(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Presença de convidados especiais reforçou objetivo de internacionalizar o Programa de Pós-graduação da UEMS.

No dia 10/08 o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos e o Curso de Ciências Econômicas, em parceria com a Universidade do Oeste do Paraná, realizaram o Seminário Hispânico – Luso – Brasileiro, para discutir a temática do desenvolvimento regional.

O evento contou com a presença da Profa. Dra. Maria Leonor Pimenta Marques Verdete de Carvalho (Universidade de Évora, Portugal), do Prof. Dr. Alfonso Gil López (Universidad de la Rioja, Espanha) e do prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida (Universidade do Oeste do Paraná).

A pesquisadora da Universidade de Évora, Maria Leonor, abordou o tema das políticas agrícolas na União Europeia, discutindo as suas diferentes fases e contribuições para a segurança alimentar do bloco e a manutenção de renda para os produtores. Em sua apresentação, O prof. Alfonso, discutiu a contribuição do capital humano para o desenvolvimento dos setores produtivos, em especial no setor vinícola de Rioja.

O prof. Pery Shikida, destacou a importância da realização de atividades nesse sentido, que buscam discutir a temática do Desenvolvimento Regional e promovem a integração cultural entre os estudantes. Mensagem reforçada pelo Prof. Dr. Edmilson de Souza, pró-reitor de Extensão da UEMS, que enfatizou: “ações nesse sentido contribuem para a consolidação da formação dos estudantes da UEMS”.

O evento foi realizado com intuito de promover a internacionalização do Programa de Pós-graduação e também marca a passagem do Dia do Economista, que será comemorado no próximo dia 13/08.

Reportagem – Nivalcir Almeida