(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Plantio Muda Erva-Mate Bela Vista 2

Alunos do curso de Administração Pública oferecido pela UEMS em Bela Vista participaram de aula especial sobre a importância da erva-mate para o desenvolvimento de fronteira.

Alunos do curso de graduação em Administração Pública da UEMS do polo de educação a distância de Bela Vista, plantaram algumas mudas de erva-mate. O local escolhido foi o pátio do polo educacional.

A ação aconteceu durante as aulas da disciplina de Sociologia Organizacional, ministradas pelo professor Moisés Centenaro no dia 14 de maio.

Segundo ele, “o ato de plantar mudas de espécie nativa da regiãovem no sentido de fortalecimento os laços culturais e históricos e simbolizam uma integração social que o uso do chimarrão e tereré representam para a região”.

A erva-mate, conhecida cientificamente por ilex paraguariensis, é originária da Mata Atlântica e pode ser encontrada nas florestas dos três estados do sul do Brasil e Mato Grosso do Sul, no norte da Argentina e Paraguai. Sua árvore pode atingir mais de oito metros de altura.

A extração e cultivo da erva-mate é uma tradição antiga. Os primeiros a utilizarem a planta, fazendo uma infusão com as folhas, foram os índios Guaranis e Quíchuas, que habitavam a região das bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores europeus.

Plantio Muda Erva Mate-Bela Vista

Plantio Muda Erva Mate-Bela Vista

Para o professor Moisés Centenaro, o desenvolvimento e estimulo de ações como essas, podem fazer os alunos refletir sobre a importância histórica, econômica e social que a erva-mate proporcionou para o desenvolvimento da região de fronteira do Mato Grosso do Sul, servindo como estimulo para desenvolvimento de novas ações, especialmente em políticas públicas para incentivos e desenvolvimento no cultivo da erva-mate, como instrumento de geração de emprego, renda e desenvolvimento social.

Texto: Nivalcir Almeida