(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 07 de Maio de 2024

Polícia Federal deflagrou a operação Pesticida e foi à Conab, na avenida Mato Grosso, na manhã desta quarta-feira. (Foto: Direto das Ruas)

Fraudes no programa Fome Zero e envolvimento de servidores públicos são alvos da operação Pesticida, deflagrada nesta quarta-feira (dia 9) pela PF (Polícia Federal) e CGU (Controladoria-Geral da União).

A ação cumpre cinco mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Corumbá, Terenos, Bodoquena e Caracol. Hoje, seis testemunhas serão ouvidas de forma simultânea.

Em Corumbá, há nove ordens de afastamento de funções públicas de agentes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da Ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea. O PAA é oriundo do programa Fome Zero, do governo federal.

Conforme a investigação, os atos fraudulentos teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2016, com envolvimento de representantes de cooperativas ou associações sediadas nos municípios de Terenos, Bodoquena, Caracol, Jardim e servidores da Conab, além de representantes municipais do PAA em Corumbá.

A PF e a CGU verificaram casos de cadastramentos no programa em nomes de produtores que desconheciam o fato ou lastreados em propriedades rurais que não tinham capacidade produtiva.

Também foram descobertos simulação na entrega de produtos às associações/cooperativas e delas para as entidades destinatárias dos alimentos, obtendo-se da Conab a liberação de valores correspondentes à aquisição de produtos não entregues.

O PAA é um instrumento de política pública de garantia de renda e de apoio à comercialização de alimentos produzidos pelos agricultores familiares, assentados e povos e comunidades tradicionais.

O programa permite a aquisição dos produtos agrícolas por eles produzidos e a destinação a entidades de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar (creches, escolas, igrejas).

A ação é realizada por 70 policiais federais. A coordenação da operação Pesticida participa de entrevista coletiva às 10h, na superintendência da PF Polícia Federal, em Campo Grande.

Leia  Atendendo pedido de Jonny Dutra, deputado Márcio Fernandes oficializa emenda de R$ 200 mil para Caracol

Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão em cinco cidades. (Foto: Divulgação/PF)

Fonte: Campo Grande News