(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Encontro O primeiro encontro com filhos separados pelo isolamento compulsório das pessoas vítimas de hanseníase será realizado nesta segunda-feira (29/6), a partir das 15h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A proposição é do vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, deputado Amarildo Cruz (PT), juntamente com o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
 
O objetivo é reunir pessoas que foram separadas dos pais que tinham hanseníase na década de 90 para um debate, na tentativa de sensibilizar a população e o Governo Federal do holocausto vivido por essas pessoas, além de mostrar para a sociedade que a hanseníase é uma doença que possui tratamento e cura. Conforme o Morhan, a separação das famílias atingidas pela hanseníase era imposta como forma de evitar o contágio de outras pessoas.
 
Durante décadas, os doentes foram separados do ambiente social de forma repentina e internados em instituições fechadas, que eram conhecidas como leprosários ou hospitais-colônia. Os filhos eram levados para educandários ou orfanatos e entregues a outras famílias e muitos desapareceram. Depois de liberados dos leprosários, muitos pais que buscaram seus filhos nunca os encontraram.
 
Para o deputado Amarildo Cruz, a luta do movimento é legítima. “Naquela época, os portadores da hanseníase eram ‘caçados’ pela guarda sanitária e isolados de seus familiares. Muitas pessoas nunca mais reviram seus entes queridos. É justo que eles sejam indenizados por isso, embora o trauma psicológico não tenha como ser ressarcido”, declarou.
*Com informações da assessoria de imprensa do parlamentar Amarildo Cruz.
Leia  Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios