(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Campo Grande terá Arena de Múltiplas Atividades para promover cultura e cidadania

Governador assumiu o compromisso de apoiar a cultura japonesa

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato à reeleição, recebeu o apoio dos integrantes da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande) e assumiu o compromisso de construir uma Arena de Múltiplas Atividades para ajudar a desenvolver ainda mais a cultura e a cidadania. Ele também participou do Bon Odori, festa tradicional japonesa, reforçando que continuará apoiando as diversas manifestações culturais no Estado.

“Eu mandei fazer um projeto de uma Arena de Múltiplas Atividades – uma obra complexa em Campo Grande que é para ter cultura, formação profissional e qualificação; ter teatro, cinema e dança. Estamos finalizando isso e vendo em qual área em que vamos instalar”, contou Reinaldo. O espaço terá espaços para shows, desfile das escolas de samba e também para formação profissional e fomento da renda. Os alunos irão aprender, entre outras coisas, a fazer carros alegóricos e a costurar roupas e fantasias.

Reinaldo Azambuja afirmou que oferecer cultura, cidadania e formação profissional é uma forma de tirar os jovens das drogas e da criminalidade. Ele citou como exemplo o programa Rede Solidária, do Governo do Estado, que por meio de duas unidades (Ruth Cardoso, no bairro Dom Antônio Barbosa, e Íria Leite Vieira, no Jardim Noroeste) tem promovido o desenvolvimento de pessoas através de educação, cultura, esporte, lazer e serviços de proteção social e formação profissional. Mais de 100 mil pessoas de bairros carentes de Campo Grande já foram atendidas.

O governador também reafirmou o compromisso com a pluralidade. “Empoderamos a Secretaria de Cultura e Cidadania. Ali a gente discute política indígena, tem uma subsecretaria para isso, tem subsecretarias da Juventude, das Mulheres e tem uma que eu criei e fui muito criticado, mas não me importo com as críticas, a Subsecretaria LGBT, porque o Estado é plural”, disse.

Leia  Unidade Móvel do Hospital de Amor atenderá na Tecnofam dias 16, 17 e 18 de abril

Reforçando o compromisso com todas as formas de cultura, Reinaldo Azambuja participou ainda do tradicional Bon Odori, na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande. A festa faz parte do calendário de aniversário de Campo Grande. Ele aprendeu um pouco como se faz comidas típicas como o tempurá e apreciou, além da culinária, as músicas e danças típicas.

A Capital de Mato Grosso do Sul possui a terceira maior colônia de imigrantes japoneses no Brasil. São cerca de 15 mil descendentes, considerando até a 4ª geração. É também a segunda maior colônia de imigrantes de Okinawa no Brasil, atrás apenas de São Paulo, com 11 mil descendentes.