(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 25 de Junho de 2026

O diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, Marcelo Ferreira Miranda, participou na terça-feira (22), do 2º Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes, em Salvador-BA. A reunião teve participação de representantes de unidades federativas e do secretário-adjunto da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Araújo. No encontro, foram discutidas políticas públicas e ações conjuntas para as práticas esportivas no país.

Miranda é secretário executivo na mesa diretora do Fórum e, durante seu discurso, salientou as dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelos estados na administração do esporte. O diretor-presidente da Fundesporte também mostrou preocupação em relação à proposta de orçamento para 2020 do governo federal, que prevê redução de investimentos para o segmento esportivo. “Esse corte que está previsto é muito drástico. Inclusive, acredito que comprometerá a Bolsa-Atleta, que é um dos instrumentos fundamentais à promoção do nosso esporte. Faço aqui críticas construtivas, como forma de colocar o Fórum de ‘mãos dadas’ com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, no sentido de reverter esta situação que realmente é preocupante”.

Outro ponto apresentado por Miranda refere-se à ausência de lançamento de editais pelo governo federal. “Mato Grosso do Sul sofreu, como vários estados. Estou na Fundesporte desde 2015, tentamos vários editais, os poucos que saíram, e não obtivemos sucesso. No momento, não há previsão de edital. Acho que é um momento muito importante, uma reconstrução do esporte, com esse novo olhar da Secretaria Especial do Esporte. Deve haver uma preocupação no sentido de ter uma previsão concreta de lançamento de editais, além da democratização e manutenção de programas que fomentam as práticas esportivas”.

Leia  Canção Nova promove “Noite Oracional para solteiros” com Irmã Zélia e Padre Gilberto Duarte em São Paulo