(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

 

Ações do Estado buscam reduzir exportação de hortifrúti e ampliar renda do agricultor familiar

Campo Grande (MS) – O secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Dr. Fernando Lamas, esteve, na quinta-feira (27), junto do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, para participar da reunião mensal da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos de Mato Grosso do Sul), situada na Capital.

A Ceasa, empresa de economia mista, vinculada administrativamente a Agraer, que desde 1979 orienta e disciplina a distribuição e comercialização de produtos hortícolas em Mato Grosso do Sul passa atualmente, mesmo considerando a crise que atravessa o País, por um bom momento, segundo Enelvo.

O diretor-presidente ressalta que, mesmo com pouco mais de seis meses de trabalho, o governo do Estado já conseguiu implementar algumas ações importantes e que começam a apresentar reflexos na atividade dentro da Central.

Com um diagnóstico apurado do número de produtores do Estado e o tipo de alimento cultivado em cada município, o executivo Estadual tem procurado direcionar o trabalho dos técnicos da Agraer para o incentivo de culturas que possam atender o mercado interno, buscando reduzir a importação no Estado. “Não é um trabalho só para deixar de comprar produtos de fora, o zoneamento e o direcionamento vem para suprir a demanda local, manter os recursos no Estado, melhorar a renda do trabalhador rural e, consequentemente, oferecer produtos com maior qualidade para a população”, explicou o diretor-presidente da Agência.

Além dessas ações, Felini destacou ainda a importância da atuação de uma agente da Agraer na intermediação de venda dos produtores da Agricultura Familiar, dentro da Central. “A profissional fica lá na Central à disposição dos produtores e isso tem sido fundamental para garantir lisura nas transações. Não passa por ele nenhum recurso financeiro. Ele apenas intermedia, auxilia o produtor, que se sente amparado num dos momentos mais importantes da sua atividade”, completou.

Leia  Em MS, nove prefeituras são premiadas por projetos inovadores

Para Enelvo, ainda há muito a se fazer, considerando o potencial da Central, da equipe de trabalho, o empreendedorismo dos que comercializam seus produtos ali, e dos que produzem alimentos no Estado.

Para o secretário da Sepaf, Dr. Fernando Lamas, o Mato Grosso do Sul tem clima, solo e conhecimento suficientes para suprir sua demanda de consumo e até mesmo exportar produtos. Com a integração das políticas públicas dos governos e ações da Secretaria vinculadas diretamente na orientação do produtor, é possível, segundo o dirigente, obter resultados expressivos de incremento da produção e redução das importações em um curto espaço de tempo. “Existem municípios no Estado produzindo e exportando, ao mesmo tempo que importamos o mesmo produto. Vamos trabalhar para organizar a cadeia sul-mato-grossense. O beneficio será de todos, com certeza”, concluiu.

Após análise dos balancetes dos dois últimos trimestres de 2015, Enelvo e Fernando alinharam com o diretor presidente da Central, Jaime Balejo e o diretor técnico Francisco de Sollberger Pacca, ações para ampliar a comercialização de produtos produzidos no Estado e trazer maior número de produtores locais para a Ceasa.

A reunião, considerada extremamente produtiva, deve se repetir com frequência, segundo o secretário Fernando Lamas, que demonstrou ter grande interesse na participação de fomento às atividades da Central. “Considerando que o governo do Estado tem a agricultura familiar como prioridade e a organização da comercialização é fundamental para que possamos fortalecer a atividade, trabalharemos com afinco para garantir excelência dos trabalhos dentro do Ceasa”, finalizou.

Kelly Ventorim  (Sepaf) e Aline Lira (Agraer)