(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

alcyA escassez de bom humor rivaliza com a falta d’água em muitas regiões do planeta, assim como o líquido precioso é cada vez mais raro está cada vez mais difícil encontrarmos o riso no rosto de muitas pessoas que se sentem cada vez mais oprimidas. É comum se deparar com semblantes abatidos e expressões sérias e contemplativas. Os motivos elencados são os mais diversos e logicamente que cada um tem uma justificativa plausível para o seu mau humor: um chefe chato, uma esposa briguenta, um esposo indiferente, um filho que só traz desgosto, o trânsito caótico das grandes cidades, a corrupção generalizada, o baixo salário, as exigências acadêmicas e… As… A lista seria interminável, por isso, é melhor parar por aqui antes que você perca ainda mais a paciência. Dizem que o mau humor é um reflexo cristalino do estado de espírito de alguém, se assim for, não haveria tanta gente sorrindo com o coração se debruçando em lágrimas. É possível rir sem vontade assim como chorar copiosamente de tanta alegria.

Talvez você tenha um parente ou amigo que faz piada de tudo até mesmo de coisas totalmente inconvenientes. Há aquele que quer ser engraçado, mas que não tem graça alguma e há também outros que nunca acham graça de nada e só vivem reclamando de tudo. Os extremos são perigosos. O fato é que pessoas bem humoradas são bem enturmadas, já os maus humorados são evitados ao máximo. Tanto o riso farto quanto o semblante carrancudo não são em si mesmos uma evidência absoluta da personalidade de alguém. Por trás de um ótimo contador de piadas muitas vezes se esconde uma pessoa triste e solitária e além de uma fisionomia séria e amedrontadora pode estar escondida uma pessoa muito sociável que ainda não floresceu, mas que tem grande potencial.

É facílimo resmungar, para isso, é só observar a vida e todas as dificuldades que ela trás e desse momento de reflexão só extrair coisas negativas. O espirito da murmuração se apodera de tal forma de alguns que tudo em volta é desprovido de beleza e somente a própria opinião pessoal é que deve prevalecer sobre as demais.

Por todos os lugares vemos seres humanos que só reclamam e não acham graça de quase nada. Há  momentos em passamos por sérios problemas e naturalmente ficamos mais reservados e facilmente irritados, mas ao superar as dificuldades os ânimos melhoram e voltamos ao nosso estado anterior. É momentâneo! Não é algo permanente. O grande problema é que se espalha como uma praga o mau humor sem que haja realmente uma razão lógica.

Precisamos urgentemente de mais humor e de menos rancor. A vida é muito mais bela quando o bom humor está arraigado no seio das relações interpessoais.

Na lápide de um desconhecido estava escrito: “Eu prefiro ser conhecido pelo excesso de humor do que pela falta dele”.

Alci Massaranduba

Autor dos livros “Minha Vida de Carteiro” e “Pensamentos de um Carteiro”. Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela UEMS e Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios pela UNIGRAN.