(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

 

Câmara de Bela Vista aprova plano de educação sem “Diversidade”  A emenda que retira o termo “diversidade” de uma das metas do Plano Municipal da Educação (PME) foi aprovada pelos 11 vereadores durante votação realizada nesta segunda-feira (29) na Câmara de Bela Vista.

O trecho que trata sobre a questão de igualdade de gênero, diversidade e orientação sexual foi retirado do projeto após ser criticado por entidades religiosas e membros da sociedade civil. Os pontos que sofreram mudanças foram discutidos em uma reunião realizada pela comissão entre os vereadores e líderes de Igrejas Evangélicas do município.

Com foco das polêmicas da discussão do PME da Câmara de Bela Vista votou e aprovou o plano com retirada das seguintes emendas – devido às questões ligadas à orientação sexual e diversidade foi suprimidos os incisos 7.31 – 7.32 e 7.33 da meta 7 – estratégias.

Denominada “Diversidade”, a meta tratava da prevenção e do enfrentamento de desigualdades étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de identidade de gênero e geracional. Também abordava o combate às violências (doméstica, intrafamiliar, institucional e direitos humanos) e o respeito às diversidades.

O PME, através do projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores; e, assim, todos – sociedade, cristãos, legislativo, executivo – saíram vencedores! O bom senso venceu, disse Pastor Oseias.

Por outro lado, grupos religiosos se manifestavam “a favor da família” criticando o que chamavam de “ideologia de gênero” e argumentando que sexualidade se aprende em casa.

“O ponto mais polêmico foi à questão da ideologia de gênero e diversidade. Há consenso com os vereadores dessa casa, com a sociedade civil organizada, através das igrejas. Nós votamos e foi uma conquista a favor das famílias quem é que deve dar educação aos filhos e não o Estado, disse Alcyr Mendonça.

Leia  Cine Belarte: Últimos dias para inscrição no Curso de Capacitação Audiovisual

“A ideologia de gênero não é um assunto que desrespeito apenas as religiões. É algo que versa sobre a vida de todas as pessoas da nossa sociedade, comentou Marcelo Calvano.

Já o vereador Piti afirmou “A escola cabe ensinar e a família cabe educar”. Com esse enfoque, ele declarou ser contra a diversidade e ideologia de gênero e favorável a família.

A vereadora Fabrizia destacou que os demais vereadores foram sábios e dedicaram tempo em analisar cuidadosamente todos os pontos do Plano Municipal, e afirma que semanas anteriores as questões já não tinha apoio dos edis.

“A Diversidade e ideologia de gênero pretende no final destruir toda constituição familiar. O que está em jogo aqui é a destruição da família, Isso é uma forma de conter o estado de não estar adentrando em situações que é de família. É um momento louvável onde a família foi preservada”, disse o vereador Dr. Johnys.

O presidente da Câmara, vereador Waldes Marques Claro agradeceu a participação popular na sessão e declarou ser contrário a diversidade. “Cada vereador aqui foi eleito para brigar por vocês. Eu respeito à situação e opção sexual de cada um, mas desde quando começamos a discutir, não podemos ir contra a nossa bíblia sagrada. Eu sempre vou votar de acordo com a minha consciência, ressaltou Waldes.

Ademir Mendonça – Fronteiranews