Porto Murtinho
Carmelo Peralta completa dez anos e homenageia os fundadores
IMG_4936

Carmelo Peralta completa dez anos e homenageia os fundadores

Carmelo Peralta (PY) – Na manhã de terça-feira (02), a prefeitura municipal de Carmelo Peralta, departamento do Alto Paraguay, liderada pela intentenda Mirna Orrego (ANR) realizou a cerimônia cívica de fundação do municipio. Carmelo Peralta se tornou município há dez anos quando se independizou do município de Puerto Casado. Desde a sua fundação a população carmelenses já teve três prefeitos escolhido democraticamente através do voto popular, o primeiro prefeito eleito foi o Liberal Saturnino Bogado que administrou o município por dois anos com mandato tampão, depois foi sucedido pelo colorado Domingos Duarte que por sua vez passou o comando do município a atual prefeita Mirna Orrego.

O município de Carmelo Peralta esta localizado em frente a cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, região sudoeste e possui cerca de 4 mil habitantes que tem como fonte econômica a pecuária e o turismo de pesca que atrai os amantes da pesca esportiva do Brasil.

A data de fundação foi comemorada com intensas festividades, como corrida de cavalo, apresentações culturais, shows musicais e um grande almoço denominado de “karú guasú”, grande almoço.

O ápice da festa aconteceu na Avenida Principal onde foi realizado desfile cívico escolar com a participação dos alunos de todas as escolas que compõe o município. Nessa ocasião, no palanque principal a prefeito junto com a governadora Marlene Graciela Ocampos (ANR) homenageou com certificado de Reconhecimento os fundadores do município, essas personalidades tiveram papel fundamental na emancipação politico-administrativa do município. São eles: o ex-vice-prefeito de Porto Murtinho e pecuarista binacional Flávio Queiróz, o empresário Adir Rodrigues Lima, o ex-prefeito Domingos Duarte, o ex-vereador Wilfrido Segovia, os ex-vereador Rafael Romero e a governadora Marlene Ocampos.

O homenageado Flávio Queiróz usou a palavra para agradecer o reconhecimento feito a essas pessoas e a sua em especial, diz que juntos eles plantaram uma semente lá atrás e hoje essa semente brotou e já começa a produzir. “Vocês não sabem a emoção que sinto dentro de mim de receber esta comenda pelo reconhecimento dos esforços de transformar Carmelo peralta em município, orgulhoso por receber este reconhecimento de figuras públicas comprometidas com as causas deste povo. Só digo uma coisa: Muito Obrigado Carmelo Peralta”, disse emocionado o pecuarista.

Autoridades brasileiras prestigiaram o evento na cidade paraguaia, o prefeito de Murtinho Derlei Delevatti (PSDB), secretarios Carlos Alberto Heyn, Nádia simone Damian Delevatti e Regina Heyn, vereadores Edicarlos Oliveira, Fátima Vidotte, Sonia Ferreira, Elbio Balta e Zilda Duré.

IMG_4921 IMG_4922 IMG_4936 IMG_4942 IMG_4950 IMG_4959 IMG_4963 IMG_4974 IMG_4988 IMG_5003 IMG_5022 IMG_5028 IMG_5034 IMG_5040 IMG_5061 IMG_5084 IMG_5100 IMG_5101 IMG_5141 IMG_5157 IMG_5178

 

Foto e texto: Toninho Ruiz