(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Sábado, 20 de Abril de 2024

Ações de inovação em Nova Andradina pautam Simpósio Científico Internacional

Evento foi promovido na cidade de São Paulo pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”

As recentes políticas públicas de inovação e tecnologia desenvolvidas em Nova Andradina pautaram a programação da 4ª edição do Simpósio Científico Internacional (CEJAM) promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, no auditório do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

A palestra foi ministrada pelo secretário municipal de Planejamento e Controle, Renato Pires, que também é pesquisador da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), da Universidade de São Paulo (USP).

Pós-graduado em Administração Financeira Corporativa pela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, e em Planejamento e Projetos Regionais pela University of Bradford, na Inglaterra, Pires foi convidado para abordar a criação de ambientes e estruturas de inovação tecnológica nas organizações sociais.

“Inovações tecnológicas são novos produtos ou processos que cumprem a finalidade de reduzir custos, melhorar a produtividade, atender às necessidades detectadas ou simplesmente mudar o modo de fazer e usar produtos e processos”, detalhou o secretário.

Sobre a criação de ambientes de fomento à inovação, Renato Pires enfatizou a necessidade de ser instituir organizações com foco na pesquisa, a exemplo da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), pioneira em Mato Grosso do Sul.

“A instituição desses ambientes passa diretamente pelo crivo do chefe do Executivo municipal. Em Nova Andradina, com o prefeito Roberto Hashioka, essa missão está sendo cumprida de forma ágil, graças a esse respaldo, onde já instituímos uma incubadora e uma aceleradora de empresas”, comentou.

A partir da efetivação da Finova, Pires elencou o diálogo e as parcerias estabelecidas com as instituições de ensino superior existentes em Nova Andradina, tanto na esfera pública, como particular, para possibilitar a criação de programas de Especialização, Mestrado e Doutorado, vinculados aos projetos da Finova.

Leia  Sicredi disponibiliza pagamentos via Google Pay