(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Serão apresentadas 30 produções de alunos da Anhanguera-Uniderp Neste sábado (27/06), acadêmicos do curso de Moda da Anhanguera-Uniderp participam da “II Semana Cultura Apolo ǀ MS Sem Homofobia ǀ Direito Nosso, Dever do Estado” apresentando looks inéditos para o desfile que integra a programação do evento, promovido pela Rede Apolo – Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul com o objetivo de  criar reflexões e estímulos positivos na sociedade quanto à diversidade sexual. O encontro estadual acontece de 26 a 28 de junho, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea (Marco), localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque.   

Este é o segundo ano com a participação de acadêmicos da Universidade. “Por meio da moda encontramos formas de fortalecer laços e valorizar diferentes públicos, culturas e nichos de mercado”, afirma a coordenadora do curso de Moda da Anhanguera-Uniderp, Carolina dos Santos Debus.

Coleções – Quinze estilistas do curso de Moda da Anhanguera-Uniderp são responsáveis por 30 produções exclusivas do desfile. São seis coleções e algumas com inspirações inusitadas.

A série Encantamento Eterno, por exemplo, apresenta vestidos femininos e look masculino com estilo barroco e as criações tiveram como ponto de partida o filme Drácula de Bram Stoker. Em outro trabalho, o autor mergulhou no oceano e criou uma coleção de vestidos inspirados nas sereias. Peças estampadas, bordadas com paetês e repletas de franjas integram três looks inspirados nas discotecas. E o rústico tecido de juta, associado à criatividade dos acadêmicos, resultará em 10 peças de vestuário criadas nas aulas de materiais têxteis e estamparia. “Teremos ainda uma coleção feita de tecido com algodão cru: nove peças – entre camisas, vestidos, saias e blusas – criadas nas aulas de modelagem”, informa a coordenadora de Moda da Uniderp, Carolina Debus. Completando o desfile estão três produções conceituais criadas pelos acadêmicos do 1º semestre.

A apresentação dos looks será em grande estilo, já que parte dos universitários também subirá à passarela. Um deles é Fábio Batista, de 20 anos, que participa pelo segundo ano do evento. “A edição passada foi muito importante, pois ampliei contatos profissionais e aprimorei conhecimentos sobre diversidade sexual. Agora mais uma vez vou mostrar minha criatividade com as habilidades aprendidas em sala e ainda defender a comunidade LGBT”, revela. Fabio desenhou e costurou três vestidos longos com o fluido tecido musseline e um look conceitual inspirados nas sereias.

Homenagem – Por apoiar e estimular alunos da comunidade LGBT a participarem da I Semana Cultura Apolo em 2014, a coordenadora do curso de Moda da Anhanguera-Uniderp, Carolina dos Santos Debus, será homenageada no dia 26, às 19h – abertura do evento.  “Ela foi escolhida como destaque na Categoria Educação pela sua corajosa atuação, proporcionando inclusão e autoestima a alunos gays e lésbicas, o que representou importante prática de combate à homofobia e às demais formas de discriminação ou pré-conceito contra este público”, afirma o diretor–presidente da Rede Apolo, David Andrade.

Para a professora, a homenagem é bem-vinda e valoriza o papel social do curso de Moda. “É muito gratificante esse reconhecimento, pois demonstra que estamos no caminho certo, unindo aprendizado com função social de integração e abordagem de temas tão importantes como a diversidade sexual,” finaliza.

Serviço

Desfile de Moda

Dia: 27 de junho
Horário: 19h
Local: Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque

Entrada gratuita