(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

As Marruás Pantaneiras inauguram loja própria Entidade responsável pelo projeto comemora avanços no ano em que comemora onze anos de fundação

Campo Grande, 3 de julho de 2015 – A Associação de Mulheres Extrativistas do Pantanal (Amina), que oferece formação profissional gratuita para mulheres vítimas de violência doméstica, comemora onze anos de fundação com a inauguração de uma loja própria para venda da produção local de artesanato e doces caseiros.

Em 2014, o projeto “As Marruás Pantaneiras e seus doces caseiros” da Amina foi um dos 22 selecionados peloPrograma Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, que valoriza a promoção da autonomia de pessoas e grupos comunitários através de ações em formação cidadã, participação coletiva e empreendedorismo. O projeto consiste na geração de renda por meio da capacitação de mulheres para a fabricação de doces caseiros de frutas típicas do cerrado e confecção de artesanatos. Paralelamente às aulas também são realizadas palestras sobre o combate à violência doméstica para a comunidade da região.

“Conseguir se sustentar é o primeiro passo para a mulher se libertar da violência doméstica. Hoje, nosso objetivo é aumentar a produção e gerar mais renda para subsidiar nossas despesas e poder ajudar mais mulheres”, destaca Nilma Infran, atual coordenadora e uma das fundadoras da Associação. Com o apoio do Oi Futuro e outras entidades, a Amina concluiu o plantio do viveiro de plantas frutíferas que serão utilizadas como matéria prima para os doces, equipou a cozinha e inaugurou uma loja própria para comercialização dos produtos.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois centros culturais no Rio de Janeiro, com uma programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações.

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

Reportagem – Jessika Machado