Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino – data criada pela ONU – Visa e Sicredi lançam o ‘Encontro Empreendedora’, que irá promover conteúdo voltado ao empreendedorismo feminino das pequenas e médias empresas brasileiras. O evento gratuito e virtual conta com Nina Silva e Márcia Piatti para debater sobre inovação e empreendedorismo no dia 19 de novembro.
As convidadas, com mediação da jornalista Renata Simões, irão compartilhar suas trajetórias profissionais e de vida, em um papo descontraído e atual. A live será às 13h (horário de Brasília), transmitida pelo canal do Sicredi no YouTube. Terá tradução simultânea de libras, para ser ainda mais acessível.
Com o Encontro Empreendedora, a Visa e o Sicredi esperam apoiar milhares de mulheres que precisam de capacitação para ampliar seus negócios e prosperar.
“Esse é um tema de suma importância para nós do Sicredi e para a sociedade em geral. Atualmente, as mulheres empreenderas tem 40% menos sucesso ao transformar seu empreendimento em negócio do que os homens. O exemplo de mulheres que venceram essa barreira é fundamental, pois serve de apoio e inspiração para que esse quadro se altere”, comenta Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi.
“A Visa está empenhada em participar do enfrentamento aos desafios que as mulheres possuem, criando uma economia digital mais inclusiva, conectada e customizada a essas necessidades. Usando o poder da marca, do negócio e da rede que possuímos, podemos contribuir para o empoderamento das empreendedoras em todo o mundo. Diversas são as iniciativas em andamento que procuram, entre outros desafios, por exemplo, diminuir o gap de US$ 1,5 trilhão que as mulheres têm no financiamento de empréstimos”, conta Eduardo Barreto, vice-presidente da Visa do Brasil.
Sobre as convidadas
Executiva em tecnologia há mais de 20 anos, Nina Silva é especializada em gestão de projetos internacionais e transformação digital. A empresária é também escritora, mentora de negócios, palestrante e colunista da MIT Sloan Review e UOL Economia. Destaca-se pelo seu trabalho como uma das fundadoras e CEO do Movimento Black Money, sendo bastante premiada: considerada pela Forbes, em 2019, uma das 20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil, e pela MIPAD (Most Influential People of African Descent), como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos.
Já Márcia Piatti vem de uma família de agricultores na região sul do país. Por não ser um filho homem, desde pequena, foi incentivada a estudar e seguir seus passos fora da propriedade. Mas o destino a fez retomar num momento muito difícil e assumir o negócio da família, sem nenhuma experiência ou qualificação. Hoje, junto com sua mãe, é referência na região em termos de produtividade e manejo da terra. Também recebeu muitos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua vida, sendo agraciada em 2018 pelo Prêmio Nacional Mulheres do Agronegócio, entre outros. Sua história é bastante conectada ao Sicredi, que a ajudou a expandir seu negócio e a tem apoiado em diversas frentes. Faz parte do Conselho Administrativo da cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, e busca retribuir seus conhecimentos adquiridos repassando aos que precisam, não só com apoio financeiro, mas como uma família em que possam confiar, pois acredita que juntos podem crescer e fazer a diferença.
Serviço:
Live Visa e Sicredi – ‘Encontro Empreendedora’
Dia 19/11, às 13h, com Nina Silva, Márcia Piatti e moderação de Renata Simões
A indústria de transformação de Mato Grosso do Sul apresentou o maior crescimento do país em 2018, conforme revelam dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) compilados pela equipe técnica da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Enquanto estados considerados potências industriais apresentaram crescimentos tímidos no setor (0,7% SP e 0,5% MG), a Indústria de Transformação de Mato Grosso do Sul alcançou taxa de 11,96% e assumiu o ranking nacional naquele ano.
“É uma excelente notícia para Mato Grosso do Sul. O maior crescimento da indústria de transformação mostra que a política industrial desenvolvida pelo nosso governo tem dado resultados concretos. Os setores que mais contribuíram para esse crescimento foram de celulose, de carne (e aí estamos falando de bovinos, suinocultura e avicultura, que tiveram um forte crescimento) e também o setor de alimentos. Então, mostra que a estratégia de agregação de valor às nossas matérias primas com uma política industrial de incentivos consistentes gerando resultados”, ponderou o secretário da Semagro, Jaime Verruck.
Jaime Verruck: números comprovam a eficiência da política do Governo do Estado para o setor
Compreende-se por indústria de transformação aquela que transforma um material primário em um produto final ou em material destinado a outra indústria de transformação. Inclui-se nesse setor a maioria das atividades industriais, como os segmentos da indústria de alimentos, principalmente as carnes; a indústria de celulose, a indústria têxtil, de confecções e vestuário; e a produção da indústria de minerais não metálicos.
Portanto, os números demonstram uma aceleração importante do setor industrial de Mato Grosso do Sul nos últimos anos, impulsionado pelas políticas de incentivo do governo estadual, investimentos na logística e os esforços de promoção das potencialidades do Estado visando atrair novas empresas.
A soma de todas as riquezas geradas pela indústria de transformação no Estado em 2018 foi de R$ 12,095 bilhões. O que perfaz 13% do total do PIB de Mato Grosso do Sul daquele ano (R$ 106,9 bilhões). Outro dado importante que mostra o vigor da indústria: o setor secundário (que compreende a atividade industrial) ampliou sua fatia no PIB de 2018, passando de 22,09% para 22,26%. No mesmo período o setor primário (agropecuária em destaque) reagiu consideravelmente, passando de 17,58% para 19,02% sua participação nas riquezas estaduais, aproveitando o bom momento para a produção de grãos no mercado internacional.
Dentro do setor da Agropecuária, destacam-se as atividades de silvicultura, extração vegetal e serviços relacionados, com crescimento de 18,4%, com destaque para a produção de madeira da silvicultura do eucalipto direcionado às indústrias de celulose da região de Três Lagoas.
Outro setor com reação importante foi da aquicultura, que apresentou crescimento de 7,0%, principalmente aquela direcionada às exportações – como é o caso da tilápia. Cabe destacar que em 2018 ainda não estavam em operacionalização plena projetos importantes nesse setor, como os empreendimentos da Geneseas e Tilabrás, instalados nas cidades de Aparecida do Taboado e Selvíria.
Veja quem são os 11 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Bela Vista
Os eleitores de Bela Vista escolheram os onze vereadores que vão compor a Câmara Municipal para o quadriênio 2021-2024. O resultado das eleições de 2020 no município foi confirmado há pouco pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que contabilizou 11.136 votos validoss.
Marquinhos Trad (PSD) recebeu 218,418 mil votos e é reeleito prefeito de Campo Grande com 52,58%, segundo apuração das eleições 2020. Em segundo lugar, Sérgio Harfouche (Avante) recebeu 11,58% (48.094 votos) e Pedro Kemp (PT), em terceiro, 8,32% (34.546 votos).
Agora reeleito, o prefeito acompanhou a apuração na casa de sua mãe e disse que, após a divulgação do resultado, iria para seu comitê de campanha na Avenida Afonso Pena. A divulgação do resultado sai quase 4 horas depois do fim da votação.
Aos 56 anos, filho de Nelson Trad e Therezinha Mandetta, Marquinhos é casado e tem quatro filhas. Advogado, ele é formado em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e foi eleito prefeito pela primeira vez em 2016, quando obteve 58,77% dos votos no segundo turno contra Rose Modesto (PSDB).
Já foi conselheiro da OAB/MS, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul e professor universitário. O prefeito reeleito iniciou a carreira política como vereador em 2004 e permaneceu na Câmara Municipal por dois anos, porque, em 2006, se elegeu deputado estadual. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul permaneceu até 2016, após consecutivas reeleições.
O primeiro mandato como chefe do Executivo municipal, que termina em 31 de dezembro de 2020, foi marcado por retomada de obras e projetos, como a reestruturação do Centro de Campo Grande. O segundo mandato começa em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2024.
Com 34,33% dos votos válidos, Reinaldo Miranda Benites, o Reinaldo Piti, foi o primeiro prefeito reeleito de Bela Vista, município localizado a 322 quilômetros de Campo Grande. Em segundo lugar ficou o candidato Xande, com 33,58% dos votos, seguido por Gabriel Boccia com 27,47, Douglas Gomes (PP) com 3,18% e Julio Leite (Patriota) com 1,43% dos votos.
No total votaram 11.136 votos validos. Reinaldo Piti teve 3.876 votos – Xande 3.792 – Gabriel Boccia 3.102, Douglas Gomes 359 e Júlio Leite 162 votos.
Localizada na região sudeste de Mato grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, a cidade tem o PIB (Produto Interno Bruto) baseado na administração e serviços públicos, serviços e agropecuária, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Conforme projeção para 2016, a cidade tem 24.223 habitantes em uma área de 4.892,603 quilômetros quadrados, o que resulta em uma densidade demográfica de 4,74 habitantes por quilômetro quadrado.
A região onde fica Bela Vista começou a ser ocupada a partir de 1531 pelas incursões dos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves. A área foi alvo de disputas contra os castelhanos, que desejavam tomá-la para si. A briga terminou em 1777 quando um tratado reconheceu os direitos do Brasil sobre ela.
O município também foi palco de várias batalhas da Guerra do Paraguai. Inicialmente pertenceu ao município de Nioaque, desmembrado em 1909 e elevado à categoria de cidade em 1918. Já pertenceram a ele Caracol e Jardim. Atualmente tem dois distritos: Campestre e Nossa Senhora de Fátima.
Releçôes dos novos vereadores eleitos para nova legislatura de 2021/2024
A chuva que começou na madrugada e prosseguiu até as 9:30 dessa manhã de domingo 15 de novembro em Bela Vista, impedindo muitos eleitores de comparecer em suas seções eleitoral.
Clima tempo informou que a probabilidade era de 83% e confirmou com 15mm,ventos de 17 km/h com a umidade oscilando entre 71% a 34%. A mínima foi de 20Cº com a máxima chegando a 29Cº.
Nesta manhã pouca gente nas filas nos locais onde estão instaladas as urnas receptoras de votos, a votação prosseguirá ate as 17 horas.
O Tribunal Regional Eleitoral solicitou aos eleitores a partir de 60 anos que compareça das 7 as 10 horas, depois todos os demais eleitores poderão votar.O resultado deverá ser conhecido até as 18 horas.
FIQUE SABENDO
São 05 candidatos a Prefeito e 127 candidatos a vereadores deferido Tribunal Regional Eleitoral informou em sua pagina internet que em Bela Vista estão aptos a votar 16.001 eleitores, 8.072 são mulheres, os homens são 7.929 eleitores, a eleição será no dia 15 de novembro e a votação acontecerá das 7 as 17 horas. No Mato Grosso do Sul estão aptos a votar no dia 15 de novembro 1.932.293 eleitores.