(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou, na tarde desta sexta-feira (18), retirada de proibição de veiculação de reportagem na Revista Crusoé e no site O Antagonista. A matéria, intitulada ”O amigo do amigo de meu pai”, citava o presidente do STF, Dias Toffoli.

Trecho da decisão de Moraes diz:

”A existência desses fatos supervenientes – envio do documento àPGR e integralidade dos autos ao STF – torna, porém, desnecessária amanutenção da medida determinada cautelarmente, pois inexistentequalquer apontamento no documento sigiloso obtido mediante supostacolaboração premiada, cuja eventual manipulação de conteúdo pudesse gerar irreversível dano a dignidade e honra do envolvido e da própria Corte, pela clareza de seus termos.Diante do exposto, REVOGO a decisão anterior que determinou ao site O Antagonista e a revista Crusoé a retirada da matéria intitulada “Oamigo do amigo de meu pai” dos respectivos ambientes virtuais”.

O site O Antagonista classificou a medida como ”retirada de censura” e ”vitória da democracia”.

Ainda de acordo com o site, assim que chegar a notificação oficial, o conteúdo, antes proibido, será republicado.

A proibição determinada ao site e à revista foram classificadas como censura por diversas associações que representam jornalistas e dezenas de veículos de comunicação.

O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, fez duras críticas ao que também chamou de censura.

Leia  Helicóptero de MS parte para socorrer as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul