(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024
reinaldo CAPA

“Brasil está sendo passado a limpo”, diz Reinaldo sobre Operação Lama Asfáltica em MS. Foto. Chico Ribeiro

Campo Grande (MS) – O Brasil está sendo passado a limpo e não é diferente em Mato Grosso do Sul. Com essa afirmação, o governador tucano de MS, Reinaldo Azambuja, avaliou a segunda fase da Operação Lama Asfáltica da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (10). Estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, 24 mandados de sequestro de bens de investigados em Campo Grande, Rio Negro, Curitiba (PR), Maringá (PR) Presidente Prudente (SP) e Tanabi (SP).

Batizada de Fazendas de Lama, a operação tem como alvo a gestão anterior do Governo de MS e é referente à aquisição de propriedades rurais com recursos públicos desviados de contratos de obras públicas, fraudes em licitações e recebimento de propinas, resultando também em crimes de lavagem de dinheiro.

“Lugar de corrupto é na cadeia. Isso tá sendo feito no Brasil todo. Não faço nenhum julgamento de ninguém, mas aquele que cometeu desvio de recurso público, em qualquer nível, tem que pagar pelo erro e devolver os recursos para o erário público. Essa é a função da Justiça. Mais do que nunca precisamos fortalecer as instituições como Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça para continuar as apurações em todos os níveis”, frisou Reinaldo.

Durante a primeira fase da operação, cujas investigações iniciaram em 2013, foi constatada a existência de um grupo que, por meio de empresas em nome próprio e de terceiros, superfaturaram obras contratadas com a administração pública.

Agora, após análise da Receita Federal e Controladoria Geral da União dos materiais apreendidos na primeira operação, forma revelados indícios da prática dos crimes de lavagem de dinheiro, inclusive decorrentes de desvio de recursos públicos federais e provenientes de corrupção passiva, com a utilização de mecanismos para ocultação de valores, como aquisição de bens em nome de terceiros e saques em espécie.

Leia  WTM Latin America unindo países e apresentando Porto Murtinho ao mundo

“Pelas informações que nos temos até agora, essa é uma extensão da Operação Lama Asfáltica. Então, os policiais federais voltaram à Secretaria de Obras do Governo para buscar alguns processo que são do ano de 2007 e 2008. Isso é extensão daquilo que já foi iniciado lá atrás. Isso precisa acontecer para o Brasil possa respirar um novo momento. Temos que mostrar que quem ousa desviar recursos público paga com prisão para que não venha acontecer de novo”, finalizou.

Foto: Chico Ribeiro.