(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
d8ca2933-533e-46ec-ae83-a0d6e87bccc7-1-672x372

Caravana da Saúde inicia exames de endoscopia e colonoscopia em Campo Grande

Campo Grande (MS) – A Caravana da Saúde começa a realizar nesta quinta-feira (26) os exames de colonoscopia e endoscopia que serão feitos pela primeira vez na ação de reestruturação da saúde em Mato Grosso do Sul.  São mil exames oferecidos para cada um dos diagnósticos. A expectativa é zerar a fila de espera para endoscopia, conforme explicou o coordenador da Caravana, Marcelo Mello.

“Esses exames serão realizados pela primeira vez na Caravana, dentre todas as edições; é algo inédito. Vamos zerar a fila de espera para os exames de endoscopia. Para colonoscopia, a intenção é atender mil inicialmente, e se possível aumentar esses exames, já que são 1,6 mil pessoas na fila de espera”, afirmou.

A empresa terceirizada para a realização dos exames, Centro de Integração de Saúde e Educação (CIES), foi reconhecida e premiada por ter a melhor unidade móvel do mundo, além de ser credenciada junto a Organização Mundial d e Saúde (OMS) e ao Ministério da Saúde.

Conforme Marcelo, o exame de endoscopia trata dos diagnósticos das vias digestivas altas, como o estômago e esôfago, já o exame de colonoscopia é destinado a verificar as condições do intestino.

Inicialmente, a Caravana irá realizar os exames de endoscopia e em seguida começam a ser atendidos os pacientes de colonoscopia. “Nesta quinta-feira iniciamos as endoscopias e a partir de segunda ou terça-feira os exames de colonoscopia”.

Com o fim dos atendimentos oftalmológicos no Albano Franco, no dia 1 de junho, as carretas de oftalmo continuarão a atender no Hospital Regional, a partir do dia  6 de junho, para dar continuidade as consultas, exames e cirurgias. A empresa CIES, que realiza os exames de colonoscopia e endoscopia,  também seguirá para o  Regional, onde serão feitos os atendimentos.

Primeira ação

Para diminuir a fila de espera  Governo do Estado, em parceria com o Hospital Regional e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), realizou no início de maio o Mutirão de Colonoscopia para atander 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos. Foi a primeira ação da Caravana da Saúde na Capital, a 11° microrregião a ser atendida.

“Iniciamos esse mutirão no mesmo espírito da Caravana, que é a diminuição das filas e a realização de procedimentos médicos e cirúrgicos em parceria com a sociedade civil organizada”, afirmou à época o secretario de Saúde, Nelson Tavares.

Texto: Luciana Brazil. Foto: Chico Ribeiro.