(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

sicom2O governo do Paraguai e a Agência Efe, através de seu presidente, José Antonio Vera, assinaram no último dia 17, em Assunção, um memorando de entendimento para possibilitar a formação de jornalistas locais, em um ato precedido por um encontro com o presidente do país, Horacio Cartes.

O documento foi assinado no último dia 17 pelo presidente do veículo de comunicação, José Antonio Vera, e o ministro paraguaio da Secretaria de Informação e Comunicação (Sicom), Fabrizio Caligaris, estabelecendo as bases para uma colaboração que inclui as atividades de formação e aperfeiçoamento.

“Há de se levar em conta que a Agência Efe tem delegações em 120 países do mundo e o nível de colaboração pode ser levado de uma forma direta a qualquer país. Já fazemos isso na Espanha e isso permite que jornalistas de diferentes regiões possam transitar e conhecer novos lugares, novas formas de fazer jornalismo, dentro de uma agência internacional como a Efe”, explicou Vera.

O memorando estabelece que para as atividades de formação que possam se concretizar, a Sicom “fornecerá o financiamento suficiente para seu desenvolvimento ou administrará com outros órgãos públicos e privados, nacionais e internacionais, como o programa Becal, a dotação de bolsas de estudos ou recursos necessários para esses fins”.

Antes da assinatura, Vera se reuniu com Cartes na residência presidencial, acompanhado de vários jornalistas de uma associação de comunicadores espanhóis fundada em 2003 e dedicada a criar um lugar de encontro para os profissionais do mundo da comunicação.

O encontro foi de caráter protocolar e foi conversado, entre outros temas, sobre o interesse das empresas espanholas em investir no Paraguai e no potencial turístico do país.

Legenda Fabrizio Caligaris (esq) e José Antonio Vera. Foto: EFE