(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024
foto-arquivo-escola-zumbi-dos-palmares-672x372

Projeto levará rapadura e farinha de mandioca de Furnas do Dionísio para as gôndolas dos supermercados de MS

Campo Grande (MS) – Depois de conhecer de perto a realidade da comunidade remanescente de Quilombolas Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, a Agência de Inovação S-Inova, Fundação Tuiuiú da Universidade Católica Dom Bosco, concessionária de energia do Estado (ENERGISA) e a liderança daquela comunidade vislumbraram a possibilidade de uma parceria para a promoção social e econômica. Ao todo, 102 famílias serão beneficiadas diretamente com o projeto que poderá servir de piloto para inciativas em todo Estado.

Com apoio do corpo técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), e principalmente o trabalho artesanal de produção de farinha de mandioca e rapadura, o projeto prevê a venda dos produtos nos principais supermercados de MS.

A ideia surgiu para agregar valor aos produtos, melhorando a renda dos produtores e trazendo desenvolvimento para aquela comunidade. Esta visão contou com a experiência do Diretor da ENERGISA Doutor Marcelo Silveira da Rocha – como extensionista rural da ACAR-MG e como responsável pela implantação no Estado da Paraíba do projeto BEM DO BEM, que visa à promoção das comunidades carentes pela geração de emprego e renda. A longa experiência da UCDB na atividade de extensão e a liderança da comunidade Quilombola também foram ingredientes chave no alinhamento dos objetivos e estratégias para a elaboração de um projeto que pudesse ter impacto efetivo na comunidade.

Parcerias

A Fundação Tuiuiú, a Coordenação e Eficiência Energética da Energisa, sob a responsabilidade de Emerson Rivelino construíram o projeto técnico para a Implantação da Unidade Produtiva na Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio. A UCDB estabeleceu contatos com a Fundação Palmares, respeitando sua competência legal, lhe dando ciência das atividades a serem desenvolvidas naquela comunidade, a fim de que não sejam descumpridas as finalidades de manutenção e preservação da cultura da comunidade, desde o inicio da concepção do projeto.

Segundo os gestores da UCDB o trabalho será realizado buscando não interferir na questão cultural, principalmente no que diz respeito às tradições que envolvem a preparação artesanal dos produtos. “Vamos respeitar a carga de importância histórica e secular desses membros da comunidade, aliada à própria identidade dos descendentes de Dionísio que ali desenvolvem suas atividades tradicionais. Ao mesmo tempo, aproveitando todo conhecimento técnico da universidade e seus parceiros, vamos inserir práticas cooperativistas a atividade e adaptar o uso de tecnologias”.

Enquanto os professores e os parceiros estiverem trabalhando no fortalecimento da cadeia, nas questões sanitárias, na qualificação da mão de obra e no que diz respeito a plano de negócios para comercialização dos produtos, serão realizadas obras para a reforma da sede da associação, reforma da unidade de produção e adquiridos equipamentos. “O espaço que será utilizado para treinamentos e capacitações técnicas também servirá para que eles desenvolvam suas atividades culturais”, reforçou o diretor presidente da Fundação Tuiuiú.

Da empresa Energisa, um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil, veio o apoio financeiro. Por meio de conversações com lideranças do Sistema ‘S’ e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MS), assim como das tratativas com o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), foram garantidos a celebração de convênios e termos de cooperação que irão permitir que todo processo receba intervenções.

rapadura furnas

A inserção da comunidade nos programas e projetos desenvolvidos pela Sepaf, a elaboração de uma proposta para um programa de desenvolvimento e estruturação de iniciativas para desenvolvimento da comunidade, o apoio técnico e administrativo nas áreas de agronomia, zootecnia, sanidade animal, logística e distribuição de produção, o apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva, bem como a assistência técnica no âmbito das atividades de produção e agricultura familiar, em parceria com a Agraer, ficaram pactuadas nas últimas visitas dos professores ao Secretario Fernando Mendes Lamas.

Para a equipe da agência de publicidade da Universidade caberá a missão de desenvolver a marca, que será utilizada nas embalagens e rótulos dos produtos, irão constar inclusive a descrição dos seus valores nutricionais.Segundo Emerson Rivelino, outras ações estão previstas para serem realizadas junto à comunidade, paralelas a esse projeto.

Emerson explica que através de um caminhão que a empresa possui – e que se transforma em sala de aula – os 190 alunos das duas escolas de Furnas – Escola Estadual Zumbi dos Palmares e Escola Municipal Dionísio Antônio Vieira, participarão de palestras com apresentação de maquetes, experimentos físicos e vídeos educativos tratando sobre os temas economia de energia elétrica e segurança nas instalações. Ainda focando no beneficio direto dos alunos, a empresa deve reformar e equipar uma sala em cada uma das escolas para que se torne um centro de informática e proceder em todo o prédio a substituição das luminárias e lâmpadas antigas.

Já nas 95 residências da comunidade a empresa deve realizar a substituição das instalações elétricas internas e das lâmpadas antigas por outras mais eficientes. Geladeiras e freezers antigos também devem ser substituídos por novos. A ideia segundo Emerson é impactar positivamente na vida das pessoas daquela comunidade, apoiando a educação das crianças, ajudando a gerar economia nos custos mensais das famílias, e ao mesmo tempo conscientizar a todos sobre a importância da utilização da energia elétrica sem desperdícios e dos cuidados que se deve ter com as instalações no dia a dia.

Para o Presidente da Associação de Pequenos produtores Rurais de Furnas do Dionísio (Asfurnas), Adriano Santos da Silva, o projeto significa a realização de um sonho para os moradores de Furnas.  “Desde a primeira visita deles aqui vimos que seria um trabalho sério. Estamos ansiosos para ver a Energisa mexendo nas casas, na escola, a associação sendo reformada e depois os nossos produtos nas prateleiras, com tudo que tem direito”, comemorou.

O convênio com a empresa ENERGISA resultará no aporte de R$ 722 mil e será assinado no próximo dia 28, às 15h, na Reitoria da UCDB, com a presença de diversos parceiros engajados no projeto.

Texto: Kelly Ventorim, assessora de imprensa da Sepaf