(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Bella Vista Norte-PY: Miguel Louteiro rebate acusações

Na semana passada a imprensa da fronteira noticiou que o ex-intendente (prefeito) de Bella Vista Norte, Miguel Louteiro (ANR), que renunciou ao cargo para concorrer à reeleição no próximo mês, seria um dos alvos de investigação da Controladoria Geral da República do Paraguai por não ter realizado a prestação de contas do FONACIDE (Fondo Nacional de Inversión Pública y Desarrollo) y Royalties.

Também estariam sendo investigados: Ranfis Gonzáles (ANR), intendente de Capitán Bado e Marcelino Rondón (ANR), intendente de Zanja Pyta, porém destes, apenas Miguel Louteiro venceu as eleições internas.

Ainda de acordo com as publicações, funcionários públicos teriam afirmado que o ex-intendente acumulou uma verdadeira fortuna durante o tempo em que ocupava o cargo e eles (funcionários públicos) trabalhavam sob constante ameaça.

Miguel Louteiro afirmou que realmente não prestou contas sobre destinação da verba do FONACIDE referente ao segundo quadrimestre de 2015, pois segundo ele, quando o prazo para o encerramento dessa prestação se encerrou, já teria renunciado ao cargo para concorrer às eleições internas e portanto, cabe ao atual intendente realizar a prestação de contas aos órgãos competentes.

“Eu saí [do cargo de intendente] antes do dia 15 de agosto e o quadrimestre venceu no dia 30 [de agosto], portanto a responsabilidade de prestar contas do segundo quadrimestre já é de responsabilidade do intendente atual e essa prestação será apresentada em breve”, afirmou o ex-intendente.

Miguel Louteiro afirmou também que o valor anual repassado para Bella Vista Norte é de 600 milhões de Guaranis (algo em torno de R$ 400 mil), sendo que desse total, 50% precisa ser utilizado para estrutura escolar e 30% para a merenda, e os outros 20% em estrutura complementar à educação, o que de acordo com ele, é um valor relativamente baixo e que não seria passível de intervenção pelo atraso na prestação, haja vista que tão logo a prestação seja apresentada, o recurso novamente é repassado.

Leia  Hemerson Buiu pede reforma na Ponte da Baixada Corinthiana

Segundo Louteiro, com o recurso construiu um banheiro exclusivo para alunos do pré escolar, 1 sala de aula para alunos da educação para adultos, ambos na escola 188, já na escola Maria Auxiliadora foi construído um banheiro diferenciado (masculino e feminino) e um exclusivo para os professores. Também uma sala de aula na General Samaniego e mais três banheiros diferenciados no assentamento ex-Antebi.

Perguntado sobre as acusações de funcionários públicos de que ele teria enriquecido no período em que esteve como intendente e também sobre perseguições a funcionários, Louteiro negou as acusações e se diz perseguido politicamente.

“Não acumulei fortuna e os funcionários em momento algum foram perseguidos por mim (…) pode perguntar a qualquer funcionário que publicamente não me apoiou se alguém foi mandado embora; sempre respeitei todos os funcionários da prefeitura (…) Isso é perseguição política; estão tentando prejudicar a minha campanha”, afirmou Louteiro.

Também falou sobre a vinda da Controladoria para Bella Vista Norte, que segundo ele, veio para analisar as contas referente ao ano passado, sendo que vinda deles já teria sido comunicada desde junho, portanto sem qualquer relação com o que foi publicado na semana passada em alguns veículos de imprensa da fronteira.

E finalizou deixando um recado aos bellavisteños. “Eu estou tranquilo, sempre busquei fazer o melhor; a cidade e o povo me conhece; Quero pedir a meu povo que fique tranquilo, não acumulei fortuna, não comprei mansão; não sou esse bandido que estão falando (…) isso é uma tentativa de prejudicarem a minha campanha, mas quem me conhece sabe que isso não existe e vamos vencer novamente”, concluiu Miguel Louteiro.

Alex Diniz e Thaffarel Nunez Gonçalves – TNG Informameu ip