(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 07 de Maio de 2024

Lucas de Lima, um dos deputados mais votados em Bonito, que apoia Bosco Martins (à direita).

Resultado reúne avaliações positivas e regular do atual prefeito; pesquisa ainda mostra cenário aberto para as eleições de 2020

A caminho de encerrar o terceiro ano de sua administração, o prefeito Odilson Soares (PSDB), de Bonito, conta com aprovação de 44,33% de sua administração, conforme levantamento do Instituto Ranking realizado no município entre os dias 27 e 28 de julho. O cenário apurado também mostra aprovação dos trabalhos da Câmara Municipal, bem como revelou como a população observa as movimentações visando as eleições de 2020.

De acordo com o Ranking, a aprovação a Odilson –cuja gestão vem sendo marcada pela interlocução junto ao governo estadual para conclusão de empreendimentos, como a pavimentação de rodovias importantes da região e estruturação do aeroporto municipal, bem como entrega de moradias e ações de saneamento– é composta a partir de índices de avaliação que consideram sua administração “ótima” ou “boa” (18,33%) e regular (26%). Já a qualificação negativa da gestão chega a 40,33%, enquanto 15,34% não soube ou preferiu não responder.

Zé Arthur, ex-prefeito e atual vice, lidera pesquisa de intenção de voto em Bonito.

Já em relação à Câmara Municipal, a aprovação chega a 47,66% (com 20% de “ótimo” e “bom” e 27,66% de “regular”), com 30,33% de reprovação. Outros 22,01% dos entrevistados não responderam ao questionamento da pesquisa.

A fim de entender os percentuais, o Ranking também pediu aos participantes do levantamento que indicassem os maiores problemas ou demandas que precisam ser atendidas pela Prefeitura de Bonito, com mais de um apontamento (por isso, o somatório supera os 100%).

A Saúde do município foi apontada como um gargalo a ser superado: a falta de médicos e de exames foi citada por 58,33% dos entrevistados, enquanto 48% pediram que seja melhorado o atendimento em saúde. Também aparecem entre as maiores críticas à prefeitura a falta de emprego e o alto custo de vida (34,66%), melhoria no saneamento básico e limpeza urbana (28,33%) e a iluminação pública (24,66%).

No outro extremo aparecem questões como a necessidade de se ouvir mais a população (citado por 3,66% dos entrevistados), renovação política (4%) e construção de casas populares (4,33%).

Eleições 2020

Professora Loiva, presidente do PSD de Bonito, e o senador Nelsinho Trad

O Ranking também foi às ruas sondar a população sobre as intenções de voto para a eleição do ano que vem. Na disputa pela Prefeitura de Bonito, a pesquisa espontânea mostrou um cenário aberto: 62,03% dos entrevistados se disseram indecisos ou que vão votar em branco ou nulo.

Leia  Grupo faz protesto em busca de respostas sobre morte de soldado

Entre os candidatos citados, porém, há uma mescla de novos nomes e outros que já atuaram na administração pública. Zé Arthur (MDB) teve 20,33% das citações, enquanto Laércio Miranda (DEM) somou 5,66% das manifestações espontâneas. Odilson Soares teve 4% das intenções de voto.

Na sequência aparecem Loiva Schiavo (PSD, 3,33%), Bosco Martins (SD, 2,33%), Josmail Rodrigues (PL, 1%), Terezinha Braga (PSDB, 0,66%) e Luiza Lima (0,33%). Outros nomes citados atingiram 0,33%.

Além de Odilson, Zé Arthur e Josmail são nomes conhecidos na política local, registrando passagens pela Prefeitura de Bonito –o que justifica sua lembrança pelo eleitorado. Demandas públicas, como Saúde e Educação, justificam a citação de pessoas ligadas a esses setores, casos de Laércio e Loiva, assim como a presença em meios virtuais (como redes sociais) ajuda na popularização de outros nomes que tenham atuação ou identificação com o município, caso de Bosco –nome que 45,66% dos entrevistados disseram conhecer.

Dr. Laércio Miranda, que nunca disputou cargo eletivo, surge com 5,66% na pesquisa espontânea.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes dos possíveis candidatos, foram analisados dois cenários. No primeiro deles, Zé Arthur lidera (com 45,66%), seguido de Laércio (10%), Odilson (9%), Loiva (5,66%), Bosco (4,33%), Josmail (3,66%) e Luiza (2%). Brancos, nulos e indecisos totalizam 19,69%.

Na segunda simulação, o atual prefeito deu lugar a Terezinha Braga –que integra seu grupo político. Zé Arthur segue à frente, com 46,33%. Laércio Miranda somou 9,33%; Loiva, 7,66%; Josmail aparece com 5,33%; Bosco tem 4,66%; Terezinha, 3,33%; e Luiza aparece com 2,66%. Os votos brancos e nulos e os eleitores indecisos totalizaram 20,7%.

O Ranking ainda apurou a rejeição, isto é, o nome no qual eleitor manifestou interesse em não votar. Odilson aparece com 35,33%, aparecendo na sequência Laércio (10,66%), Zé Arthur (8%), Josmail (5,33%), Luiza (4,66%), Bosco (3,33%) e Loiva (2,66%). Houve 30,03% de entrevistados que disseram não ter resistência contra nenhum dos nomes ou que opta pelo voto em branco ou nulo.

A reportagem procurou os nomes citados para que comentassem seu desempenho. Laércio destacou militar na política, porém, nunca ter se aventurado em uma disputa. “É bom saber que o pessoal está se lembrando da gente e talvez ajude a pensar com os outros quanto a estar disponível para 2020”, ponderou.

Odilson Soares tem avaliação positiva de 44,33%, mas enfrentaria dificuldades na reeleição.

A Professora Loiva Schiavo, ex-secretária de Educação na gestão do ex-prefeito Leleco e presidente municipal do PSD, afirmou que o fato de seu nome ser lembrado têm a ver “com a força da Educação” e que, em reunião recente na Capital com o senador e presidente regional do partido, Nelsinho Trad, “foi deliberado que o partido lançará o maior número possível de chapas a prefeito e vereador nos municípios do interior. Recebo os números com alegria, afinal, fui lembrada sem nem ser candidata”.

Leia  Grupo faz protesto em busca de respostas sobre morte de soldado

O jornalista Bosco Martins, que integra a direção regional do Solidariedade e é reconhecido como influenciador digital da região de Bonito e tem apoio de comunicadores e formadores de opinião, considera que o aparecimento de seu nome é resultado da votação dirigida pela cidade ao deputado estadual e correligionário Lucas de Lima, do qual também recebe apoio. “Agradeço aos bonitenses por lembrarem de mim. É uma honra, afinal, quem não quer ser prefeito de Bonito? Mas sempre deixei claro o apoio ao prefeito Odilson Soares, pois considero sua administração uma das melhores que o município já teve”.

Surpresa do levantamento, o desempenho de Josmail Rodrigues, com apenas 1% na espontânea e índices abaixo de 6% na estimulada, chama a atenção pelo fato de se tratar de um político que já administrou Bonito em “mandato tampão” e desde que foi derrotado pelo atual prefeito em 2016 se manteve como possível candidato no ano que vem.

Josmail Rodrigues (à esquerda), “em campanha”, foi lembrado por 1% dos entrevistados na espontânea.

Odilson, Terezinha, Josmail e Luiza foram procurados, mas não atenderam as ligações. Zé Arthur retornou o contato da primeira vez, porém, não foi possível contatá-lo novamente para que comentasse os números.

Também foi realizada sondagem espontânea com a população bonitense para saber se os eleitores já têm nomes para a Câmara Municipal. Nessa pesquisa, revelou-se que as primeiras colocações são ocupadas por pessoas e políticos que têm grande interação com a população por meio de redes sociais.

Pedrinho foi o mais citado, com 3%, seguido de Lucas Capacete (2,66%) e Pantera (2,33%); Jorguinho Figueiredo, 1,66%; e Luisa aparece com 1,33%

Com 1% das citações cada um, aparecem Nixon Vieira, João Ligeiro, Lúcia Miranda, Varguinha e Geraldo Filho; e somando 0,66% estão Sônia Aivi, Ygor Arquiteto, Regis, André Luiz e Herculano.

Leia  Fim de relacionamento vira música e campo-grandense aposta em chave de virada na carreira

Foram lembrados por 0,33% dos entrevistados, cada um, Enéias, Peralta, Nabhan, Silvana Arashiro e Torão.

Teresinha Braga, presidente do PSDB de Bonito, foi lembrada em pesquisa do Ranking.

 

A disputa para a Câmara totalizou 77,07% de eleitores que não souberam indicar um candidato ou preferiram não responder.

A pesquisa do Instituto Ranking foi realizada entre 27 e 28 de julho com 300 moradores de Bonito acima de 16 anos. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Por se tratar de consulta fora do período eleitoral, não há necessidade de registro do levantamento na Justiça Eleitoral para fins de divulgação.

Os resultados apresentados estão em conformidade com a Justiça Eleitoral. Art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e TSE nº 23.549/2017

O QUE PENSA OS ELEITORES SOBRE A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E A CIDADE DE BONITO-MS

O Instituto Ranking quis saber quais são os maiores problemas e pontos positivos do município de Bonito, e a qualidade de serviços prestados pelo poder público.

Veja os números;

AVALIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

A pesquisa colheu dados da opinião pública, sobre o que pensa da atuação dos Vereadores e o desempenho da câmara municipal.

Veja os números;

AVALIAÇÃO DOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DE BONITO-MS

Nota atribuida pelos eleitores do município sobre os vereadores.

Veja os números;

ELEIÇÃO 2020 – PARA PREFEITO (A) DE BONITO – ESPONTÂNEA

O Instituto quis saber da população de forma espontânea os nomes que deveriam ser candidatos a prefeito no pleito de 2020 em Bonito-MS.

Veja os nomes e os números;

ELEIÇÃO 2020 – PARA PREFEITO (A) DE BONITO – ESTIMULADA – 01

O Instituto quis saber da população de forma estimulada os nomes de sua preferência para prefeito no pleito de 2020 em Bonito-MS

Veja os nomes e os números;

ELEIÇÃO 2020 – PARA PREFEITO (A) DE BONITO – ESTIMULADA – 02

O Instituto quis saber da população de forma estimulada, caso o prefeito Odilson Soares não sair candidato a reeleição e o PSDB lançar Terezinha Braga para prefeito no pleito de 2020 em Bonito-MS.

Veja como ficou os números da estimulada-02;

ELEIÇÃO 2020 – PARA PREFEITO (A) DE BONITO-MS – REJEIÇÃO ESTIMULADA

O Instituto quis saber da população de forma estimulada quem “NÃO” deveria ser o próximo prefeito (a) no pleito de 2020 de Bonito-MS.

Veja os números;

ELEIÇÃO 2020 – VEREADORES EM BONITO-MS

Por último, o Instituto quis saber da população de forma espontânea os nomes que deveriam ser candidatos a vereadores no pleito de 2020 em Bonito-MS.

Veja os mais citados;

Os resultados apresentados estão em conformidade com a Justiça Eleitoral. Art. 33 da Lei nº 9.504/1997 e TSE nº 23.549/2017