Na tarde do último domingo (dia 06/08), o Corpo de Bombeiros foi acionado até a Rua Marechal Deodoro no cruzamento com a Rua Tribuna da Fronteira, após acionamento via 193. Ao chegarem ao local, foi observado que o morador havia ateado fogo em um amontoado de capim, perdendo o controle do mesmo que se propagou gerando muita fumaça no local. A equipe de serviço realizou o combate e a extinção e, após a ação, foi conversar com o proprietário da residência que atende pelas iniciais R.O.F. do sexo masculino, idade 56 anos.
Indagado sobre o ocorrido, este senhor assumiu a autoria do fato afirmando que ” dentro do seu terreno ele pode fazer o que quiser”. Deste modo, a Polícia militar foi acionada para deslocamento até o local juntamente com a polícia militar ambiental e o autor foi conduzido até a delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos, além de receber uma multa de R$ 2.400,00 reais.
Cabe salientar que o nosso estado de Mato Grosso do Sul passa por um período de estiagem com tempo seco e baixa umidade, que quando aliados a fumaça produzida pelas queimadas reduz ainda mais a qualidade do ar, vindo a gerar diversos problemas respiratórios a população de um modo geral.
Os órgãos fiscalizadores como Ibama, Imasul, Secretaria de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros Militar, têm reforçado a proibição de queimadas para o segundo semestre em todo o Estado, e vêm realizando campanhas educativas nos meios de comunicação locais, como rádio e televisão.
O Corpo de Bombeiros Militar de Bela Vista trabalha diuturnamente no combate aos incêndios, porém é necessário reforçar que as fiscalizações seguirão sendo realizadas no município, com o intuito de coibir as queimadas e conscientizar a população. E que, em caso de flagrante, a pena de multa pode chegar até R$ 9.658,00 reais.