(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Terça-Feira, 07 de Maio de 2024
SDC14608

Maçonaria colhe assinatura no Brasil. Foto. Ilustrativa

A Grande Loja Maçônica de Bela Vista integra um projeto nacional que pretende materializar o combate mais efetivo contra a corrupção e a impunidade. “O projeto de lei de iniciativa popular ‘Corrupção Nunca Mais’ pretende apresentar ao Congresso Nacional uma alteração na legislação penal para estabelecer procedimentos e punições mais severas para todos os tipos de crimes relacionados a desvio, malversação ou apropriação de recursos públicos”.

A apresentação do Projeto de Lei “Corrupção Nunca Mais” foi feita, em Goiânia, pela Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás.

A síntese do texto a ser apresentado ao Congresso prevê mudança no rito processual para recuperação de dinheiro desviado ou extraviado, aumenta o prazo para prescrição desses crimes e estabelece punições mais duras para esses tipos de delitos, inclusive com aumento do prazo em que agentes públicos condenados por corrupção fiquem inelegíveis. “Tudo isto tem por objetivo reduzir a impunidade, que é a indutora de todos os crimes”.

A mudança proposta na legislação cria mecanismos que permitam ao Estado um combate mais rigoroso e efetivo a esses tipos de delitos. Uma inovação importante é a tipificação do crime de “lesa-pátria” e como esse delito será investigado, processado e punido. O texto é específico para essa nova tipificação penal, mas abrange também outras já contempladas no Código Penal, como peculato, concussão, corrupção ativa e passiva, prevaricação, advocacia administrativa e outros crimes previstos na Lei de Licitações e Contratos.

De acordo com um integrante da maçonaria – o momento em que o Brasil atravessa uma crise institucional como agora, em que graves acusações pesam sobre lideranças políticas importantes, o tema ganha projeção e fica potencializada qualquer tentativa de frear o ataque aos cofres públicos.

Leia  Deputado Beto Pereira investe R$ 1 milhão em mobiliário para a UEMS: 'Investir na universidade é investir nas pessoas'

“Não podemos perder nossa capacidade de nos indignarmos com tantos desvios de dinheiro público. Quem rouba os cofres públicos impede que obras públicas sejam feitas mais rápidas e com melhor qualidade, que escolas sejam construídas, que pesquisas científicas sejam patrocinadas, que remédios sejam distribuídos, que a saúde seja priorizada. Enfim, a corrupção atinge a todos de modo muito maléfico e é isto que queremos combater”.

Assinaturas

A iniciativa nasceu em uma loja maçônica de Barbacena (MG) que foi encampada nas Grandes Lojas de todo o País. O objetivo é colher o mais rápido possível o mínimo de 1,5 milhão de assinaturas em todo o território nacional para encaminhar o projeto ao Congresso.

Aqui em Bela Vista você pode assinar na OAB, WML – Consultoria e Planejamento Agropecuario e no Centro de Odontologia Elias Fuse Sassine.

Reportagem – Ademir Mendonça