(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

mat_ensino_11-300x225O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) obteve a maior nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) entre os cursos da mesma área no país e a 13ª maior nota entre todas as áreas.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 22. A relação detalhada das notas está disponível na página do Inep.

O curso obteve nota 5, com índice de 4,999. As notas do Enade vão de 1 a 5 e os índices são arredondados para a casa superior. A avaliação se refere ao exame feito com estudantes que se formaram em 2014. Esta é a primeira vez que o IFMS participa.

Para a diretora-geral do campus Corumbá, Cláudia Fernandes, a avaliação comprova a qualidade do curso. “Esse resultado, eu acredito, foi obtido pelo conjunto de fatores favoráveis ao trabalho. Professores, servidores, gestão e estudantes aplicados formaram um ambiente em que todos queriam o melhor”, explicou.

A diretora reforça que os estudantes estão ganhando mercado rapidamente. “Temos egressos trabalhando como professores, atuando em grandes empresas e abrindo a própria empresa”, destacou.

Outros cursos – Os formandos dos cursos de licenciatura em Química, do Campus Coxim, e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de Nova Andradina, também foram avaliados no Enade 2014 e obtiveram conceito satisfatório, representado pela nota 3.

Avaliação do IFMS – Com as avaliações do Enade, o Instituto recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC), que tem 5 como nota máxima. O índice, divulgado junto aos resultados do exame, é composto pelas notas do Enade e pelas avaliações do MEC sobre o corpo docente, a infraestrutura da instituição e a organização didático-pedagógica.

Leia  Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos, seis novos quartéis e duas unidades em construção

“O resultado veio para confirmar que nosso ensino, apesar de todas as dificuldades de infraestrutura que ainda temos, é de qualidade”, explicou Elaine Borges, pró-reitora de Ensino do IFMS.

Enade – Anualmente, o Exame avalia o desempenho dos estudantes que concluíram os cursos de graduação em todo o país. A cada ano são escolhidas diferentes áreas para participar. Em 2014, foram avaliados 396.862 concluintes de 43 cursos.

A partir de 2016, o Enade deve passar por mudanças para aprimorar a avaliação das instituições de ensino superior. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última sexta-feira, 18.

A metodologia de construção das provas será aprimorada e o resultado do exame passará a conferir, no lugar de uma nota, níveis de proficiência de estudantes por curso.

Além disso, o Enade deve passar a ser um dos critérios para acesso à pós-graduação e entrar no histórico escolar do estudante. Hoje consta apenas se o estudante participou ou não da prova.

Ascom/IFMS – Assessoria de Comunicação do IFMS