(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Ponta Porã será incluída no programa “Internet para Todos” que visa melhorar serviço na região

Ponta Pora (MS) – Mais um importante passo foi dado na concretização do Parque Tecnológico de Fronteira (PTIn), com encaminhamento ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, do novo cronograma estabelecido durante várias reuniões ocorridas em Ponta Porã durante todo o ano passado.

O vice-prefeito Caio Augusto, acompanhado do deputado federal Fábio Trad e do professor mestre da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Tito Carlos, entregou ao Ministro Gilberto Kassab o projeto. Além disso, o vice-prefeito Caio Augusto também esteve em audiência com os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet quando obteve apoio dos parlamentares ao projeto do Parque Tecnológico de Fronteira.

No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo recepcionou técnicos e diretores de entidades parceiras em reunião para encaminhar providências para viabilização do Parque Tecnológico Internacional (PTin), tendo como pautas a definição da futura área, discussão do conceito e governança do PTin.

O encontro, no gabinete do prefeito, contou com a presença Nelson Vieira Fraga Filho (do gabinete do Senador Waldemir Moka), Raul Alfonso Rodrigues (FAMASUL), Amauri Ozorio Nunes (FECOMERCIO), Leandro Noves (FIEMS), Marcos Vilanueva (IFMS), Flávia Rosa Santos Silva e Everton Perussi (SEBRAE), Adir Teixeira Oliveira (Coordenador Regional do Governo do Estado), Daniel Frainer (SEMAGRO), Lucio Flávio Suvakozawa e Karlen Karin Obeid (UEMS), Luan Carlos Silva (UFGD), Jardel Matos (UFMS), além de Sérgio Yonamine e Tito C. M. de Oliveira, representantes da prefeitura de Ponta Porã.

Naquela oportunidade, o prefeito Hélio Peluffo salientou que o PTin foi criado há três anos e que a sua gestão vai acelerar o processo e concretizar esse empreendimento, muito importante para a região de fronteira. Nesse aspecto, a Prefeitura de Ponta Porã está buscando alternativas para sua viabilização, considerando assim que, para a administração atual, este é um assunto prioritário. O prefeito salientou a necessidade de compartilhar suas ações com as entidades participantes e a perspectiva de compartilhar atuações e reafirmar parcerias.

Um dos principais pontos debatidos na reunião foi sobre a futura área para acomodar o Parque Tecnológico Internacional. O prefeito Hélio Peluffo informou que várias alternativas estão sendo estudas pelo Executivo, incluindo a possibilidade da cedência da área por parte do Exército Brasileiro.

Dentre as opções, esclareceu o Prefeito Hélio – está a busca de alternativas que viabilizem a aquisição da área em parceria com a iniciativa privada. A prefeitura, conforme o prefeito, está estudando uma proposta de criar um “Complexo Tecnológico de Produção e distribuição (CTPD)” onde, nele estaria presente uma área destinada ao PTin, outra a Receita Federal, outra área para instalação de “porto seco” e, uma outra ainda com capacidade para abrigar empresas de serviço, comercial e industrial de caráter estritamente privado.

Quanto aos conceitos, foi provada a proposta da tríplice-hélice, com a governança compartilhada entre as universidades, o poder público e as empresas da base tecnológica. Os parceiros participantes da reunião definiram demandas e encaminhamentos a serem providenciadas, como a captação de recursos para a efetiva implantação dos projetos do PTin.

INTERNET PARA TODOS – Em Brasília, o vice-prefeito Caio Augusto também encaminhou junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia a adesão de Ponta Porã no programa do Governo Federal ´Internet para Todos´, que visa disponibilizar sinal de qualidade no município.

A partir de maio, os primeiros municípios cadastrados no Programa Internet para Todos passarão a receber antenas de acesso à internet banda larga gratuita. Isso foi confirmado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Até o momento, 1.557 municípios já completaram suas inscrições. O programa tem o objetivo de oferecer internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a população. A transmissão do sinal será feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas lançado no ano passado.

Em janeiro deste ano, o MCTIC passou a receber solicitações de adesão dos municípios no Programa. De acordo com o Kassab, mais de 1.500 prefeitos já completaram a adesão de seus municípios ao Internet para Todos, mas expectativa é de que este número chegue a 2 mil em 12 de março no Palácio do Planalto. O ministro ainda reforçou que “não terá qualquer custo para o município” na adesão do projeto.

O vice-prefeito Caio Augusto estará em Brasília na segunda-feira, dia 12, para assinatura do termo de adesão de Ponta Porã ao programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa