Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre reuniu a equipe da Sedhast no evento “Conexão SUAS – Direitos Sociais: Avanços e Desafios no Âmbito das Políticas Públicas”, na tarde desta terça-feira (17), na Escola do SUAS – Marluce Bittar. “Nosso objetivo é nos aprofundarmos cada vez mais nessa política, aprimorando e discutindo para saber o papel de cada um e para definirmos em qual contextos nos inserimos”, descreveu a secretária.
Olegna de Souza Guedes, doutora em Serviço Social pela PUC-SP, e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina
Para a palestrante e professora Olegna de Souza Guedes, doutora em Serviço Social pela PUC-SP, e professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, o maior desafio é enfrentar a atual conjuntura do País, sobretudo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Temos um quadro não muito positivo pela frente e o gestor tem que ter articulação política, coragem, clareza dos propósitos para manter o que foi conquistado. A política da Assistência Social saiu do paternalismo, do estigma do ‘primeiro damismo’ e hoje ela é estruturada com eixos definidos”, destacou a doutora.
Um grande avanço, segundo a palestrante, é que os profissionais da área da Assistência Social conseguiram ao longo dos anos construir uma política com a perspectiva de totalidade e o desafio é manter essa estrutura política para não perder o direito conquistado e ainda ampliar mais direitos.
O evento é em parceria com o curso de Serviço Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), e tem o objetivo maior apresentar e discutir com a equipe técnica da Sedhast, incluindo subsecretários, superintendentes, coordenadores e técnicos os avanços na conquista dos direitos sociais e as estratégias para trabalhos futuros.
Escola do SUAS – Mato Grosso do Sul é destaque na política da Assistência Social, tanto que possui a única escola voltada para a capacitação de profissionais da área. Inaugurada em 2015, a primeira Escola de Assistência Social do Brasil é um espaço para capacitações efetivas e permanentes aos trabalhadores da área e troca de experiências. Com dois auditórios: o maior com capacidade para 300 pessoas e outro para 100 pessoas, cinco salas de aulas, biblioteca e laboratório de informática, a escola é centro de referência em todo País.
Vereador José Chadid participa de reunião com governador onde foram discutidos prorrogação da Caravana da Saúde e serviços em Campo Grande
O vereador José Chadid (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, de reunião com o governador Reinaldo Azambuja, a vice-governadora Rose Modesto e o secretário estadual de saúde, Dr. Nelson Tavares, juntamente com seus colegas parlamentares, oportunidade em que foi solicitada a prorrogação das ações da Caravana da Saúde, na Capital, devido aos bons resultados. No encontro, ocorrido no Pavilhão Albano Franco, também foi reivindicado ao chefe do Executivo estadual recapeamento de ruas na Capital, construção de pontes de concreto e pavimentação de estradas vicinais, havendo sinalização positiva nesse sentido.
A respeito da Caravana da Saúde, José Chadid reafirmou a importância dessas ações em benefício da população. Para ele, mais do que números, os resultados do projeto traduzem a felicidade das pessoas por terem sido beneficiadas, depois de ficarem em longa fila de espera. O parlamentar destacou que os procedimentos, que já somam quase meio milhão, traduzem o sucesso dessa proposta do Governo do Estado na área da saúde.
Com relação aos outros serviços solicitados ao governador Reinaldo Azambuja, o vereador disse que a Câmara Municipal tem como responsabilidade lutar por benefícios para atender a população. ‘‘Estamos fazendo nosso papel’’, disse ele, frisando que o Governo do Estado se mostrou sensível à situação da população de Campo Grande.
“Strelitzia” é uma obra de poesia escrita por Gerson Noronha Mota, e fala sobre o amor sem ser piegas
Nesta quinta-feira (19), às 19h30, será lançado no Fran’s Café o livro “Strelitzia”, escrito por Gerson Noronha Mota. Em um primeiro momento o título pode causar estranhamento, mas essa palavra não contém nenhum significado oculto nem foi fruto da imaginação do autor, é o nome científico de uma planta originária da África do Sul, que pode ser encontrada em jardins por todo o Brasil. “Tive contato com essa flor numa viagem às Ilhas Maurícioe me encantei, em parte pela sonoridade, que é bem própria, e também porque achei que combinou por ser um livro de poesia”, conta o autor.
O livro é fruto de um processo que acompanhou grande parte da vida do autor, e demorou 25 anos para ser finalizado e impresso. Durante esse tempo Gerson teve a oportunidade de viajar para diversos lugares do mundo e ler obras de muitos autores de renome, o que o auxiliou na confecção da obra. “Sempre gostei de ler, mas não tinha experiência de escrita, escrever surgiu mais como uma terapia. Fui escrevendo aquilo que achava que tinha algum valor, algum significado, e isso foi ganhando a forma de uma obra”, relata.
A beleza da flor que dá título à obra está presente nos poemas que a compõe, que tratam de um sentimento muito comum aos poetas, o amor. “Embora possa ser piegas falar sobre o assunto, eu resolvi enfrentar esse tema, pois a poesia dá vazão aos sentimentos”, explica Gerson. Alguns dos grandes autores que o influenciaram durante seu processo criativo foram Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, o argentino Jorge Luis Borges, o russo Nikolai Gogol, além de nomes clássicos como William Shakespeare e Miguel de Cervantes.
Serviço:O lançamento do livro “Strelitzia”, do autor Gerson Noronha Mota, publicado pela Life Editora, será realizado nesta quinta-feira, dia 19 de maio, às 19h30 no Fran’s Café, que fica na rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. O livro será vendido na ocasião por R$20.
Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde chega à Capital com a meta de realizar 100 mil atendimentos e com objetivo maior de zerar as filas de atendimentos médicos na rede pública de saúde. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) é parceira desse programa e marca presença com ações, serviços e orientações das superintendências e subsecretarias ligadas à Sedhast. Os atendimentos estão sendo realizados na estrutura montada no Centro de Convenções Albano Franco, a partir de amanhã (14) até 28 de maio.
A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, disse que além da saúde a população precisa de serviços de cidadania. “Vamos aliar esse mutirão da saúde e agregar serviços e orientações que contemplem as necessidades do cidadão”, descreveu Elisa.
Dentre os serviços disponibilizados estão as orientações ao consumidor pelo Procon/MS; a emissão de Carteira de Trabalho e disposição de vagasde empregos pela Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab); divulgação dos direitos, deveres, cidadania e pintura facial, pela Superintendência da Política de Direitos Humanos; e palestras e rodas de conversa, pela Subsecretaria de Políticas Públicas das Mulheres (SPPM). Os estagiários do Programa Vale Universidade (PVU) estão auxiliando em todas as áreas da caravana.
A SPPM terá uma programação especial com o “Espaço da Mulher” que vai contemplas essas mulheres que vão em busca de atendimento médico, informações sobre seus direitos. Além do tema violência, haverá palestras sobre o empoderamento da mulher no trabalho, gravidez, Zika vírus e entre outros assuntos.
A primeira palestra será às 14h deste sábado (14), sobre os “Direitos da mulher na união estável”, ministrada por Idália Aguiar, da OAB. Em seguida, uma roda de conversa sobre “O protagonismo da mulher no mundo do trabalho: o poder do empreendedorismo feminino” será realizada com a participação de representantes do Sebrae e do CRA/MS.
Equipe Sedhast/foto: divulgação
Nesta última etapa do programa terão acesso ao conjunto de serviços de saúde, educação, cidadania e lazer os moradores de 17 cidades: Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Rochedo, Corguinho, Maracaju, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Paraíso das Águas, Figueirão, Costa Rica e Chapadão do Sul.
Caravana
Criado no início de 2015 pelo Governo do Estado, o programa Caravana da Saúde tem como meta levar à população sul-mato-grossense atendimento médico com rapidez e qualidade, eliminando filas de espera por exames, consultas e cirurgias e estruturando hospitais. A Caravana é considerada o maior programa de saúde regional, com investimentos que ultrapassam a marca dos R$ 75 milhões.
Serviços – A Caravana da Saúde do Governo do Estado é realizada no Centro de Convenções Albano Franco, que fica nos altos da Avenida Mato Grosso, 5.017, bairro Carandá Bosque em Campo Grande.
Solange Mori – Assessoria Sedhast – foto de capa: Jessica Barbosa
Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Assembleia Legislativa, lança amanhã (14), às 10h, a campanha de Combate ao Assedio Sexual e Moral contra Mulheres, que tem como objetivo orientar as mulheres em como se prevenir nos caso de vitimização. O ato de lançamento será realizado pelo governador Reinaldo Azambuja, dentro da programação da Caravana da Saúde, no Pavilhão Albano Franco, na Capital.
Para a secretária Elisa Cleia Nobre, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pasta que desenvolve a campanha via Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), a atuação constante e permanente da SPPM é de extrema importância e beneficia diretamente as mulheres de MS. “A Sedhast, por meio de suas subsecretarias e superintendências, está sempre comprometida com a defesa de direitos. O lançamento dessa campanha reforça cada vez mais esse compromisso e a luta contra qualquer tipo de assédio contra as mulheres seja nos espaços públicos e privados”, destacou a secretária da Sedhast.
Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja Roca ressalta que no domingo (15), às 9h, será realizada uma Roda de Conversa sobre o “combate ao assédio sexual e moral”, no Espaço da Mulher, na Caravana da Saúde, local onde serão oferecidas atividades informativas sobre direitos da mulher. “A campanha é um importante instrumento educativo para orientar as mulheres trabalhadoras sobre os diferentes tipos de assédios e para evitar que elas sejam vítimas, mas, também, para coibir as práticas de potenciais assediadores”, ressalta a subsecretária.
Também serão realizadas panfletagens nos terminais de ônibus de Campo Grande e palestras em empresas que aderirem à campanha.
Violência contra a mulher – pode se manifestar de diferentes formas, como violência doméstica e familiar, feminicídio, exploração sexual, tráfico de mulheres, assédio moral e sexual nas relações de trabalho, nas ruas e nos transportes públicos, entre outras.
AGENDA DA CAMPANHA
Rodas de Conversa:
– Dias 15 e 22 de Maio, no Espaço da Mulher, na Caravana da Saúde, às 9h;
– Dia 20 de maio, no Bairro Jardim Novo Minas Genais, às 19 horas;
– Dias 25, 30 e 31 de maio, na FUNTRAB, para trabalhadores e servidores, das 9h às 10h;
– Dia 23 de maio, na Associação Pestalozzi de Campo Grande, para mães de alunos com deficiência.
– Dia 30 de maio, na faculdade Uniderp, auditório do bloco VII, às 19 h.
Diálogos e Desafios – Assédio Moral e Sexual nos espaços públicos e privados.
O mundo dos games será o pano de fundo do Brainstorm 2016 bits, promovido pela Escola de Comunicação da Estácio
Acontece de 8 a 10 de junho, na Faculdade Estácio de Campo Grande, a Semana Acadêmica de Comunicação – Brainstorm 2016 bits. Em sua 15ª edição, o tema será “Comunicação e Entretenimento” e tem como objetivo discutir mercado de trabalho, novos perfis profissionais e a relação entre as diversas linguagens na atualidade.
A programação conta com palestras, debates, prêmios e atrações culturais. Serão dez palestrantes das áreas de publicidade, jornalismo, marketing, música, literatura, eventos e novas mídias. Dentre os destaques está Marcel Cohn, da empresa “Gameficadora”, do Rio de Janeiro, que irá falar sobre a utilização de games como ferramenta de educação, motivação e engajamento. Tony Coelho, Diretor de Criação da “Conceito Live Marketing” e diretor da Ampro (Associação de Marketing Promocional), também terá participação especial.
Como já é tradição, o Brainstorm é um evento temático, no qual os próprios alunos preparam o ambiente para que os participantes vivam uma experiência diferente. Neste ano toda a decoração será baseada nos videogames, com exposição de consoles antigos, cosplays, dentre outros.
Segundo Sara Azevedo, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio, o evento visa colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento e Organização de Eventos e também o desenvolvimento de qualidades importantes para a formação profissional, como o trabalho em equipe e o gerenciamento de conflitos. “Quando o acadêmico desenvolve projetos de grande porte, colocando em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, o envolvimento e o aprendizado se tornam elementos-chave do saber para toda a vida profissional.”
O encontro é organizado pela EPICO – Escola do Pensamento Inovador em Comunicação da Estácio, um projeto inédito em Mato Grosso do Sul que integra os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing e as pós-graduações em Assessoria de Comunicação e MBA em Comunicação, Marketing e Mídias Digitais, além de um leque de cursos na modalidade EAD.
Os ingressos poderão ser adquiridos com Malu Simplício (67) 9124.0634 ou na coordenação dos cursos de Publicidade e Jornalismo (67) 3348.8850. O investimento para os três dias é de R$ 30,00 para acadêmicos de graduação e pós-graduação da Estácio, R$ 40,00 para acadêmicos de outras instituições de ensino e R$ 50,00 para profissionais. O evento será das 19h às 22h30 no auditório da Estácio: Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377, Jardim TV Morena.
PROGRAMAÇÃO DO BRAINSTORM 2016 BITS
08 DE JUNHO
ABERTURA: BEATRIZ SCHMIDT. Socióloga, professora do ensino superior, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Pesquisadora social com ênfase em comunicação, educação, mídia, recepção e tendo desenvolvido diversos trabalhos em várias ONG´s. Atualmente exerce a função de Gestora Nacional dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda, na Diretoria Acadêmica do Grupo Estácio e professora na graduação dos cursos da área de Comunicação Social.
PALESTRA 1: RODRIGO FALEIROS. Graduado em Música pela UFMS, é maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande. Como compositor, teve obras estreadas por grupos de câmara do país. Como arranjador, escreve orquestrações para shows populares. É baixista e vocalista da banda Jennifer Magnética, com a qual já realizou shows importantes pelo país. Participou de festivais e eventos de renome como o Festival América do Sul e MS Canta Brasil, dividindo palco com várias bandas de renome nacional como Titãs, Matanza, Autoramas, Moraes Moreira, entre outros. Em 2016, fundou a empresa Wagging Tail, especializada em composição e arranjo de trilhas sonoras e produções musicais. Já realizou a trilha sonora do curta “Último Colar”, de JR Bastos, e está orquestrando a trilha do jogo Magic Rampage, da ASanteeGames.
PALESTRA 2: ANDRÉ FAVA. Graduado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, atuou em agências de publicidade, emissoras de TV e como produtor musical. É organizador e apresentador do Concurso de Cosplay dos eventos Campo Grande Game Show e Museu do Vídeo Game.
PALESTRA 3: PAULA MACIULEVICIUS. Formada em Jornalismo pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em 2010. Já passou pela produção e edição de TV, assessoria de imprensa e produção de rádio. É repórter no Campo Grande News há cinco anos e desde 2013 caminha pelo jornalismo literário, contando histórias no Lado B.
PALESTRA 4: JOSY BEIJO. Graduada em Letras Português, Inglês e Literaturas pela UNIPAR, especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens PUC-PR, Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS e formada pelo Programa para desenvolvimento de professores de Língua Inglesa pela UD – University of Delaware – Newark – DE – EUA. Atualmente é professora e coordenadora de diversos cursos de inglês.
MEDIAÇÃO: JULIANA FELIZ. Mestre em Estudos de Linguagens – Linguística e Semiótica (UFMS), especialista em Imagem e Som (UFMS), bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFMS) e licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (UNESA). Atua como professora, assessora de imprensa e escritora. Atualmente é coordenadora do curso de Jornalismo da Estácio Campo Grande e da pós-graduação em Assessoria de Comunicação na mesma Instituição.
09 DE JUNHO
PALESTRA 5: FRED OSHIRO. Ator e humorista, já se apresentou em bares e teatros da capital, interior e no Paraguay. Nos anos de 2014 e 2015 foi finalista do Risadaria, maior campeonato de stand up comedy da América Latina. Fez show no Beverly Hills e Comedians Comedy Club, que são considerados os maiores e mais tradicionais bares de comédia do país, em São Paulo. Já se apresentou com grandes nomes do humor nacional como Murilo Couto, Paulinho Serra, Robson Nunes, Marlei Cevada, entre outros.
PALESTRA: JULIANA OTTONI. Publicitária formada pela Estácio, pós-graduada em Marketing e Vendas, proprietária da agência Target Live marketing, ganhadora do Prêmio Produtores Promoview 2012, Jurada do Prêmio CAIO 2015, Diretora Adjunta Ampro Centro Oeste/MS atualmente é responsável técnica pela produção do Prêmio Mérito Logista da CDL em seu segundo ano consecutivo.
PALESTRA 7: KENNETH CORRÊA. Administrador de Empresas pela UFMS, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV e Diretor de Tecnologia do Grupo WTW, que há 10 anos presta serviços de Tecnologia e Marketing Digital para clientes de MS e SP.
PALESTRA 6: TONY COELHO. Publicitário, Diretor de Criação da Conceito Live Marketing do Rio de Janeiro e Diretor da AMPRO (Associação dos Profissionais de Propaganda). Autor do livro “Marketing Promocional ao Live Marketing”.
MEDIAÇÃO: SARA AZEVEDO. Profissional graduada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação. Mais de 16 anos de experiência de mercado atuando nas áreas de direção de criação, design e fotografia publicitária. Membro do conselho do GEA da AMPRO-MS. Desenvolve atividade na área da Educação, atuando como coordenadora do curso de graduação em Publicidade e Propaganda e de pós-graduação em MBA – Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Estácio Campo Grande.
10 DE JUNHO
PALESTRA: MARCEL COHN. Graduado em Administração pela Unesp, pós-graduado em Marketing Digital pela Faculdades Integradas Helio Alonso-Facha, especialista em Gameficação pela Universidade da Pensylvânia e empreendedorismo Inovação pela Universidade de Tel Aviv. Possui sete anos de experiência na área de marketing digital proporcionada por atuação em empresa de grande porte e destaque no mercado como TIM e GSK. Atualmente trabalha em sua startup chamada Pindorama, que utiliza a metodologia da Gameficação para ensinar matérias escolares. Ministra aulas das Disciplinas de Marketing Digital, Planejamento Estratégico Digital e Gameficação.
SOBRE A ESTÁCIO
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 46 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, a Estácio está presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 587 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.
A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.
Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e a evolução profissional dos nossos alunos e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado. Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.