O gerente da Cooperativa Sicredi de Bela Vista, Claudinho, concedeu entrevista ao radialista Ademir Mendonça na Radio Cidade FM 106.3. Na oportunidade o gerente falou sobre a taxa Selic, que passou para 4,25% ao ano a menor taxa desde 1999, quando o Brasil começou a adotar metas para controlar a inflação.
O gerente comentou sobre o assunto e mostrou que mesmo com a queda na taxa o Sicredi oferece oportunidade falou de ter investimento diferenciado.
O que e taxa Selic?
Claudinho – A taxa Selic (meta) á a Taxa Basica da Economia, ela é estabelecida pela COPOM – Comitê de Políticas Monetárias, que se reúne para estabelecer os rumos da taxa básica de juros para o próximo período, com base nos indicadores econômicos e da inflação. A taxa Selic serve como um parâmetro para as demais taxas da economia. O aumento e diminuição da Selic também influenciam o dia a dia e a economia do Brasil. Resumindo: “É o preço do dinheiro”.
O que significa a redução da taxa Selic?
Claudinho – As reduções na taxa Selic são feitas para aumentar o consumo. Normalmente, quando caem os juros, o valor do credito também segue a mesma trajetória. Dessa forma, as pessoas costumam buscar mais empréstimos, e, assim, todos os setores são impactadas, como o comercio, a indústria e a prestação de serviço.
Por que houve essa redução?
Claudinho – Para estimular o crescimento do país, tanto através do consumo e também dos investimentos das empresas no Brasil. O que possibilitou essas ultimas quedas da taxa Selic foi o bom comportamento da nossa inflação, medida pelo indicador IPCA, que vem se mantendo estável nos últimos três aos.
O que esta redução influencia nos investimentos hoje?
Claudinho – Atualmente, a maior parte dos investimentos no Brasil são de Renda Fixa. E, a maioria dos produtos da renda fixa tem rendimento impactado pela Selic.
Os estudos realizados pela ANBIMA, o Raio X do investidor brasileiro de 2019, mostrou que 88% dos brasileiros que investem seu dinheiro no produto poupança. E o rendimento da poupança é diretamente impactado pela taxa Selic.
O que a pessoa precisa fazer para continuar com a rentabilidade que tinha há alguns anos atrás quando a taxa Selic era mais alta?
Claudinho – Em todas as instituições financeira, devido à queda da taxa Selic, o rendimento também diminuiu. Dessa forma, se o investidor que um rendimento muito mais alto precisa diversificar os seus investimentos de acordo com o seu perfil de risco. Para isto, no Sicredi a gente disponibiliza diversas opções de investimentos, como poupança, deposito a prazo, fundo de investimentos, LCA e previdência privada.
Neste cenário, o que o Sicredi tem de diferencial para as pessoas que querem investir ou guardar dinheiro?
Claudinho – Em todos os bancos e instituições financeiras cooperativas as pessoas que fazem um investimento e recebem os seus rendimentos.
Só que no Sicredi além desses rendimentos, por se uma Cooperativa tem o diferencial da participação na distribuição dos resultados. Exemplo, uma pessoa que manteve uma poupança em outra instituição financeira recebeu um rendimento de 4,26% durante todo o ano de 2019. Para o nosso, associado que manteve este mesmo valor na poupança no Sicredi, além deste rendimento, vai receber na participação do resultado 2% sobre o saldo. Ou seja, o associado da Sicredi Centro – Sul MS recebeu 46% de todo o rendimento da poupança do ano na distribuição do resultado, que será realizada após aprovação da assembléia. Se falarmos em deposito a prazo este percentual equivale a 25% do CDI de 2019.
Esta é uma decisão no conselho de administração da nossa Cooperativa e já vem acontecendo nos últimos três anos.
Além, disso com já falamos varias vezes, ao nosso associado da cooperativa tem diversos diferenciais. Somos uma instituição financeira da comunidade, que investe e tem seu retorno aqui no nosso município. Os recursos gerados ficam na nossa região e são aplicados na nossa região. Além disso, estamos preocupados com pessoas próximas de nos, e estamos sempre presentes na comunidade, como é o caso do nosso Fundo Social, que atende instituições beneficentes aqui no um município de Bela Vista.
E quem não é associado do Sicredi, mas quer trazer os seus investimentos para a Cooperativa, com faz?
Claudinho – Qualquer pessoa pode ser associada do Sicredi, ter uma conta e aproveitar dos diferenciais de investimentos disponíveis na cooperativa. Para isso, é só vir na nossa agencia aqui em Bela Vista e conversar com um dos nossos colaboradores, que eles já explicam todos os diferenciais e também as opções de investimentos. Por isso, convidamos a todos que venham nos conhecer, faça-nos uma visita, se associem e descubram as vantagens de ser dono de uma instituição financeira cooperativa.
Há alguma mensagem que gostaria de deixar para os nossos ouvintes e internautas?
Claudinho – Primeiramente, gostaria de agradecer a Radio cidade FM 106.3, ao site Fronteira News, por ter nos aberto este espaço para que pudéssemos conversar um pouco os diferenciais que temos no Sicredi para nossos associados e investidores. Se ficou alguma dúvida, podem ir a nossa agencia aqui em Bela Vista e conversar com um dos nossos colaboradores. Eles estão habilitados para ajudar todos vocês, tirar dúvidas e auxiliá-los sobre o tipo de investimento adequado para o seu perfil. Reforço o convite também para aqueles que ainda não são associados.
Estaremos todos ansiosos para receber vocês no Sicredi. Obrigado!
Redação – Fronteira News