(67) 99634-2150 |
Bela Vista-MS Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Dorival, diretor e Pedro Lima, presidente, eleitos para FETRACOMEm Mato Grosso do Sul, pelo menos 20% dos 80 mil trabalhadores no comércio, ou seja, 16.000 comerciários, não têm registro em carteira. Eles são prejudicados pela falta de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, principalmente nos municípios do interior do Estado. A denúncia e estimativa é do presidente eleito da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, Pedro Lima, que toma posse esta semana, com o propósito de mudar esse quadro.

Pedro Lima é presidente também do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados – SECOD/MS. À frente da Fetracom, ele pretende desencadear uma campanha para acabar com esse problema, para que os comerciários não sejam prejudicados e não tenham sonegados os benefícios e direitos que o registro em carteira concedem.

“Não podemos admitir que nesses tempos de hoje, com todos os meios de comunicação nunca vistos, em pleno vigor, tenhamos empregados sendo usurpados em seus direitos trabalhistas fundamentais, sem que as autoridades competentes para impedir isso, hajam no cumprimento da lei”, explica o presidente eleito da Fetracom que tão logo assuma a direção da entidade, já na próxima semana, vai encaminhar ofícios ao Ministério do Trabalho e Emprego e também ao Ministério Público do Trabalho comunicando essa estimativa da federação, de que pelo menos 20% dos empregados no comércio de MS não têm registro em carteira.

Para chegar a esse número, Pedro Lima percorreu vários municípios, conversou com lideranças sindicais dos comerciários e visitou também cidades que não tem sindicatos, conversou diretamente com trabalhadores, até chegar a essa estimativa de que pelo menos 16 mil dos 80 mil trabalhadores que  o comércio do Estado emprega, são lesados seus direitos básicos de registro em carteira.

CAMPANHA – Pedro Lima disse que vai procurar somar forças com outras entidades como a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, com sede em Brasília,  para sensibilizar o Governo para a tomada das devidas providências de fiscalização e punição de comerciantes que insistirem em não registrar todos os seus funcionários.

Pedro Lima disse também que a nova diretoria da Fetracom vai visitar todos os sindicatos dos comerciários do Estado, em suas bases, para conhecer a realidade de cada um e estabelecer um planejamento de luta em benefício da categoria, de acordo com a necessidade e realidade de cada região.

A Fetracom vai visitar também aqueles municípios que não tem sindicato, mas que têm comerciários que precisam do apoio da entidade. “Nós estamos assumindo a direção dessa federação com o firme propósito de lutarmos pelos direitos de todos os trabalhadores no comércio e serviços de todo Estado”, afirmou Pedro Lima, que toma posse no sábado, em solenidade em Campo Grande.

DIRETORIA – Além de Pedro Lima, na presidência da Fetracom, a entidade está composta pelos seguintes sindicalistas: Idelmar da Mota Lima (atual presidente), diretor tesoureiro; Dorival Pereira, diretor secretário; Estevão Rocha dos Santos, diretor de Patrimônio; Douglas Rodrigues Silgueiro, diretor social; Clodoaldo Fernandes, diretor de Recreação e Cultura; Orlando Terredor, diretor de Assuntos Econômicos; Divino José Martins, diretor de Legislação Sindical; Daniel de Araújo Ramalho, diretor de Legislação de Trabalho e Rubia Maria Nascimento Santana, diretora de Legislação Previdenciária. Pedro Lima e Idemar da Mota Lima, serão delegados junto à CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio).

Reportagem – Wilson Aquino