(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

 

ParanaibaCampo Grande (MS) – Em comemoração ao seu 158º aniversário, o município de Paranaíba realizou no fim de semana, sábado (4) e domingo (5) uma extensa programação com ações sociais, exposições de agropecuária e shows para celebrar a data. Motivado em conhecer de perto o desenvolvimento socioeconômico da cidade, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural, Enelvo Felini, participou da agenda festiva junto ao governador Reinaldo Azambuja, o prefeito do Município, Diogo Tita e demais autoridades.

Em seu pronunciamento na abertura da 53ª da Expopar (Exposição de Paranaíba), o chefe Executivo Estadual, Reinaldo Azambuja se comprometeu em pavimentar até o final de seu mandato, a BR- 483. A rodovia estadual é um importante acesso ao Estado de Goiás e o asfalto atenderá uma antiga reinvindicação dos produtores rurais da região. “Estamos comprometidos em levar desenvolvimento aos municípios do Estado. Para levar o desenvolvimento as regiões mais empobrecidas vamos promover também a recuperação áreas degradas, por meio do acesso facilitado de insumos aos produtores”, afirmou o governador.

Para o diretor da Agraer, Enelvo Felini, essa declaração demostra o empenho da atual gestão de Mato Grosso do Sul com o homem do campo, em especial ao ligado a Agricultura Familiar. “A redução do ICMS sobre o óleo diesel de 17% para 12% já demonstra o quanto o governo busca estimular a concorrência de Mato Grosso do Sul frente aos outros estados, uma vez que vai beneficiar os produtores de todo Estado e diminuir os custos da produção”.

Ainda na abertura da Expopar foi realizada uma homenagem ao ex-governador Marcelo Miranda Soares pelos relevantes serviços prestados a agricultura e pecuária no Estado. Todos os anos um produtor local é escolhido para ser condecorado pelo Sindicato Rural de Paranaíba.

Leia  Produtores de laranja encontram em Mato Grosso do Sul ambiente propício e seguro para investir

Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Rural Wilberto Antônio Amaral, destacou a importância de mais uma edição da Expopar, evento que traz para o município relevantes ações para o produtor e que reúne os moradores e pessoas de cidades vizinhas. “Hoje é um dia de festa, mas mais do que isso é a oportunidade dos produtores rurais terem um diálogo com o governo do Estado por meio de entidades representantes como nós do Sindicato. Cerca de 80% das nossas pastagens estão degradadas, e o incentivo do governo do Estado através do acesso facilitado de calcário e fertilizantes e calcário será de extrema relevância para a produção”, detalha.

Calendário Festivo – Paranaíba

Além da exposição o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, também acompanhou outras atividades realizadas na cidade como o serviços sociais e hospitalares prestados pela equipe da Caravana de Saúde, a entrega da revitalização do Espelho D’Água II “Breno Leal de Oliveira”, o lançamento da pedra fundamental da empresa de reciclagem Latasa e a inauguração da ampliação e reforma do complexo administrativo e operacional da Sanesul, empresa pública responsável pelos serviços de saneamento das cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

Em Paranaíba a passeio, a dona de casa Ana Cristina Silva disse estar maravilhada com tudo o que viu no local. “Vim visitar minha família e passei para conhecer a Caravana. Tenho tio e tia que moram na zona rural e tiraram o dia para buscar atendimento médico para toda a família. É a possibilidade de resolver de uma só vez as pendências de todo mundo. Você economiza a viagem”, disse em tom de satisfação.

Ainda no Município, Enelvo Felini se reuniu com toda a equipe técnica da agência municipal da Agraer para articular novas estratégias em benefício da Agricultura Familiar da região.

Leia  MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades

Estiveram presentes no encontro o engenheiro agrônomo e gestor de desenvolvimento regional Atílio Eduardo Pioli, Aline Floriano coordenadora municipal da Agência, a servidora Maria José da Silva, o vice-prefeito Fredson Freitas, o assessor Pedro Lima e o técnico agropecuário Hildebrando Francisco de Oliveira.

 Aline Lira – Assessoria de Comunicação – Agraer