode ser prevenido. Em parceria com a Copasul e C-Vale Supermercado, a cooperativa realizou ações de conscientização e distribuição de kits contendo máscara e álcool gel, contemplando cerca de 500 pessoas, em especial idosos e integrantes do grupo de risco. Também a gincana Palpite do Milho, que teve meta de arrecadar fundos para famílias carentes, atingiu cerca de 1000 pessoas, com sorteio de brindes, incluindo um tablet.
Com grandes ações em Dourados, a Cooperativa mobilizou além da sede, as agências Dourados, Integração, Água Boa, Universitária e Parque Lago. Em parceria com Uniodonto, Cergrand, Uniprime e Grupo ABV, a união das cooperativas atendeu 182 famílias afetadas pela pandemia com a doação de cestas básicas e cobertores. A doação foi encaminhada às igrejas Padre Pio, Nossa Senhora do Carmo e Primeira Igreja Batista, que possuem cadastro das famílias e destinou as doações.
Além disso, entrando no mundo digital, a Sicredi Centro-Sul MS realizou a transmissão de duas lives nos seus perfis oficiais das redes sociais. Pela manhã, o tema foi Consciência Financeira, com o consultor financeiro e gerente de captação da Sicredi Centro-Sul MS, Maurício Okabayashi, e na parte da tarde o tema foi Cooperativismo, com o gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Central BRC, Rafael Meira.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 28 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 85 mil associados atendidos pela Cooperativa.
jul 7, 2020 | Destaques
Campo Grande (MS) – Inteligência, investimento e integração das polícias consolidam Mato Grosso do Sul como um dos estados mais seguros do país. Segundo dados da Segurança Pública, o primeiro semestre de 2020 registrou um saldo positivo, dos 12 tipos de crimes monitorados, o Estado vem registrando queda em nove itens analisados.
Conforme dados do Relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) nesta terça-feira (07.07), os índices positivos colocam o Estado entre os mais seguros do Brasil para cada 100 mil habitantes.
Roubo foi o que registrou maior queda entre os números analisados, 28,1% (a cada 100 mil habitantes) se comparado com 2019, de 3.881 ocorrências registradas no ano passado para 2.240 ocorrências neste ano, uma diferença de 1.441 casos a menos registrados.
No caso de roubo em via urbana, o recuo chegou a 27,2% (a cada 100 mil habitantes) – de 3.042 (2019) para 2.240 (2020) -, diferença de quase 1 mil casos a menos em comparação com o ano anterior.
Os crimes contra o patrimônio ainda apresentam redução em outros três itens: 16,2% contra o comércio; de 25,2% de veículos e 27,4% a residência.
Furto também apresentou redução considerável e registrou queda de 18,2%, de 18.097 casos registrados em 2019 passou para 14.963 em 2020. Furto a residência, por exemplo, apresentou redução expressiva com queda de 25%, de 188 ocorrências (2019) para 138 ocorrências (2020).
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o trabalho no combate à criminalidade e à violência não se restringe ao trabalho de prevenção e repressão, mas também ao monitoramento constante dos resultados, às medidas de ressocialização e ao investimento de forma equilibrada entre as forças de segurança. “Os números são produto dos chamados três “is”: Inteligência, Investimento e Integração entre as forças de segurança, sistema penitenciário e outras secretarias”.

Crimes contra à vida
O Monitor da Violência – feito pelo G1, Núcleo de Estudos da Violência da USP e Fórum Brasileiro de Segurança Pública – revela que em março, último mês disponível da pesquisa, Mato Grosso do Sul obteve o 4º menor índice de crimes violentos (1,37 para cada 100 mil habitantes). A média nacional foi de 1,97 crimes violentos/100 mil habitantes.
Conforme o estudo, de Janeiro a Junho, Mato Grosso do Sul registrou média de 1,8% nos homicídios dolosos, se mantendo abaixo da média nacional, 1,97 crimes violentos (março/2020). Apesar dos diversos casos de feminicídios registrados no Estado, houve redução de 15% em comparação de 20 casos registrados no primeiro semestre de 2019 para 17 em 2020.
Outro ponto importante é quanto a redução de crimes violentos na faixa de fronteira 18,9%, de 139 casos em 2019 para 114 casos em 2020. Nos homicídios culposos no trânsito (quando não há intenção) a redução chegou 9,6% em comparação com o ano anterior.
MS registro avanço em apenas duas frentes : roubo seguido de morte, com 31,8% e furto de veículos com 5,2%.
Rodson Lima, Sejusp
Fotos: Arquivo Subcom
jul 6, 2020 | Destaques
Instituição financeira cooperativa, que nasceu para ser uma alternativa aos associados, comemora mais um aniversário conciliando viabilidade econômica e responsabilidade social
Completando 31 anos de história na região no dia 5 de julho, a Sicredi Centro-Sul MS, é uma instituição financeira cooperativa comprometida com a transformação econômica e social, impulsionando as pessoas e promovendo o desenvolvimento coletivo. Ao longo destes anos, a Cooperativa vem se solidificando no cenário financeiro regional e unindo forças com aqueles que são os mais importantes: os associados.
História
Uma cooperativa surge a partir de uma necessidade coletiva e da união de pessoas com a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. E, foi assim, que as atividades de cooperativismo de crédito em Dourados iniciaram no dia 5 de julho de 1989, com a fundação da Credidourada. Ao mesmo tempo, surgiram na região sul do Mato Grosso do Sul cooperativas similares em Rio Brilhante e Caarapó. E, visando somar forças que, em 2001, houve a fusão das cooperativas de crédito de Dourados, Rio Brilhante e Caarapó, incluindo também as unidades que já possuíam em Amambai e Laguna Carapã, formando assim a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS.
A partir desta união, iniciou-se um projeto de expansão da Cooperativa, ampliando sua área de atuação e se solidificando ainda mais no cenário econômico da região. Entre os anos de 2002 e 2007, 6 novas agências foram inauguradas nos municípios de Novo Horizonte do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Iguatemi, Nova Alvorada do Sul e a agência Integração, sendo a segunda na cidade de Dourados.
No ano de 2008, a Cooperativa Sicredi Itaporã, também fundada em 1989, se uniu a Sicredi Centro-Sul MS para juntas estimular o desenvolvimento da região. Entre 2009 e 2011, a Cooperativa chegou aos municípios de Ivinhema e Mundo Novo e inaugurou a terceira agência em Dourados, desta vez, no Jardim Água Boa.
Em 2012, mais uma grande união aconteceu com a fusão da Sicredi Centro-Sul MS com a Sicredi Fronteira MS, também fundada em 1989, aderindo as agências que já possuía nos municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Bela Vista e Coronel Sapucaia, aumentando a sua área de atuação e tornando-se um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social.
A partir deste momento, a expansão da Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS se tornou ainda mais sólida. Entre os anos de 2013 a 2020, mais 13 agências foram inauguradas nos municípios de Deodápolis, Fátima do Sul, Itaquiraí, Bataguassu, Eldorado, Batayporã, Douradina, Anaurilândia, Juti, Antônio João, Angélica e mais duas agências em Dourados, a Universitária e a Parque do Lago.
Viabilidade econômica com responsabilidade social
Segundo o vice-presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Edilson Antonio Lazzarini, a trajetória da cooperativa enche a todos de orgulho. “Ao olharmos nossa história, ficamos muito orgulhosos, pois crescemos muito, mas também superamos muitos desafios ao longo desses 31 anos. Somos muito gratos aos nossos associados, colaboradores e as comunidades que sempre acreditaram na força da cooperação e nos ajudaram a construir essa história.”
Uma cooperativa é uma sociedade de pessoas, que buscam, juntas, e por meio de objetivos comuns, definem estratégias que contribuem com o crescimento coletivo. “Estamos sempre ao lado da comunidade, promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da região onde atuamos”, destaca Lazzarini.
Ao comemorar seus 31 anos de fundação, a Sicredi Centro-Sul MS apresenta um crescimento econômico que beneficia diretamente os associados e a comunidade em que está inserida. “A cada ano, avançamos mais no desenvolvimento da nossa região. Estamos crescendo junto com nossa comunidade, mesmo em um cenário cheio de desafios, graças a participação econômica cada vez maior dos nossos associados”, afirma o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero.
Além da viabilidade econômica, a preocupação com a vida financeira dos associados e o comprometimento com a comunidade estão presentes no trabalho da Cooperativa. “Para 2020, o Fundo Social, recurso utilizado para apoiar projetos da comunidade nas áreas de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Segurança, contam com mais de R$ 1 milhão. Além disso, conforme aprovação em AGO, cerca de R$ 1 milhão já foi doado ao Hospital de Amor, para custeio de manutenção da unidade móvel de diagnóstico e prevenção do câncer, que fica na nossa região”, reforça o presidente.
Números da Sicredi Centro-Sul MS
- Presente em 28 municípios;
- 32 agências de atendimento;
- 85 mil associados;
- 495 colaboradores diretos;
Em 2019,
- Obteve resultado positivo de R$ 106,2 milhões;
- Atingiu a marca de R$ 2 bilhões de ativos;
- Patrimônio líquido de R$ 491 milhões;
Estes números posicionam a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS entre as 5 maiores do Sistema Sicredi e reforça a grandeza e potencialidade econômica da região centro e sul do Mato Grosso do Sul.
Cooperação
Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, a Sicredi Centro-Sul MS, está ainda mais próxima dos associados, realizando diversas medidas para contribuir com a minimização dos impactos econômicos e social na comunidade. As ações vão desde o estímulo a utilização dos canais digitais e liberação de linhas de crédito específicas para os associados que sofrerem maiores impactos com a redução da atividade econômica, a doações de respiradores, equipamentos de proteção e materiais de higiene através dos recursos do Fundo Social. “Estamos fazendo nossa parte e orientamos que todos sigam os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde, afinal, gente que coopera, cuida”, finaliza o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero.
Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS
A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 28 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 85 mil associados atendidos pela Cooperativa.
jul 5, 2020 | Destaques
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes revogou neste domingo (5), a prisão do blogueiro bolsonarista, Oswaldo Eustáquio, que foi preso em Campo Grande no final do mês passado. Porém, de acordo com o canal CNN Brasil, a decisão contém algumas restrições que deverão ser cumpridas pelo blogueiro.
Segundo o canal de televisão, Eustáquio está proibido de ter contato com outros investigados na ‘Operação Lume’, nomes que incluem ativistas de direita, empresários e outros blogueiros e fica impedido de frequentar e utilizar as redes sociais. Outra restrição imposta por Alexandre de Moraes, determina que o blogueiro não pode ficar a menos de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, em Brasília, nem de residências de ministros do STF.
No último dia 30, Moraes renovou a prisão temporária do bolsonarista a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República). No entanto, neste domingo, o ministro atende uma recomendação da PGR para que o blogueiro fosse solto.
Prisão em Campo Grande
Oswaldo Eustáquio foi preso pela PF (Polícia Federal) na capital sul-mato-grossense no dia 26 de junho. O blogueiro é investigado na Operação Lume, onde é suspeito de envolvimento na organização de atos antidemocráticos que pediram pela volta da Ditadura Militar, além do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal localizou Eustáquio em Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, o que levantou suspeitas sobre a possibilidade de fuga. Após um monitoramento sobre o seu paradeiro, ele foi preso hoje, na capital.
Em sua transferência para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, o blogueiro passou mal. Ao apresentar problemas de saúde, Eustáquio precisou receber atendimento médico. Inicialmente, a equipe da PF teria acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não havia ambulância disponível. Cerca de duas horas depois, o blogueiro foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Midia max
jul 4, 2020 | Destaques
Campo Grande (MS) – Somente no mês de junho deste ano, mais de 11 mil CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Digital) foram ativadas no Estado, o que corresponde a um aumento de 163,61%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que contou com 4.510 habilitações digitais ativadas. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) aderiu ao novo modelo de habilitação em janeiro de 2018 e até o momento, 115.892 condutores já utilizam o documento digital no Estado.
O diretor-presidente, Rudel Trindade, explica que a CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso e implica em custos para o cliente. “Praticidade, segurança e comodidade para o condutor são algumas das vantagens da versão digital”, afirma.
Por conta da pandemia do Covid-19, desde abril deste ano, o condutor habilitado junto ao órgão, com o documento expedido desde o dia 13 de abril de 2020, já pode obter a habilitação digital, antes mesmo da versão impressa, seja para a renovação dos exames, primeira habilitação ou outros motivos.
Segundo o chefe do setor de Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), Luiz Fernando Ferreira dos Santos, para que isso seja possível, é necessário que o condutor tenha seu cadastro atualizado junto ao banco de dados do Departamento, informando corretamente número de telefone celular com DDD e e-mail. “O condutor receberá um e-mail do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito] informando o número de registro e um código de segurança da sua CNH ou da PPD (Permissão para Dirigir) possibilitando que ele baixe imediatamente a versão atualizada do documento de habilitação”, explicou.
Outro pré-requisito é ter um documento impresso no novo modelo, que contém o QR Code (código escaneável em aparelhos eletrônicos) no verso. Todos os documentos emitidos pós 2 de maio de 2017 já têm esse modelo. Se o condutor ainda tem o documento antigo, sem o QR Code, pode esperar a próxima renovação ou pedir uma segunda via do documento em qualquer agência do Detran ou Centro de Formação de Condutores.
O documento digital pode ser gerado em celulares, tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito. Antes de baixar o app no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve ter cadastro no Portal de Serviços do Denatran.
A diretora de habilitação do órgão, Loretta Figueiredo, frisa a importância de estar atento ao conduzir o documento digital. “Embora a CNH-e seja acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização, se o equipamento estiver descarregado ou não estiver funcionando, será considerado que o condutor não está portando o documento”, finaliza.
Viviane Freitas, Detran