jul 2, 2015 | Campo Grande
jul 1, 2015 | Campo Grande
Em solenidade que acontecerá na noite desta quarta-feira (01/07), em Campo Grande (MS), a ONU, através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), fará outorga do título de Guardiões dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) / ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), por meio do Núcleo Estadual ODM/MS.
O título será entregue para pessoas que contribuíram para as 8 metas do milênio durante a sua vida, que são: I) Acabar com a fome e a miséria; II) Oferecer educação básica de qualidade para todos; III) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; IV) Reduzir a mortalidade infantil; V) Melhorar a saúde das gestantes; VI) Combater a Aids, a malária e outras doenças; VII) Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; VIII) Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
A solenidade contará com representantes do PNUD/ONU, da Secretaria Geral da Presidência da República, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Serão homenageados: Aparecida Gonçalves, Emmanuel Marinho, Jaceguara Dantas da Silva Passos, Nilton Braz Giraldelli, Maria de Lourdes Souza Cano, Ricardo Ferreira Nantes, Odilon de Oliveira, Sérgio Harfouche e Ueze Elias Zahram.
Reportagem – Ely Silveira
jul 1, 2015 | Campo Grande
O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, visitou, nesta terça-feira (30/06), o Aero Rancho I e Aero Rancho II, em Campo Grande (MS), onde estão instaladas salas de aula móveis do Programa Ação Cidadania, que leva cursos gratuitos de qualificação profissional aos bairros da cidade. Ele está percorrendo todas as regiões da Capital para conversar com os alunos e destacar a importância do trabalho que está sendo realizado, bem como verificar a infraestrutura.
“Vamos comparecer a todos os bairros em que estão instaladas as salas de aula de móveis. Esta é uma atenção que estamos dedicando aos nossos alunos e que também os estimula, pois podemos conversar mais e sabermos das expectativas deles, além de informarmos sobre o funcionamento do Ação Cidadania”, declarou Jesner Escandolhero.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Aero Rancho I, José Alves Ferreira, a comunidade já se habitou à presença do Senai na região. “E com isso o perfil das famílias está mudando também, porque a pessoa vem, faz o curso e tem mais chances de conseguir um emprego melhor, muita gente consegue”, disse.
Esta também é a opinião do presidente da Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho IV, Iris Pires. “Temos vários relatos de pessoas que aproveitaram a oportunidade, fizeram um dos cursos do Senai e conseguiram emprego. É mudança total na vida da pessoa, porque fica feliz por ter um salário todo mês”, disse.
Beneficiados
Alguns alunos que já fizeram cursos do Ação Cidadania buscam outros na mesma área. Esta é uma realidade recorrente e é o caso da enfermeira aposentada Arnalda de Almeida, 55 anos. Ela contou que mesmo morando no Tiradentes fez o curso Ligerie Moda Praia, no Bairro Dom Antônio, e agora está no Aero Rancho IV participando do curso de Modelista de Roupas. “Pensei em montar uma empresa, mas vi que preciso de mais conhecimento, por isso vim fazer o curso de modelista”, disse.
A dona de casa Eliza Tizuko Ozawa Massuda, 49 anos, também contou que já fez dois cursos, sendo costura industrial e corte industrial e agora faz o de modelista. “ Com certeza é grande a oportunidade de aprender algo novo e o certificado nos dá uma segurança a mais na hora de desempenhar o trabalho”, pontuou.
No Aero Rancho I, a dona de casa Francisca Aparecida Leandro, 46 anos, contou que faz faculdade de pedagogia e que todo o conhecimento é válido. “Acredito que posso usar esse conhecimento do curso em qualquer área”, disse ela, que faz o curso de assistente de controle de qualidade.
O jardineiro Maximiano Cordeiro da Conceição, 28 anos, disse que iniciou o curso pensando em atender melhor os clientes, mas já vislumbra outro caminho também. “Penso em trabalhar em indústria em breve”, afirmou.
Reportagem – Daniel Pedra
jun 30, 2015 | Campo Grande
As negociações entre o Poder Executivo e a Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (Fetems), com a intermediação da Assembleia Legislativa, tiveram o desdobramento esperado e, nesta terça-feira (30/6), foi realizado o ato simbólico de entrega do projeto de lei que define a política salarial do Magistério Estadual até 2021 e do projeto de lei que regulamenta a eleição de diretores e diretores-adjuntos das escolas estaduais.
O presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB), declarou que o “exercício da democracia é difícil porque depende da responsabilidade e do desejo de dialogar sempre”. O presidente explicou que a Fetems enviou propostas aos deputados para a negociação junto ao governo. “A Assembleia Legislativa está sempre de portas abertas, com atenção especial às políticas sociais. Não podemos retroceder. O que está acontecendo hoje é um avanço. Para nós, hoje é um dia de festa, pois vemos a materialização de nosso trabalho”, frisou Mochi.
Já Roberto Magno Botareli, presidente da Fetems, ressaltou que os parlamentares promoveram o debate e discussão. “Os deputados tiveram papel significativo na intermediação com o governo Estadual para essa conquista da categoria, que reivindicava mudanças nos projetos. Isso é uma vitória para todos, sociedade e governo”, disse Botareli. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que é necessário e possível melhorar a educação em Mato Grosso do Sul com o debate contínuo com os educadores e demais setores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Azambuja também agradeceu a parceria dos deputados e o diálogo sempre aberto.
Avanço – Os principais pontos do projeto que trata da Política Salarial do Magistério Estadual são a previsão de antecipação do calendário de integralização salarial a partir de 2018, se houver disponibilidade orçamentária; concessão de equivalência salarial correspondente ao Piso Nacional, com escalonamento até 2021 e reajustes anuais no mês de outubro; além da definição de horas-atividades do docente. No projeto que regulamenta o processo eletivo para as funções de diretor e diretor–adjunto, houve a prorrogação dos atuais mandatos dos dirigentes até 31 de dezembro de 2015; previsão de reeleição para um mandato de três anos subsequentes; poderão participar das eleições servidores efetivos, inclusive os administrativos, desde que preenchidos os requisitos legais; as eleições em escolas indígenas e de tempo integral permanecerão, entre outros tópicos.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Professor Rinaldo (PSDB), pontuou o importante papel da Casa de Leis para a assinatura dos projetos. “O governo, em pouco tempo, com a interlocução da Assembleia, chegou a esse consenso”, afirmou Rinaldo. Já o deputado João Grandão (PT), afirmou que o “Legislativo Estadual tem papel fundamental: fazer com que os projetos tenham maior grau de apelo social. Fomos mediadores das discussões que, aconteceram, em sua maioria na Assembleia. Isso é bom para toda a sociedade”.
O deputado Amarildo Cruz (PT), que realizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para discutir a proposta que tratava da eleição dos diretores e diretores-adjuntos , também ressaltou o papel da Casa de Leis. “Sem a mediação da Assembleia, dificilmente chegaríamos a um acordo entre magistério e governo”, frisou Amarildo. Na mesma esfera, o deputado Pedro Kemp (PT), líder da bancada do PT, lembrou que o projeto de lei que tratava das eleições dos diretores causou muita polêmica, pois havia muitos pontos que a categoria rejeitava. “Eu apresentei emendas ao projeto, que foi retirado pelo governo para adequação”, disse Kemp. Os dois projetos devem tramitar em regime de urgência. Também participaram da solenidade, na sede da Fetems, em Campo Grande, os deputados estaduais Cabo Almi (PT) e Paulo Corrêa (PR).
Diretoria de Comunicação – foto: Wagner Guimarães/ALMS
jun 30, 2015 | Campo Grande
Campo Grande (MS) – Confirmando o compromisso de valorização dos profissionais de Educação, o governador Reinaldo Azambuja assina, nesta terça-feira (30), às 8h, os projetos de lei que regulamentam a eleição de diretores e que tratam do reajuste salarial até 2021 e a hora/atividade dos professores da Rede Estadual de Ensino. A assinatura será na Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems), que fica na rua 26 de Agosto, 2296 – Bairro Amambaí, em Campo Grande.
Os projetos garantem a integralização do piso por 20 horas para 2021 e o reajuste anual do piso com acréscimo de 4,37% todo o mês de outubro.
Levantamento feito pela imprensa nacional em todos os Estados da Federação (incluindo DF) mostra que os professores de Mato Grosso do Sul recebem o maior valor por hora/aula (R$ 24,96) e a maior remuneração (R$ 3.994,25) para uma jornada de 40 horas semanais.
Sanesul
Já às 10h, o governador Reinaldo Azambuja participa do encontro com Gestores da Sanesul dos municípios de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado na própria Sanesul, que fica na rua Dr. Zerbini, 421, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.
Reinaldo e o diretor-presidente em exercício da Sanesul, Luiz Carlos da Rocha Lima, darão posse a 35 gerentes, gestores e supervisores de unidades.
Do total de empossados, 24 são empregos comissionados de livre nomeação e 11 são empregados de carreira. No total, a Sanesul possui 1.328 colaboradores, sendo 970 lotados nas 124 localidades em que a empresa atua (68 municípios e 56 distritos) e o restante em exercício na sede em Campo Grande.
jun 30, 2015 | Campo Grande
A greve dos servidores do poder judiciário federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul continua até quarta-feira, 1º de julho. Até lá, eles esperam a votação e aprovação do PLC 28/2015, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), que reajusta os salários das categorias. “Se tudo correr bem, ou seja, se o projeto for aprovado, vamos nos reunir para avaliar a continuidade da greve, até a presidenta Dilma Rousseff sancionar o projeto”, afirma Antônio César Medina, coordenador geral do Sindjufe/MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul).
Servidores estão paralisados há mais de uma semana em frente aos prédios do Fórum Trabalhista Senador Ramez Tebet e no Parque dos Poderes, em frente ao prédio da Justiça Federal.
No interior, estão paralisados também os servidores de Fátima do Sul e Coxim. Outros municípios poderão aderir ao movimento, informa Medina.
O Tribunal Regional do Trabalho, da 24ª Região – Mato Grosso do Sul, divulgou um comunicado em que reconhece a legitimidade de seus servidores recorrerem à greve para alcançar seus objetivos.